Covid-19: dicas de como manipular e higienizar corretamente os alimentos

Com o recolhimento domiciliar aconselhado por autoridades de saúde devido à pandemia do coronavírus, muita coisa muda na rotina e provoca transformações, principalmente com a necessidade de incorporação de novos hábitos. Cuidar da alimentação e manipular corretamente os alimentos é um deles. É sabido que a imunidade é prejudicada com uma dieta irregular e, ao mesmo tempo, higienizar adequadamente os produtos também é fundamental. Ir ao supermercado ou, para quem não pode evitar a saída de casa, comer em restaurantes, são atividades que agora merecem atenção.

“Sabemos que o meio de contágio do coronavírus é pelo contato com fluidos contaminados e, depois, levar as mãos às mucosas, como boca, olho e nariz”, diz o nutrólogo Guilherme Mattos. Nos mercados, com o entra e sai de gente manuseando os itens nas prateleiras, é preciso cautela. O mesmo vale na volta das feiras de rua. “São ambientes de grande circulação de pessoas em contato constante com os alimentos. A pessoa encosta, avalia o que vai levar, por exemplo. É um meio contaminado, tanto em relação aos produtos quanto ao espaço físico”, orienta.

Ao chegar das compras, Guilherme ensina que a primeira atitude é higienizar as superfícies da cozinha onde serão manipulados ou guardados os alimentos, como bancada, pia, a despensa. “Pode ser com água e sabão ou o álcool em gel.” Também é essencial limpar os produtos, usando álcool em gel. Para alimentos embalados, industrializados, seja uma caixa de leite, um pacote de macarrão ou enlatados, um pano com álcool em gel 70% pode ser passado na embalagem. Produtos em recipientes bem vedados podem ser lavados diretamente embaixo da torneira, com água, sabão ou detergente.

O nutrólogo explica que, para hortaliças, frutas, verduras e legumes, a higiene pode ser feita primeiro com água corrente, depois colocá-los imersos em uma solução com água sanitária (uma colher de sopa para um litro de água, respeitando a proporção de 1 por 1, se for preciso uma quantidade maior), durante 15 minutos, e após esse tempo lavar novamente em água corrente e deixar secar naturalmente. “Se for consumir em seguida, já está pronto para a ingestão. Se não, é indicado guardar na geladeira em recipientes com tampa”, explica. Neste caso, o mercado também dispõe de produtos específicos para matar não apenas o novo coronavírus, como qualquer tipo de vírus, germes ou bactérias.

Protocolos

Para quem vai para a cozinha preparar a comida, é indicado lavar as mãos quando ocorrer o contato com novos ingredientes – ainda que o calor do cozimento possa inativar o vírus, ele pode permanecer na pele e contaminar alimentos crus ou gelados. A higienização das mãos, acrescenta Guilherme, deve seguir os protocolos indicados pelo Ministério da Saúde. Nos restaurantes, onde mais pessoas circulam e os alimentos ficam expostos, é recomendada até mesmo a higienização de pratos e talheres com álcool em gel antes de se servir. Antes de comer, é bom higienizar mais uma vez as mãos, a fim de prevenir a infecção por meio das colheres e pegadores usados entre os clientes. Para bebidas, o ideal é usar copos descartáveis. Outra medida importante é preferir os alimentos cozidos.

“Nos restaurantes, deve-se também respeitar as medidas de higiene divulgadas pelo Ministério da Saúde e procurar não sentar próximo às outras pessoas, mantendo ao menos um metro de distância”, diz o nutrólogo.

São atitudes que demonstram um receio compreensível, mas é fundamental avisar que ainda não há motivo para pânico. Realizando a higienização correta dos alimentos, os riscos são minimizados.

Como minimizar os riscos: confira as dicas dos profissionais para as compras no supermercado e preparação dos alimentos:

– No mercado, mantenha a distância recomendada de 1 metro entre as pessoas.

– Enquanto estiver fazendo as compras não leve a mão ao rosto, nariz, olhos ou boca.

– Depois de guardar as compras no porta-malas do carro limpe as mãos com álcool gel e se possível limpe também o volante e o banco do veículo.

– Ao chegar em casa faça logo a higienização de superfícies e dos alimentos.

– Pacotes de alimentos industrializados como arroz, feijão e macarrão devem ser limpos com um pano com álcool gel, e também serve água e sabão.

