Dicas para quem quer tomar suplementos

O consumo de suplementos alimentares cresceu ao longo do último ano no Brasil. Eles são muito usados por quem quer perder peso ou ganhar massa muscular. No entanto, esse poder vai além, e serve também para complementar os nutrientes que a gente nem sempre consegue absorver só com a comida.

Se você começou a treinar recentemente — ou ainda vai iniciar sua rotina de exercícios — certamente deve ter ficado confuso com a grande quantidade de nomes que habitam o mundo fitness.

É whey protein para lá, creatina para cá, BCAA… Afinal, qual o melhor suplemento? Aliás, quem está começando na academia pode suplementar? No pré ou no pós-treino?

Ficou perdido? Não se preocupe! Na verdade, entender o que significam esses termos e quais são os melhores suplementos  é uma tarefa mais simples do que pode parecer em um primeiro momento. Acompanhe nosso guia e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Quem está começando pode tomar suplementos?

Sim. É importante, no entanto, que antes de pensar em suplementar, você entenda bem o que é um suplemento e qual é a sua função. Pois bem: suplementos alimentares são compostos que têm como objetivo complementar a sua dieta, fornecendo nutrientes que estão faltando no seu organismo ou que não podem ser obtidos somente por meio do consumo de alimentos.

Suplemento ideal para cada pessoa

Ainda que você seja adepto de uma dieta balanceada, é importante ficar atento ao incluir os suplementos na sua alimentação. Por possuírem função complementar, eles não devem ser utilizados como substitutos para refeições, com a desculpa de que você já estará consumindo proteínas, por exemplo.

Quais os suplementos mais comuns?

Se você vai começar a treinar agora, não é necessário comprar um combo gigantesco de produtos sem entender direito para que eles servem e como funcionam. Como em qualquer coisa que você for fazer na vida, comece pelo básico.

A seguir, mostramos os benefícios que alguns produtos podem trazer para seu treino e o momento certo de tomar suplementos.

Cafeína – Para aumentar o pique na corrida e queimar gordura
Os estimulantes à base de cafeína atuam diretamente no sistema nervoso central, aumentando a frequência cardíaca e a temperatura corporal durante o exercício – isso favorece a queima de gordura. Mais: a substância eleva a disposição e a concentração, fatores importante para ter bom desempenho esportivo, e reduz a fadiga física e mental.
Quando tomar? Pesquisas apontam que o suplemento de cafeína tem efeito ergogênico, ou seja, ajuda no rendimento quando consumido cerca de 30 minutos antes do treino.

Whey Protein Hidrolisado – Para recuperar e construir músculos
A proteína do soro do leite (whey protein) é fonte de aminoácidos essenciais para a reconstrução das fibras musculares. O suplemento ajuda na recuperação pós-treino, no ganho de massa magra e ajuda a evitar o catabolismo (perda de músculos) durante o exercício.   
Quando tomar? 
Estudos mostram que o organismo consegue captar melhor os aminoácidos da proteína até uma hora depois do exercício. Porém, o mais importante é garantir a ingestão diária de proteína que seu corpo precisa.

Creatina – Para ganhar explosão e reduzir a fadiga
Ela ajuda a aumentar a potência muscular. Por isso, é mais indicada para atletas que praticam esportes de explosão (levantamento de peso, futebol, lutas, tênis etc.). No entanto, corredores podem tirar proveito desse suplemento se o utilizarem em uma fase do treino na qual estão fazendo muitas atividades de alta intensidade (os populares treinos de tiro). Outro benefício da creatina é que ela ajuda a reduzir a fadiga muscular. Só tome cuidado, pois a cretina causa retenção de líquidos e, consequentemente, aumento de peso – o que atrapalha em esportes de resistência como a corrida.
Quando tomar? Trabalhos científicos revelam que não há diferença significativa na performance se esse suplemento for consumido antes ou depois do treino. No entanto, muitos especialista recomendam ingerir a creatina até uma hora após o exercício, já que nesse momento a absorção de aminoácidos pelo organismo tende a ser maior.

Suplementos não fazem milagres

É importante, no entanto, que você entenda que suplemento não faz milagre. Não adianta você passar a ingerir determinado produto porque leu que ele auxilia no ganho de massa muscular se negligencia o seu treinamento, fazendo as séries sem o foco e a dedicação necessária, pulando repetições ou, pior, passando semanas inteiras sem sequer aparecer na academia.

Um corpo definido se constrói com suplementos, mas principalmente com muito foco e dedicação. O mesmo vale para a alimentação. De pouco adianta um suplemento acelerar o metabolismo, ser pobre em gordura ou até auxiliar na queima dos quilinhos extras se você nunca abre mão dos doces, das frituras e do álcool em excesso, não é mesmo?

Por isso, saiba que os suplementos podem ser excelentes aliados, mas quem faz acontecer é você, com a sua dedicação!

Pitaco: Ao mesmo tempo em que podem ajudar, esses suplementos também podem fazer mal à saúde, se tomados da maneira incorreta. Por isso, o ideal é sempre procurar um médico ou um nutricionista antes de começar a consumi-los.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

23 respostas para Dicas para quem quer tomar suplementos

  1. Shayne Santos disse:

    Ótimas informações …🤗

  2. Fadabela disse:

    Não fazia ideia.

  3. Saltibum disse:

    Gostei de saber.

  4. revistasmais disse:

    Todo cuidado é pouco.

  5. VRblog disse:

    Boas dicas e importantíssimas.

  6. zezaros disse:

    Adoro whey protein.

  7. Zem disse:

    Ótimas informações.

  8. Teresa Silva disse:

    Dicas muito boas e que devem ser tidas em conta!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

  9. Pingback: Dicas para quem quer tomar suplementos - Agrega News

  10. Pingback: Dicas para quem quer tomar suplementos — Pitacos e Achados – Jrmessi's Blog

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.