8 alimentos entre os mais ricos em vitamina D

Os alimentos mais ricos em vitamina D na natureza ajudam a formar um grupo seleto; atualmente valorizadíssimo; principalmente pelo fato de ser esse um dos nutrientes mais difíceis de serem encontrados de forma natural.

Lá se vão quase 100 anos, desde que, em 1922, o bioquímico americano Elmer McCollum, às voltas com as mais diversas teorias e fórmulas químicas no laboratório da Universidade de Wisconsin, EUA, descobriu algo que o deixou maravilhado: uma substância, presente no óleo de fígado de bacalhau, que possuía a capacidade de influenciar, positivamente, o metabolismo da estrutura óssea do corpo humano.

Estava sendo descoberta a Vitamina D! Uma substância que, de acordo com as mais recentes pesquisas científicas, pode ser melhor definida como um pré-hormônio, cuja função primordial é permitir a realização dos mais variados fenômenos ligados ao metabolismo do corpo humano.

A vitamina D pode ser adquirida por meio de suplementos. Mas a forma natural de adquiri-la (entre 80% e 90% das necessidades diárias ou 20mcg – 800 UI) é por meio da exposição diária à radiação ultravioleta B do sol, para que o 7-dehidrocolesterol da região cutânea seja convertida na vitamina após 15 minutos de exposição.

Mas existem alguns alimentos que também são capazes de fornecer quantidades significativas de vitamina D ao organismo, como uma espécie de compensação à pouca exposição solar na rotina de alguns indivíduos.

E entre os principais estão:

1. Óleo de fígado de bacalhau

Esse é o alimento rico em vitamina D por excelência! E pode ser encontrado com facilidade em supermercados, mercearias, casas de produtos naturais, entre outros estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios.

Hoje já se sabe que o óleo de fígado de bacalhau é considerado um dos alimentos mais saudáveis da natureza; e 13,5 g do produto contêm cerca de 34 mcg de vitamina D e 116 calorias. 

O óleo de fígado de bacalhau é um alimento rico em vitamina D por natureza.

2. Sardinha

A sardinha é outro exemplo de um alimento altamente rico em vitamina D; e ela possui ainda a vantagem de ser facilmente encontrada como um enlatado — sem que nada se perca das suas propriedades nutritivas.

Além disso, a carga de ômega 3 que a sardinha oferece garante-lhe o status de um dos alimentos mais recomendados para o combate a distúrbios do metabolismo e problemas cardiovasculares.

Cada 100g do pescado contêm cerca de 7,4 mcg de vitamina D e quase 300 calorias.

A sardinha é rica em vitamina D, com a vantagem de ser um alimento dos mais populares.

3. Ostras

Não só vitamina D, como proteínas, ferro, vitamina E, A, cálcio, entre outros inúmeros sais minerais, podem ser encontrados nesse fruto do mar considerado um dos pratos mais exóticos da gastronomia mundial.

Essa iguaria é capaz de levar centenas de apreciadores até os famosos “Oysters-Bars” em Nova Iorque para saborear as diversas variedades que são servidas com os mais extravagantes acompanhamentos.

Cada 100 g de ostras possuem cerca de 8 mcg de vitamina D e 270 calorias.

Além de exóticas, as ostras são uma rica fonte de vitamina D

 4. Atum

Outro alimento rico em vitamina D é esse pescado facilmente encontrado em todos os oceanos do planeta, e “figurinha carimbada” nos restaurantes japoneses na forma do cultuado “sashimi”.

O atum também é recomendado como coadjuvante nos tratamentos que visam o restabelecimento das defesas do organismo, bem como para o fortalecimento do sangue, ossos e músculos.

100 g de atum enlatado fornecem cerca de 4 mcg de vitamina D.  

O “queridinho” dos restaurantes japoneses.

