Dicas de como cuidar da saúde capilar

O cabelo costuma ser um fator relevante na autoestima das pessoas, além de poder desempenhar um papel de indicador sobre a saúde de cada organismo. Por isso é preciso dedicar atenção especial à saúde capilar. Cuidar requer alguns cuidados específicos, mas que fazem a diferença contra a queda e consequentemente na evolução precoce da calvície. Alguns cuidados e cosméticos para cabelos adequados devem ser tomados no dia a dia e são simples.

Aqui você encontra as melhores dicas para ter um cabelo saudável e bonito. Confira!

Como cuidar da saúde capilar

As agressões do dia a dia, os produtos que usamos e os aparelhos que passamos no nosso cabelo faz com que a nossas fibras capilares percam os nutrientes que elas têm. Existem alguns produtos e hábitos que podemos fazer para ajudar a repor essas proteínas. E também algumas práticas que podem ser evitadas.

Produtos aliados

O cuidado essencial que o cabelo precisa receber é durante a lavagem. É nessa hora que retiramos os resíduos acumulados e limpamos e condicionamos os nossos fios. Então, procure usar produtos específicos para seu tipo de fio.

Depois de fazer a higienização dos fios, uma boa máscara de tratamento pode reforçar a nutri-los ainda mais. O ideal é usá-la quinzenalmente, mas para cabelos muito danificados, o indicado é uma vez por semana. Procure por máscaras que contenham ativos hidratantes.

Hábitos positivos e negativos

• Algumas práticas durante a rotina ajudam a fortalecer o cabelo e torná-lo mais saudável. Comece pela alimentação e dê mais atenção ao que você consome. As proteínas, vitaminas e minerais consumidos na medida correta podem influenciar diretamente no crescimento dos seus fios. Procure consumir alimentos como carnes, peixes, ovos e derivados, que são ricos em proteína animal.

• Tente evitar o excesso de alimentos doces. O açúcar aumenta a quantidade de insulina no sangue, causando um desequilíbrio hormonal. Isso atrapalha o funcionamento dos folículos capilares, impedindo a entrega de nutrientes.

• Na hora do desespero, algumas pessoas podem recorrer a suplementos por conta própria e isso pode causar alterações hormonais, e até mesmo ocasionar a queda capilar. Se quiser usar esses remédios, o ideal é que procure um médico nútrologo, dermatologista ou nutricionista que vai te ajudar a identificar a necessidade do que é preciso repor.

• Na hora do banho, procure evitar lavar o cabelo com água quente. A água fria ou morna ajuda a manter as cutículas (parte externa dos fios) fechadas, evitando a desidratação e a danificação dos fios.

• Se você costuma usar aparelhos que emitem calor diretamente nos fios, passe um protetor térmico antes, porque ele ajuda a criar uma barreira protetora, deixando os fios mais fortes e resistentes.

• Um ato comum em muita mulheres, mas que acaba afetando pro completo a saúde capilar. Com o cabelo amarrado demora muito mais tempo para que o couro cabeludo fique totalmente seco, podendo ocasionar caspas e outros fungos.

Seguir uma alimentação saudável, lavar o cabelo adequadamente, usar os produtos certos e evitar hábitos ruins são os principais itens para ter uma boa saúde capilar e conquistar fios deslumbrantes.

Pitaco:  O cuidado com os fios precisa ser constante, ou seja, é necessário criar uma rotina de cuidados e acompanhar esses resultados. Além disso, conheça alguns produtos na SHAFA que podem te auxiliar no tratamento para manter os cabelos bonitos e saudáveis.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Moda e Beleza, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para Dicas de como cuidar da saúde capilar

  1. Pingback: Dicas de como cuidar da saúde capilar – Vivilory

  2. Saltibum disse:

    Show de dicas.

  3. Sempre Alerta disse:

    Valeu.

  4. Fada Bela disse:

    Amo meus cabelos. Cuido diariamente.

  5. Juju Bela disse:

    Obrigada pelas dicas.

  6. Adorei as dicas e o site indicado.

  7. Ana Cristina disse:

    Tenho sempre o cuidado de utilizar produtos que sejam bons e que o meu cabelo goste, gostei muito de conhecer as dicas que dá, especialmente no caso da temperatura da água 🙂
    Um beijinho enorme **

  8. fulvialuna1 disse:

    Grazie.

  9. Pingback: Dicas de como cuidar da saúde capilar | Pitacos e Achados

  10. Amei as dicas, uma coisa que eu notei foi que meu cabelo melhorou bastante desde que mudei meus hábitos alimentares! Larissa Mascarenhas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.