Atividades manuais são boas para a saúde psicológica

Olá pessoal!!

Tocar, modelar, tricotar, jardinar, pintar… Todas essas atividades manuais são boas para o cérebro porque estimulam a produção de endorfinas e reduzem o estresse e a ansiedade.

Atividades manuais são boas para o cérebro e melhoram nossa saúde psicológica. Modelar, tricotar, esculpir, reunir, costurar, pintar são atividades que estimulam habilidades cognitivas. Além disso, eles representam uma maneira de acalmar o estresse, melhorando a plasticidade neuronal, a destreza, a concentração e a capacidade de relaxar a mente.

A conexão mão-cérebro representa aquela aliança essencial que permite nosso desenvolvimento neurológico. É uma realidade que a antropologia e a psicologia conhecem há décadas. Daí a necessidade de incentivar as crianças a realizar atividades manuais para promover habilidades motoras e contribuir para o desenvolvimento do cérebro.

Muitos de nós sabemos que quando a vida adulta chega, a maioria dessas atividades é deixada de lado. A menos que façam parte do nosso trabalho, tendemos a não fazer trabalho manual. Além disso, o uso de telefones celulares e computadores está até substituindo a caligrafia. Quando nos exercitamos, por exemplo, nos concentramos no corpo, mas nos esquecemos das mãos, sua mobilidade e seu grande potencial criativo.

Talvez nem todos saibam que o uso ativo das mãos para realizar as mais variadas tarefas melhora nosso humor. Mas vamos ver mais informações para entender como as atividades manuais funcionam bem.

“Os dedos de uma mão: cinco pontos cardeais que indicam o infinito.” -Fabrizio Caramagna-

Atividades manuais: criação e bem-estar psicológico em mãos

Poderíamos dizer que chegamos a um ponto em que as atividades manuais são pouco consideradas pela sociedade. Trabalho de escritório, marketing, publicidade, engenharia, economia, empresas de tecnologia … Todas essas áreas de trabalho priorizam o aspecto intelectual e não o manual.

No entanto, profissões como pedreiro, agricultor, mecânico, encanador ou eletricista ainda exigem o uso de mãos habilidosas para garantir que não faltam serviços essenciais. Ambos os aspectos, intelectual e manual, são importantes para a nossa vida diária.

Hoje, a neuropsicologia nos dá uma visão muito interessante sobre isso. A tendência das últimas décadas de glorificar o trabalho intelectual está diminuindo e privar-nos de atividades manuais seria contra nossa natureza. Neurocientistas como o Dr. Kelly Lambert, da Universidade de Richmond, nos Estados Unidos, destacam um aspecto interessante: realizar atividades manuais reduz a taxa de depressão.

Como os trabalhos manuais ajudam a melhorar o cérebro

  1. Desafio mental e resolução de problemas
  2. Conexão social
  3. Plenitude
  4. Desenvolvimento da coordenação mão-olho, percepção espacial e habilidades motoras finas
  5. Aprenda e ensine
  6. Concentre atenção e pensamentos em uma tarefa
  7. Promoção da criatividade ativa
  8. Dá um senso de orgulho e conquista
  9. Ensina paciência e perseverança
  10. Facilita a formação de memória e recuperação

Atividades manuais são boas para a saúde psicológica

No passado, a criação de ferramentas permitiu que a evolução das espécies Homo se tornasse o que somos agora. Essa ligação entre o olho, a mão e o cérebro representa uma fabulosa “constelação intelectual e emocional” que continua a nos oferecer inúmeros benefícios. No entanto, parece que estamos negligenciando esse aspecto.

• Trabalhar com as mãos não significa estar no computador o dia todo. E nem mesmo consertar um cano entupido. É algo mais profundo, algo que precisa do fortalecimento de nossas conexões neurais, promovendo assim a plasticidade cerebral.

• Como? Através da criação e transformação. Devemos realizar uma série de processos que nos levem a um resultado que nos satisfaça. Esculpir, modelar, bordar, desenhar ou até mesmo plantar uma flor são ações materiais que são refletidas em um nível emocional.

Isto é o que é explicado pelo Dr. Lambert em seu livro Lifting Depression: uma abordagem prática do neurocientista para ativar o poder de cura do seu cérebro. É uma questão de procurar atividades manuais que ativam nosso circuito de recompensa neuronal. Devem ser atividades que combinem o esforço cognitivo e de concentração com o prazer pelo que somos capazes de realizar.

Esforço, criação e satisfação: a neuroquímica que reverte processos depressivos

Em uma coisa, porém, devemos ser claros, o simples fato de aprender a moldar, esculpir ou bordar não fará com que nossa depressão desapareça. As atividades manuais são boas porque são um catalisador, um meio de mudar a química do cérebro. Elas induzem um estado de bem-estar interior que, associado a outras estratégias, como a terapia psicológica, pode dar ótimos resultados. Vamos descobrir em detalhes os benefícios que nosso cérebro obtém de atividades manuais.

• A fisiologia e a resposta química do cérebro mudam: as endorfinas e a serotonina são secretadas e a produção de cortisol (hormônio relacionado ao estresse) é reduzida .

• As atividades manuais melhoram a plasticidade neuronal porque novas conexões são criadas e a deterioração cognitiva é contrastada com elas.

• Além disso, como explica o Dr. Robin Hurley, da Baylor University, em Huston, as atividades manuais realizadas pelos pacientes (tocando um instrumento ou atividades artísticas, como pintura ou escultura) anulam os efeitos do estresse crônico. Este aspecto é muito importante porque as pessoas se sentem mais relaxadas e inclinadas a enfrentar a depressão.

Para concluir, é importante esclarecer outro aspecto. Nem todas as atividades manuais trazem benefícios psicológicos. Se trabalharmos em uma fábrica ou em uma linha de montagem, é improvável que essas atividades repetitivas gerem bem-estar. Devemos, portanto, encontrar atividades que despertem nossa curiosidade, interesse e paixão.

Precisamos encontrar algo que nos satisfaça, que nos dê incentivos e que relaxemos para alcançar o estado de fluxo mencionado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi . É aquele estado em que o mundo pára e só há nós e onde o nosso ego está completamente em harmonia com o processo criativo. Poucas coisas dão maior satisfação.

Por Pensar Contemporâneo

Pitaco: Atividades manuais são tão importantes para nossa saúde quanto ginástica! Se você ainda não pratica, é melhor ir se programando e se preparando, você irá se surpreender com a qualidade de vida que passará a ter!

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.