5. Salmão

Qual o apreciador de frutos do mar que não adoraria saborear um delicioso filé de salmão grelhado ou um filé de salmão com alho e especiarias, ou até mesmo o famoso hambúrguer de salmão das melhores casas especializadas.

Mas não é preciso tamanha sofisticação e extravagância para aproveitar-se de um dos alimentos mais ricos em vitamina D na natureza – e até hoje considerado um dos pratos mais requintados da culinária mundial  –, já que ele pode ser facilmente encontrado em feiras e em grandes redes de supermercados.

100 g de salmão contêm cerca de 12,6 mcg de vitamina D e 272 calorias. 

 Além de status, o salmão também oferece altos níveis de vitamina D.

6. Fígado de galinha e fígado bovino

Esse é um alimento popular, riquíssimo em vitamina D, e que já virou tradição nos churrascos de fim de semana por esse Brasil afora.

100 gramas de fígado de galinha ou bovino fornecem cerca de 3 mcg de vitamina D e não mais do que 156 calorias.

Sem contar a sua exuberância de ferro, cerca de 5 mg por 100 gramas de carne, o que representa a metade da necessidade diária da substância para um indivíduo adulto. 

Uma abundância de vitamina D e ferro.

 7. Cogumelos shitake

O cogumelo shitake é um fungo comestível originário do Leste Asiático, trazido para o Brasil pelos japoneses, e que, após um período de secagem e exposição aos raios UV do sol, libera até 5 mcg de vitamina D por 100 gramas.

Essa iguaria é considerada uma das melhores fontes dessa substância na natureza, e, para muitos, é o que há de melhor quando o assunto é dar sabor aos pratos mais exóticos e sofisticados.

O cogumelo shitake dá sabor e uma abundância de vitaminas.

8. Ovos cozidos

Sim, os ovos cozidos (especialmente a gema) também oferecem quantidades razoáveis de vitamina D; e ainda com a vantagem de ser um dos produtos mais acessíveis para as populações de todos os países.

A gema do ovo também é uma fonte de proteínas das mais respeitadas, além de fornecer ferro, zinco, fósforo, potássio, vitaminas (A, B e E), entre outras substâncias não menos importantes.

100 g de gema de ovo contêm cerca de 1,3 mcg de vitamina D e 155 calorias.

Desprezados por muitos, os ovos estão entre as maiores fontes de vitamina D na natureza.

E caso queira acrescentar algo a esse artigo, faça isso na forma de um comentário, logo abaixo. É por meio dele que conseguirmos aprimorar, ainda mais, os nossos conteúdos.

Fonte: sabernarede

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Culinária, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

22 respostas para 8 alimentos entre os mais ricos em vitamina D

  1. Somos Mais! disse:

    Adorei saber a importância desses alimentos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fada Bela disse:

    Adoro tudoooo

    Curtido por 1 pessoa

  3. Juliana disse:

    Muito bacana o post, realmente precisamos adquirir vitamina D de outras maneiras, até mesmo por que pelo menos eu, pegava pouquíssimo Sol. E já ouvi dizer que o protetor solar inibe a absorção de vitamina D, eu uso diariamente. Adoro seus textos!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Angelilie disse:

    I really like your beautiful blog. A pleasure to come stroll on your pages. A great discovery and a very interesting blog. I will come back to visit you. Do not hesitate to visit my universe. See you soon. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  5. kevinashton disse:

    In 2020, because of Covid 19 people are spending more time indoors not getting enough vitamin D from sunshine, so eating vitamin D rich foods is even more important.

    Best Wishes
    Kevin

    Curtido por 1 pessoa

  6. Tirando o fígado adoro todos.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Saltibum disse:

    Alimentos super importantes.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Que maravilha, adoro todos eles.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Amilton Silva disse:

    Ótimas dicas!!

    Curtido por 1 pessoa

  10. Yernasia Quorelios disse:

    ♡ Que Bella; trés BONNE!!! et Bon Appetite 🍤🥩🦐🍗🍰🍷

    …♡♡♡…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.