9 dicas de como deixar a casa mais fresca no verão

Tem gente que ama e tem quem odeie, mas a verdade é que o Verão chegou com tudo! Porém, se o calor ainda está forte, mesmo com shorts e chinelo, talvez seja a hora de tomar medidas de outra natureza: na decoração!

Já que é impossível mudar os números marcados nos termômetros, a solução é tomar algumas medidas para refrescar o ambiente.

Confira algumas dicas:

1.Tudo levinho e claro

Durante o inverno a tendência é colocar tapetes e tecidos mais grossos nos móveis e espalhados na casa.

Para deixar a casa mais fresca, é importante lembrar de trocar esses tecidos por opções mais leves. No caso dos tapetes, por exemplo, considere não utilizá-los ou escolher versões menores e mais finas.

O mesmo vale para as cortinas, lençóis e capas. Desse modo, o acúmulo de calor nos cômodos será eliminado e você conseguirá refrescar a casa.

Utilizar tecidos como fibras naturais e algodão é uma ótima opção. Além disso, optar por cores mais claras e neutras também ajudam no efeito leve desejado.

Outra dica importante é retirar os móveis onde há muita incidência de sol. As altas temperaturas do verão tendem a fazer com que os móveis acumulem calor, além de danificar o item.

2. Cultive plantas dentro de casa

As plantas umidificam naturalmente qualquer espaço, além de manterem o ar fresquinho e serem lindas. Se você não tem espaço para espécies grandes, pode investir nos vasinhos ou até em uma parede viva. Lembre-se de verificar quais espécies de plantas se adequam a sua rotina e sua disponibilidade de Sol.

3. Cortinas

A gente ama um bom bronzeado, mas não dentro de casa. Cortinas claras nas janelas e portas são uma boa solução para refrescar o espaço sem comprometer a entrada de luminosidade. Os materiais recomendados são o linho ou o voal.

4. Vento

Sim! É possível simular aquele ventinho gostoso do final da tarde com algumas dicas de projeto. Verifique quais são as janelas e portas que mais ventilam. Aí, durante a noite, quando as temperaturas são naturalmente mais baixas, deixe-as abertas. Assim, durante o dia, mesmo com elas fechadas, a casa ficará mais agradável.

5. Espalhe panos encharcados de água pela casa

Isso ajuda bastante, pois a água evapora e deixa o ar mais úmido e torna a respiração mais confortável.

Opte pelo pano ao invés de baldes de água. Além do pano conseguir reter a água por mais tempo, não corre o risco de acúmulo de água (ambiente propício para a procriação do mosquito transmissor da Dengue e outras doenças).

6. Escolha roupas de cama de algodão

Quando mais fechada a trama do tecido, melhor, porque permite maior troca térmica entre o corpo e a superfície de contato e absorve melhor o suor.

Roupas de cama de algodão podem ser ótimas para refrescar o ambiente na hora de dormir, além de evitarem o mau cheiro.

7. Substitua as lâmpadas incandescentes

A lâmpada incandescente transforma a energia elétrica em energia térmica e luminosa.

Ao invés disso, opte por modelos fluorescentes ou de LED, que não emitem calor ou possuem uma emissão baixíssima, consomem menos energia e duram mais tempo.

8. Piso frio

Essa é para quem ainda está construindo o apartamento ou a casa. Se a sua região é quente o ano todo, a melhor escolha para o piso são as pedras ou porcelanatos ao invés da madeira ou carpetes. Elas deixarão seus ambientes bem mais frescos, são muito elegantes e de fácil manutenção!

9. Fonte

A presença do som de água corrente no interior ou exterior de uma casa pode ser um detalhe que faz toda a diferença. Este som pode deixar o clima relaxante, pacífico e perfeito para descansar após um dia de estresse. Além de ser um item que embeleza qualquer ambiente, as fontes são capazes de baixar o nível de mercúrio e assim, resfriando o ambiente. As fontes podem seguir diversos formatos e diferentes estilos. A dica é procurar algum que faça sentido com a decoração do ambiente em que ela ficará exposta. Pedras e plantas podem ser adicionadas ao redor da fonte.

Pitaco: Vale a pena também investir em uma decoração tropical. Acessórios com cores que remetem à natureza, como azul (mar), verde (plantas), rosa (flores) e amarelo (sol), ajudam a turbinar o clima da estação na sua casa.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Achado, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para 9 dicas de como deixar a casa mais fresca no verão

  1. Fadabela disse:

    Adorei!

  2. revistasmais disse:

    Uma casa fresquinha é tudo de bom.

  3. VRblog disse:

    Adorei mesmo as dicas.

  4. zezaros disse:

    Uma casa arejada e fresquinha faz toda diferença em qualidade de vida.

  5. Zem disse:

    Gostei muito.

  6. Hi, thanks for your visit ❤️

  7. Bia Perez disse:

    Boas dicas. Obrigada por compartilhar. Abraços

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.