Mitos e verdades acerca do chamado “estilo de vida fitness”

Um estilo de vida fitness é aquele no qual um indivíduo resolve transformar o seu corpo e mente em verdadeiras “armas de combate” (ou instrumentos afiadíssimos) prontas para todo e qualquer desafio que possam surgir ao longo de um dia.

O problema é que tal estilo, nos últimos tempos, tem sido cercado por uma série de mitos e invencionices que, na maioria das vezes, mais afastam do que aproximam os indivíduos desse fantástico e maravilhoso universo da boa forma.

Por isso, segue, abaixo, uma lista com alguns dos principais mitos e verdades acerca desse chamado “estilo de vida fitness”.

Mitos e verdades que, devidamente esclarecidos, podem fazer toda a diferença para os que desejam fazer parte desse mundo mágico e cada vez mais surpreendente.

1. A roupa é parte essencial nesse estilo

O uso de equipamentos produzidos com o que há de mais moderno em tecnologia para flexibilidade, segurança e liberdade de movimentos pode, sim, fazer toda a diferença durante as atividades.

E foi justamente para isso que a marca de calçados japonesa Mizuno chamou a atenção à época do lançamento do seu singular mizuno prophecy 8, que promete aliar conforto e segurança como poucos modelos no mercado.

2. Abdominais são tudo de que você precisa para “perder” a barriga

Na verdade, dentro desse universo fitness, os abdominais funcionam apenas como excelentes ferramentas para o fortalecimento muscular dessa região. E nada poderão fazer quanto à perda de gordura, que será a missão de um boa dieta recomendada por um especialista.

3. Sem suplementos não há estilo de vida fitness

Esse é outro mito bastante arraigado nesse fantástico e desafiador “mundo da boa forma”.

Isso porque os suplementos não fazem mais do que isso: suprem o que falta de vitaminas e sais minerais em sua dieta.

Portanto, quem alimenta-se adequadamente pode aproveitar-se desse estilo sem a obrigatoriedade do uso de suplementos vitamínicos no seu dia a dia.

4. Quanto mais tempo malhando, mais resultados alcançados

Outro mito. Muitos acham que manter um estilo de vida fitness significa passar 24 horas por dia numa academia.

Na verdade 2 ou 3 sessões semanais (com uma boa intensidade dos exercícios) podem ser suficientes para qualquer indivíduo, independentemente da sua idade e familiaridade com atividades físicas.

5. Não é possível manter um estilo de vida fitness por conta própria

Essa pode ser considerada uma verdade nesse “mar” de mitos e lendas acerca desse estilo de vida.

Basta lembrarmos que nutricionistas, profissionais em educação física, cardiologistas, entre outros, serão os responsáveis por personalizar o seu programa de atividades diárias, de acordo com as suas capacidades e objetivos.

6. Tenho que me exercitar em academias

Esse, sim, é um mito. Apesar do fato de as academias serem os “parques de diversões” no universo fitness – por serem capazes de oferecer um programa sob medida – , caso tenha um mínimo de acompanhamento em casa poderá obter os mesmos resultados daqueles verdadeiros “ratos de academia”.

7. Só necessito de exercícios de força para viver um estilo de vida fitness

De forma alguma. Saiba que um verdadeiro estilo de vida fitness deve contemplar um bem estar físico e mental.

Portanto, sessões de meditação, Yoga, tai chi chuan, entre outras práticas semelhantes, serão necessárias para que a saúde mental venha em concomitância com a saúde do corpo.

Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário e aguarde as nossas próximas publicações.

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

21 respostas para Mitos e verdades acerca do chamado “estilo de vida fitness”

  1. 1axtu disse:

    Muito bom mesmo. Parabéns

  2. Marina disse:

    A número 4 caiu como uma luva! Há tempos tenho me exercitado melhor para melhorar minha saúde e tenho percebido cada vez mais que o mais importante é ter um treino de qualidade (mesmo que vinte minutos) ao invés de passar horas e horas na academia. Ótimo post! 😉 Aproveito para contar que estou voltando aos poucos com o https://maridx.com! Sua visita vai ser muito bem vinda. Beijos, Marina.

  3. Zezinha disse:

    Precisamos ficar atentos.

  4. vavarosblog disse:

    Todos querem ser fitness e nem sabe direito as verdades.

  5. zezaros disse:

    Tudo é onda, moda.
    Muito bem explicado.

  6. Saltibum disse:

    Mitos e verdades, ótimo!

  7. Sempre Alerta disse:

    Muito esclarecedor, parabéns.

  8. revistasmais disse:

    Não é nada fácil.

  9. Fadabela disse:

    Parabéns pelo artigo.

  10. kagould17 disse:

    Good post. We exercise at home with a 70 minute routine using simple items and supplement with Tai Chi and Yoga from time to time. Fitness does not need to cost a fortune and yet it is worth a fortune. Cheers. Allan

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.