Saiba qual o brinquedo ideal para o seu filho

Saber qual o brinquedo ideal para cada idade do seu filho é imprescindível, isso porque eles irão ter um papel essencial no desenvolvimento da criança, afinal, todos nós tivemos algum brinquedo que nos marcou na infância, não é mesmo?

Os brinquedos ajudam as crianças a trabalhar as mais diversas competências: Motor, cognitiva, social, linguística, e por possuir esse papel tão marcante para os pequenos, é preciso saber escolher os que sejam próprios para a faixa etária do seu filho.

Qual a importância dos brinquedos na infância?

Como dito acima, eles são ferramentas excelentes para que as crianças desenvolvam suas personalidades, habilidades sociais e mesmo a coordenação motora, além disso eles ajudam os pequenos a desenvolver uma compreensão mais aprofundada do mundo e de si mesmo, através do lúdico.

É com a ajuda desses artefatos que nós descobrimos competências que nos eram desconhecidas, despertamos algumas noções do funcionamento da sociedade e como funcionam as interações sociais.

Entretanto, mesmo que os brinquedos ofereçam todos esses benefícios, não haverá contribuição efetiva se a criança for presenteada com um brinquedo da faixa etária  da qual ela não se enquadra.

Os brinquedos e as faixas etárias adequadas

Como dito acima, é de vital importância que você, ao escolher um brinquedo para o seu filho, verifique a faixa etária na embalagem, pois assim ele será uma ferramenta efetiva para a construção do sujeito da criança.

Confira quais brinquedos são adequados para cada faixa etária abaixo:

 * 0 a 12 meses

Desde o nascimento até o primeiro ano de vida, o desenvolvimento do bebê se dará através de estímulos sensoriais, por luzes, sons, tato, olfato, então os brinquedos dessa faixa precisam estimular esses sentidos.

A preferências são animais de pelúcia, macios, que emitam sons calmos e que venham perfumados, assim o bebê poderá, a partir do contato, ir trabalhando sua percepção através dos sentidos.

Outra opção além itens de pelúcia, são os mordedores, ideais para massagear a gengiva e diminuir gradativamente o desconforto do nascimento dos primeiros dentes.

* 1 a 2 anos

É comum que as crianças desta idade já comecem a caminhar, outras vão dando os primeiros passos no decorrer desse período de tempo entre 1 aos 2 anos, por isso brinquedos de empurrar e puxar são vitais para esse período.

Embora ainda seja necessário comprar itens que trabalhem os sentidos, você já pode buscar itens que sejam bons para desenvolver a percepção de cores e formas.

Invista em brinquedos de montar e desmontar, carrinhos para empurrar, porém lembre-se de comprar itens atóxicos e com peças grandes, para evitar acidentes com o seu bebê.

* 2 a 4 anos

A partir dos 2 anos já é necessário que os brinquedos estimulem o desenvolvimento da coordenação motora, os blocos de montar ainda são bons para isso, porém é melhor comprar produtos que tenham formas mais complexas para que a criança se desafie.

Esse período de idade a criança já não é mais um bebê, ela está começando a despertar suas habilidades sociais e linguísticas, por isso brinquedos musicais são bons para ajudar nesse ponto.

Triciclos e bolas são ótimos para estimular as habilidades físicas dos pequenos, e para que ele vá construindo uma boa estrutura muscular.

* 5 a 7 anos

Nesta fase as crianças já estão no processo de alfabetização, com habilidades linguísticas mais adiantadas em relação à fase anterior, por isso jogos educativos são as melhores escolhas.

Dê preferência para os que estimulem a capacidade leitora do pequeno, eles serão fortes aliados da construção de conhecimento escolar, assim como o ato de ler estimula a imaginação infantil.

Como as crianças já estão na escola, elas já possuem uma vida social ativa, por isso jogos que sirvam para grandes grupos são muito bons para trabalhar a sociabilidade deles.

 * 8 a 11-anos

É bem comum que os jovens nessa faixa etária comecem a utilizar smartphones e deixem de lado os exercícios físicos, por isso é importante presenteá-los com itens que estimulem o trabalho muscular.

Bicicletas, skates, patins, bolas de futebol, basquete, vôlei, itens que vão encorajá-los a se movimentar.

Opte pelos brinquedos que exercitem o raciocínio lógico e a inteligência estratégica, como jogos de tabuleiro como as damas e até o dominó são boas opções para exercitar essas habilidades.

* 12 anos ou mais

Nos dias atuais já não é mais tão comum crianças de 12 anos utilizarem brinquedos para a diversão e momentos de lazer, entretanto ainda há alguns que gostam.

A recomendação dessa faixa etária não é tão diferente da anterior, aqui o principal objetivo é que os jovens estimulem sua capacidade intelectual com jogos complexos, que exijam reflexão da parte delas.

O quebra-cabeças para maiores de 12 anos costumam ser bem complicados, exige que haja muita concentração e foco por parte de quem o utiliza.

O Xadrez é um jogo de tabuleiro que pode ser utilizado por faixas etárias menores, mas é mais indicado para as crianças de 12 anos ou mais, por ser um jogo complicado e que exige muita estratégia da parte de quem joga.

Porém, continue investindo em itens que incentivem o exercício físico ao ar livre, preferencialmente. Uma criança que usa brinquedos como bicicletas, por exemplo, tende a continuar praticando mesmo na vida adulta.

Pitacos: Lembre-se de sempre consultar a faixa etária na embalagem do brinquedo antes de comprá-lo, evitando assim prejuízos para o seu bolso no caso do produto não ser indicado para a idade do seu filhos.

Preferencialmente opte por marcas já consagradas no mercado, que trabalham com produtos de qualidade e que não irão oferecer riscos às crianças, faça uma pesquisa on-line antes de consumir.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Achado, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

26 respostas para Saiba qual o brinquedo ideal para o seu filho

  1. Pingback: Saiba qual o brinquedo ideal para o seu filho | Pitacos e Achados

  2. Fada Bela disse:

    Gostei.

  3. Saltibum disse:

    Muito bom.

  4. É importante saber.

  5. Obrigada pelas informações.

  6. O brinquedo certo é fundamental.

  7. Sempre Alerta disse:

    Informações bem úteis.

  8. Pingback: Saiba qual o brinquedo ideal para o seu filho — Pitacos e Achados – CURIOSIDADES NA INTERNET

  9. BYAH disse:

    Pitacos e Achados sempre com ótimos posts!
    Parabéns pelo sucesso e desejo ainda em dobro!!
    E obrigada por ter visitar meu espaço e fico muito feliz que goste dos meus textos também.

  10. Creation of a genius 👍

  11. mariel disse:

    Meu filho quer uma Porch. Tem 32. Onde foi que eu errei?

  12. natuurfreak3 disse:

    e must gives childeren the right toys to explore the world

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.