– Produtos em recipientes vedados, como os enlatados, por exemplo, podem ser limpos embaixo da torneira, com água e sabão.

– Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras e hortaliças, devem ser higienizados com água sanitária, uma colher de sopa para cada 1 litro de água. Mergulhe os alimentos e deixe por cerca de 15 minutos. Depois, lave novamente em água corrente. Alguns mercados já vendem o produto pronto, como o hipoclorito de sódio, que funciona da mesma forma.

– Alimentos com e sem casca também devem ser lavados dessa forma. Se forem conservados na geladeira e longe do contato com produtos não higienizados, é suficiente fazer esse processo uma única vez.

– Quando chegar da rua tome banho, e coloque as roupas sujas e o calçado para lavar.

– Evite contato com quem está infectado, como almoçar juntos ou dividir pratos, copos e talheres.

– Lave bem as mãos antes de limpar os alimentos e antes de comer, as palmas, o dorso, os pulsos, as pontas e entre os dedos. Essas medidas podem ser ineficazes se a mão de quem manipula os alimentos não estiver limpa.

Pitaco: Lembre-se que só o cloro consegue matar microrganismos, como vírus, bactérias e fungos. Não utilize vinagre e bicarbonato.

Fonte: https://www.em.com.br/

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em covid-19, Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

24 respostas para Covid-19: dicas de como manipular e higienizar corretamente os alimentos

  1. Pingback: Utilidades diversas do vinagre para a sua casa – Um canceriano sem lar

  2. Pingback: Covid-19: dicas de como manipular e higienizar corretamente os alimentos — Pitacos e Achados – MATTOS COE

  3. Pingback: Covid-19: dicas de como manipular e higienizar corretamente os alimentos — Pitacos e Achados – CURIOSIDADES NA INTERNET

  4. Sempre Zem! disse:

    Gostei muito.

  5. Obrigada pelas informações.

  6. Saltibum disse:

    Isso é muito sério, valeu pelas dicas.

  7. Sempre Alerta disse:

    Valeu pelas informações.

  8. Muito útil. Repassando.

  9. vincenza63 disse:

    Thanks a lot for this post!
    Hugs from Italy
    Vicky 😊

  10. Silvia disse:

    ¿DONDE ESTAN LOS MUERTOS QUE NO SE VEN NINGUNO ?
    Y en España estado de reclusión mayor, ley mordaza, etc…
    Los Gobiernos manipula las estadísticas del virus
    Cada gobierno manipula las estadísticas a su manera, buscando sus propios intereses. Los datos estadísticos tiene esa virtud, que en manos del propagandista toman la forma que uno quiere. La estadística es otra cosa, es una disciplina matemática que infiere probabilidades a partir de conjuntos numéricos. Nada que ver con lo que hacen los gobiernos. En esto del coronavirus, el español tiene su propia querencia. Veamos por qué.

    Hoy proliferan las gráficas de líneas y barras sobre los infectados y los muertos por coronavirus, las tendencias, las escalas logarítmicas, se vocean estupideces como “aplanar la curva”, “cuando lleguemos al pico” y se comparan datos de distintos países para justificar medidas y reproches. En fin, basura informativa de la mejor especie.

    ¿Cuantos meses nos va a tener enjaulaos el cabrón este
    Perro Sanchez vete ya al carajo, eres como la mierda de ántes pero mas hijo de puta…?


    ¿Donde estàn los muertos?, ¿Ya se los comieron…?
    EL ESTADO DE ALARMA ya declarado anula los DERECHOS HUMANOS INALIENABLES más basicos , se trata de un auténtico GOLPE DE ESTADO y DICTADURA MILITAR encubierta tras la escusa de un VIRUS VIRTUAL FICTICIO, creado por los medios de MANIPULACIÓN MASIVA ya centralizados en unas pocas Agencias de “Noticias” que dictan lo que sale a la luz y lo que no.
    PERO LES PAGAN A LOS MEDIOS 15.000.000 DE €UROS PARA QUE NOS MACHAQUEN CON SUS ENGAÑOS …

  11. Bia Perez disse:

    Obrigada 🙏🏻

  12. natuurfreak2 disse:

    Zelfdiscipline is in deze corona tijd van levensbelang

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.