Própolis: Além de fortalecer a imunidade e ser antioxidante, saiba quais outros benefícios ele oferece à saúde do corpo

Os estudos sobre os benefícios do Própolis são extensos!

É muito comum ouvirmos dizer que tomar algumas gotinhas dele puro pode curar resfriados, desinfectar feridas e melhorar diversos aspectos da saúde, não é mesmo? E essas afirmações são verdadeiras.

Pesquisas já comprovaram a eficácia do própolis contra vírus, bactérias e fungos, como o feito pelo farmacêutico Pedro Luiz Rosalen, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), juntamente com estudiosos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo. Juntos, eles avaliaram as capacidades antimicrobiana e antioxidante de amostras do própolis orgânico brasileiro e constararam pontos interessantes.

“Seus compostos interferem na membrana celular das bactérias”, exemplifica o engenheiro agrônomo Severino Matias de Alencar, professor da Esalq. E o que isso significa? Que os os seres microscópicos ficam desestabilizados mais facilmente quando o própolis é ingerido e acabam sendo exterminados do corpo com maior facilidade.

Fora isso, também foi comprovado que ele é capaz de combater o excedente de radicais livres no corpo (que são os responsáveis pelos danos celulares e pelo envelhecimento precoce).

Veja quais efeitos a mais ele tem dentro do nosso corpo:

1) Poder contra bactérias

Grande parte das infecções por vias aéreas, como é o caso da amidalite, acontecem por conta de bactérias gram-positivas e, de acordo com uma entrevista concedida pela Dra. Norma Leite à Veja Saúdeo própolis tem um efeito muito bacana contra elas.  “Experimentos demonstram que o própolis tem uma atividade antibacteriana mais pronunciada em micro-organismos desse tipo. Ela inclusive amplificaria a resposta dos antibióticos”, constata.

2) Ricos em vitaminas e mineiras

Em sua composição, ele apresenta cerca de 60 minerais, incluindo cálcio, magnésio, ferro, zinco, sílica, potássio, fósforo, cobre, cobalto, bem como 16 aminoácidos. Ele também contém vitamina A (betacaroteno) e vitaminas B1, B2 e B3.

3) Fortalece a imunidade

Em seus estudos, o imunologista José Maurício Sforcin, professor da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, no interior de São Paulo, observou a participação do própolis em prol do sistema imunológico. “Suas substâncias promovem maior ativação das células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a destruição dos micróbios”, explica.

Outra pesquisa, desta vez publicada em 2010 na Phytotherapy Research, também comprovou o poder do própolis sobre a imunidade! Ele contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular todo o sistema. Tudo acontece porque o composto feito pelas abelhas ativa os passos iniciais da resposta imune, estimulando receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

4) Ação anticancerígena

Muitos dos 300 compostos ativos que o Própolis possui contribuem para combater o câncer por vários mecanismos: inibem o crescimento de novos vasos sanguíneos que alimentam as células cancerosas (antiangiogênese), impedem a propagação ou metástase do câncer de um órgão para outro, param a divisão celular característica do câncer e induzem a morte celular programada (apoptose).

E além de atuar diretamente nos pontos citados acima, ele também atenua alguns efeitos colaterais de drogas quimioterápicas usadas no tratamento. A literatura científica sobre própolis e câncer mostra a sua ação contra tumores no cérebro, pâncreas, cabeça e pescoço, rim, bexiga, pele, próstata, mama, cólon, fígado e sangue.

5) Adeus, acnes

Você sabia que saconetes feitos de própolis são indicados por especialistas para pessoas com pele acneica? Pois é! Isso se dá pelo fato do composto liberar substâncias antibacterianas da pele.

Como usá-lo

Existem diversas formas de se beneficiar do poder do própolis! Ele pode ser encontrado em spray bucal, pastilhas, balas, suspensão, xaropes, cápsulas e em gotas. A forma de usá-lo vai depender do seu objetivo.

De forma geral, a indicação para manter a imunidade em dia é de 30 a 40 gotas dissolvidas em um pouco de água ou mel (siga as instruções da bula).

Não existem contraindicações para o produto (a não ser para pessoas alérgicas), mas é sempre muito positivo procurar um profissional para saber como consumi-lo da forma mais correta possível.

Os tipos de própolis

Verde

Aclamada pelo mercado estrangeiro, a própolis verde é típica do Brasil e alvo de inúmeras pesquisas. O sucesso se deve ao seu alto poder antioxidante. Além de regular o sistema imune, tem efeito antimicrobiano e anticâncer.

Vermelha

Comum no Nordeste, é rica em componentes anti-inflamatórios, que ajudam a conter os estragos causados por micróbios. Tem se saído bem em experiências com células cancerosas. Isso já faz dela o tipo mais caro e cobiçado pelo mercado.

Marrom

A própolis com essa tonalidade, mais presente no Sul do Brasil, é semelhante à variedade europeia. É tradicional nas farmácias, embora seja menos estudada entre as três versões aqui. Destaca-se pelas atividades antioxidante e antimicrobiana.

Fábrica de própolis

Depois de coletada nas colmeias, a resina pode demorar até seis meses para virar extrato

As abelhas preparam o composto e o usam para tapar as frestas da caixa da colmeia. Assim, o apicultor tem que, periodicamente, remover esse material para que o enxame produza mais.

A própolis bruta que foi coletada é macerada em uma solução solvente. Existem variações de empresa para empresa, mas, geralmente, se utiliza álcool de cereais durante essa etapa do processo.

O preparado de própolis com solvente fica em repouso de um a seis meses para que os princípios ativos sejam transferidos para aquele líquido.

Só então a solução passa por uma centrifugação, que separa o extrato. O resíduo restante é a borra, dispensada. Enfim, a própolis está pronta para embalar.

Pitaco: A própolis deve ser mantida em local fresco e ao abrigo da luz, principalmente na forma de extrato alcoólico. Fique atento também à data de validade caso só faça uso em situações como dor de garganta.

saúde / bonsfluidos

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

31 respostas para Própolis: Além de fortalecer a imunidade e ser antioxidante, saiba quais outros benefícios ele oferece à saúde do corpo

  1. Pingback: Como desinchar depois do Carnaval: dicas para fazer de forma segura – Um canceriano sem lar

  2. Fada Bela disse:

    Remédio natural maravilhoso.

  3. Saltibum disse:

    Remédio maravilhoso e abençoado.

  4. Sempre Alerta disse:

    Ele é realmente muito bom.

  5. Delícia e cheio de benefícios.

  6. Paco disse:

    Adoro própolis.

  7. Não sabia que tinha cores, adorei.

  8. Super Mulher disse:

    Maravilhoso própolis. Obrigada.

  9. Val Real disse:

    Um presentão que Deus nos deu.

  10. Sempre Zem! disse:

    Que maravilha.

  11. Somos Mais! disse:

    Ele é maravilhoso, utilizo sempre.

  12. I had heard that local honey helps with seasonal allergies, but I did not know it was good for so many things!

  13. fulvialuna1 disse:

    Un elemento meraviglioso.

  14. natuurfreak2 disse:

    Kende het niet maar blijkt dus veel belovend

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.