10 hábitos que destroem o nosso cérebro

Existem doenças que, por suas características, causam danos neurológicos, além do fato de muitas delas estarem associadas de forma hereditária ou genética. No entanto, foi reconhecido que certos hábitos também podem causar esse dano porque matam seus neurônios e alteram a atividade cerebral.

Por isso, apresentamos alguns dos hábitos e coisas que você deve evitar para não registrar danos neurológicos, nem agora, nem no futuro, além de proteger seus neurônios:

1. Não tome café da manhã. Ao acordar, após um jejum de 6 a 8 horas, o cérebro necessita de energia para realizar todas as funções, mas se a quantidade adequada de proteínas, vitaminas e nutrientes não for fornecida, geram-se danos estruturais, o que implica na morte de neurônios por falta de energia e sobrecarga de trabalho.

2. Estresse. O estresse mata neurônios e até mesmo impede que novos se formem no hipocampo. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Neuroscience, o estresse agudo permite que novos neurônios sobrevivam por apenas alguns dias.

3. Hipertensão. A pressão alta enfraquece as pequenas artérias do cérebro, o que pode causar danos aos nervos. De acordo com um estudo da Universidade do Alabama, publicado na revista Neurology, a perda de neurônios está associada a problemas de memória, principalmente após os 45 anos, devido à hipertensão.

4. Não dormir bem. A falta de sono por longos períodos acelera a perda de células cerebrais. Além disso, dormir com a cabeça coberta aumenta a concentração de dióxido de carbono e diminui o oxigênio, causando efeitos adversos ao cérebro.

5. Fumar. Provoca diminuição do tamanho do cérebro e, além de promover o aparecimento do Alzheimer, estudo da Universidade de Northumbria revela que fumar causa perda de memória, que pode ser revertida com o abandono.

6. Beba álcool. O álcool em excesso pode ser muito prejudicial aos nossos neurônios e à saúde em geral.

7. Falta de exercício para cérebro. De acordo com informações científicas, o pico de ‘eficiência’ do cérebro está entre os 16 e os 25 anos. Após essa fase, a produtividade cai um pouco. Não obstante, uma pesquisa mostrou que, se treinamos o cérebro com regularidade, podemos ajudar a melhorar o seu funcionamento. Isso vale para pessoas que mostram os primeiros sinais de demência senil.

8. Celular. Um experimento com ratos mostrou a conexão entre o câncer de cérebro e o uso de telefone celular. Não obstante, você não precisa jogar o seu fora, os médicos recomendam o uso de viva-voz e afirmam que o ideal é deixar o aparelho mais longe da cama na hora de dormir.

9. Falta de atividade física. O cérebro, assim como outros músculos, precisa de treino. Em um estudo descobriu-se que o exercício físico influencia positivamente a síntese de BDNF e, portanto, a memória de longo prazo.

10. Comer muito. O excesso de comida gera uma circulação lenta e mal oxigenada para o cérebro. Além disso, um alto consumo de açúcar interrompe a absorção de proteínas e nutrientes necessários para a criação de novos neurônios.

Por outro lado, se nossa dieta inclui muita gordura saturada e colesterol, o cérebro fica inflamado, a função nervosa é alterada e a memória de trabalho ou memória imediata é reduzida, de acordo com um estudo publicado no Journal of Alzheimer’s Disease.

Pitaco: Para prevenir danos neurológicos e manter as funções cognitivas do cérebro em boa forma, é importante fazer pequenas mudanças diárias em seus hábitos, porque podem fazer uma grande diferença. Uma dieta rica em antioxidantes e exercícios são dois pontos a serem enfatizados.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

26 respostas para 10 hábitos que destroem o nosso cérebro

  1. Pingback: “7 doenças que têm como sintoma dor de cabeça persistente” – Vale saber e ficar de olho! | O Bem Viver

  2. Saltibum disse:

    Disso eu não tenho dúvidas. Ótimo

  3. Paco disse:

    Não dormir, isso mesmo.

  4. Sempre Alerta disse:

    Gostei bastante.

  5. Carol Aspen disse:

    ótimas dicas!! muito bom o artigo, obrigada

  6. Sempre Zem! disse:

    Vamos nos cuidar.

  7. João Ignácio disse:

    Miito bom , gostei dss orientações 😃

  8. Fada Bela disse:

    Com certeza.

  9. Pingback: 10 hábitos que destroem o nosso cérebro | Pitacos e Achados

  10. Bia Perez disse:

    Só coisas ruins que atrapalham a saúde ❌

  11. natuurfreak3 disse:

    Gezond en niet overdadig eten helpen altijd

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.