A razão pela qual perder um animal de estimação dói tanto

Quando o nosso cão ou gato morre, sentimo-nos tão vazios como se tivéssemos perdido um filho, um irmão ou um de nossos pais. Experimentamos uma dor imensa que não se pode comparar a nada e que é difícil de explicar. Neste artigo, contaremos por que a morte de um animal de estimação dói tanto.

A dor pela morte de nosso animal de estimação

Aqueles que amam os animais sabem que não existe uma dor maior do que a de perdê-los. Os cães e os gatos passam muitos anos ao nosso lado para que a morte deles nos seja indolor. Só o ato de pensarmos que algum dia eles morrerão, nos dá um nó na garganta. Entretanto, temos que levar em conta que cedo ou tarde isso acontecerá e que é preciso que estejamos preparados.

A conexão que experimentamos com os animais de estimação é tão grande que não podemos imaginar a vida sem eles. Nada será como antes, porque seu amor e sua lealdade eram como um bálsamo entre os nossos problemas.

Infelizmente, o ciclo de vida destes animais de companhia é muito menor do que o nosso. Portanto, é natural que sejamos nós que venhamos a sofrer pela morte de nosso animal de estimação. De acordo com psicólogos, isso gera um grande impacto emocional nas pessoas, tal e como acontece quando um membro de nossa família morre. Por quê? Porque o cachorro ou o gato também formam parte desse núcleo íntimo.

Além disso, como indica um estudo da Universidade do Havaí, a dor provocada pela morte do animal de estimação não só é intensa e profunda, mas também dura bastante tempo. Uma em cada três pessoas consultadas disseram que sofreram pelo menos seis meses depois da perda.

A morte de um animal de estimação, o final de uma relação mais que especial

Os animais de companhia nos oferecem seu amor, seu apoio e sua lealdade (em muitos casos, mais do que recebemos de outras pessoas). Devido a isso, quando eles morrem, perdem-se ou são roubados, experimentamos o que os cientistas chamam de “fim de uma relação especial”.

A dor pela perda do animal de estimação não costuma ser compreendida por aqueles que não têm um cão ou um gato. Eles acham estranho que alguém chore desconsoladamente por um animal, se o que morre é um cão ou um felino, desprezam os sentimentos.

Como cada vez mais casais e famílias adotam um animal de estimação e o transformam em um membro a mais da casa, é habitual que se organizem funerais e enterros como se se tratasse de uma pessoa. Inclusive há cemitérios especiais para animais de companhia.

Como superar a morte de um animal de estimação

Não importa se seus amigos ou familiares não lhe entendem ou dizem que você é exagerado por se sentir triste pela morte de um animal de estimação. Se seu cão ou gato morreu, você deve expressar sua tristeza e confrontar a perda. Tire o tempo que necessitar para atravessar este horrível momento.

Embora não tenha que derramar milhares de lágrimas, não as reprima. Alivie toda sua dor através do choro.

Não se deve assumir a culpa pelo ocorrido, já que essa não é a melhor maneira de encontrar alívio. Simplesmente seu animal de estimação morreu e isso não é sua responsabilidade. É melhor que você esteja tranquilo consigo mesmo e que se perdoe.

Seja paciente, já que, durante as primeiras semanas, você se sentirá realmente triste. Se não tiver vontade de falar do assunto, não fale, se preferir passar o final de semana dentro de casa, faça isso. Mas leve em conta que, em algum momento, você deverá retomar a sua vida habitual.

Por último, lembre-se de seu cão ou gato fazendo travessuras e estando feliz ao seu lado. Tente não guardar nenhum elemento que ele utilizava, porque isso causará mais dor. Certamente há muitos animais sem lar que necessitam de comida, camas e brinquedos. E espere um tempo prudencial para levar outro animal de estimação para casa. Uma vez que você saiba que não será uma substituição, você estará preparado para dar a oportunidade para essa nova vida entrar em seu lar.

Pitaco: Se você perdeu um animal de estimação, tire um tempo para se lamentar. Não se envergonhe do seu luto por quem foi mais que um amigo e pense, que embora um amigo seja sempre insubstituível, outras amizades tão bonitas quanto, podem ser inciadas entre você e um novo animalzinho.

A partida de um animal de estimação será sempre algo muito difícil de passar, mas o importante é sempre lembrar os momentos de felicidade vividos juntos e valorizar as experiências na parte mais profunda do coração, onde as melhores coisas são mantidas para sempre.

Fonte: Meus Animais

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

28 respostas para A razão pela qual perder um animal de estimação dói tanto

  1. Biu & Ju disse:

    Obrigado pelas palavras. Tá sendo muito difícil ficar sem o olhar e as lambidinhas da nossa Shania. Fica um buraco no coração….

  2. Glocal Vivi disse:

    Que post lindo!! Sempre tive animais de estimacao, portanto, já perdi alguns na minha vida. Muito bom ler um artigo tao empático assim que nao apenas fala sobre o assunto, mas ainda dá dicas de como superar a perda! Achei o final perfeito, falando que o importante é lembrar dos momentos felizes que proporcionamos a eles, assim como eles nos proporcionaram. A gente chora muito, mas em algum momento as lágrimas viram um sorriso de recordacao.

  3. apitaca disse:

    Não quero nem pensar na perda. Já começo chorar…

  4. Zezinha disse:

    Depois de 3 meses adotei uma cachorrinha… A saudade fica… Mas a alegria continua… Recomendo.

  5. zezaros disse:

    Muito mais que especial… Difícil superar mesmo.

  6. Fadabela disse:

    Nada como um dia atrás do outro. Muito bom.

  7. Saltibum disse:

    Eu ainda tenho os pertences do meu filhote… Choro só de olhar. Como dói!

  8. Sempre Alerta disse:

    Já sofri muito com a perda deles… É dolorido.

  9. revistasmais disse:

    É muito sofrimento.

  10. vavarosblog disse:

    E como dói, uma perda sofrida. Amei o post.

  11. A perda de um companheiro animal é uma das piores dores que se pode ter. Escrevi sobre isso aqui https://asimplicidadedascoisas.wordpress.com/2011/04/26/reflexoes-sobre-e-eutanasia-praticada-em-animais/ e aqui https://asimplicidadedascoisas.wordpress.com/?s=a+eutan%C3%A1sia
    Ótimo post esse seu! Abraços.
    Augusto

  12. textosdajemima disse:

    Verdade amigo, eu doei os brinquedos do Nick, pois vê-los me davam uma tristeza perante essa imensa perda!

  13. JCDattoli disse:

    Excelente post, trazendo úteis reflexões sobre a relação com os caninos que, reconhecidamente, nos é muito cara. Parabéns!!!

  14. fulvialuna1 disse:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.