18 razões incríveis (e científicas) para você ter plantas em casa

Os benefícios de ter plantas em casa vão muito além da beleza das flores – algumas, além de curingas na decoração em lugares estratégicos como a mesa de centro, ajudam até a purificar o ar. Em troca pedem pouco: água, sol e um pouquinho da sua atenção.

Plantas são benéficas para harmonizar o ambiente, fazem bem para a saúde, para acalmar a mente e o coração. Elas são variadas e capazes de transformar ambientes e pessoas, cada uma com seus cuidados e particularidades. 

Confira esse e mais motivos pelos quais devemos trazer a natureza para os ambientes internos:

1 – Ensinamentos

As plantas nos ensinam a cuidar. Elas são seres vivos que exigem cuidados e atenção, portanto, nos ensinam a ter paciência, a entender o tempo delas, e a ter o compromisso de cuidá-las.

2 – Plantas são cheirosas

Plantas podem liberar cheiros que relaxam, que evocam memórias e que naturalmente trazem um maior bem estar. A ligação entre o sistema olfativo e o cérebro é tão grande, que a reação é imediata.

Uma ideia legal é pensar qual cheirinho te traz uma sensação positiva e daí apostar em um vasinho próximo à janela, cozinha ou banheiro. Quer algumas dicas? Lavanda, jasmim, limão, alecrim, camélia, hortelã, todas essas plantas exalam grandes aromas.

3 – Hortas

As plantas permitem que tenhamos hortas dentro de casa. Elas podem ser feitas em vasos ou pequenos pedaços de terra e são muito gostosas de cuidar. Além disso, você pode usar os temperos de sua própria horta em sua cozinha!

Vale a pena investir em manjericão, cebolinha, erva cidreira, hortelã, salsinha, e até remédios naturais, como a aloe vera, bons aliados na hora de uma alimentação mais natural e cheios de nutrientes para o corpo. Além disso, uma mini horta ainda decora, poupa tempo e dinheiro!

4 – Proteção

As plantas também têm o poder de nos proteger. Espécies como a espada de São Jorge são conhecidas por equilibrar as energias do ambiente. Essas plantas têm o poder de filtrar o que há de ruim no ambiente de sua casa e permitir a harmonia.

5 – Plantas inspiram relaxamento

É impossível observar as pétalas vibrantes da violeta africana (Saintpaulia ionantha) sem sentir a calmaria da cor! De acordo com a NASA, é científico: a espécie causa um pequeno estímulo para a liberação de adrenalina em nosso corpo, que aumenta os níveis de energia e oxigenação, nos ajudando a relaxar.

6 – Elas são umidificadores naturais

Plantas e flores melhoram (e muito!) a umidade do ar: aproximadamente 97% da água absorvida por elas é devolvida para o ambiente. Isso significa que elas liberam umidade por sua transpiração e ajudam a tornar o ambiente mais agradável.

7 – Algumas são remédios naturais

De acordo com o National Institutes of Health, a aloe vera era conhecida como a “planta da imortalidade” no antigo Egito e usada para curar feridas. Hoje em dia, costumamos usá-la para tratar queimaduras solares e ela é princípio ativo de diversos tratamentos de beleza.

8 – Elas inspiram criatividade

Quem nunca teve um bloqueio criativo? Pois é. Saiba que observar as cores, aromas e texturas da natureza pode abstrair a sua mente, a manter livre dos problemas, deixando a energia fluir melhor e ajudando a pensar em soluções.

Sim, folhas verdes e coloridas trazem muita inspiração e energizam tudo o que há ao redor. A natureza é pura criatividade!

9 – Podem minimizar alergias

Se você sofre de alergias, pode usar plantas sem flores como suas aliadas. As folhas do clorofito (Chlorophytum comosum) absorvem alergênicos como mofo e poeira. A lista da NASA sobre plantas que podem limpar o ar mostra que essa espécie consegue eliminar quase 90% das toxinas de um ambiente.

10 – Plantas limpam o ar

Há plantas e flores que purificam o ar da casa, melhoram a qualidade do sono, o nosso bem estar e o dia a dia. A descoberta é do final dos anos 80, quando a NASA se juntou com profissionais de diversas áreas para criar o estudo. A pesquisa garante que as espécies comuns testadas filtram poluentes, produtos químicos tóxicos, compostos orgânicos voláteis, além de gerar oxigênio, ajudar na umidade e absorver os gases nocivos à saúde.

Certas plantas são até eficazes na remoção do benzeno, amoníaco, formaldeído, tricloroetileno e xileno, e podem ter efeitos benéficos, ajudando as pessoas a não terem dores de cabeça e irritação nos olhos, por exemplo.

11 – Suas cores acalmam os olhos

Entre os benefícios decorativos das plantas está, de acordo com a Good Housekeeping, o alívio dos olhos cansados. Observar as folhas verdes após horas trabalhando na frente de um computador pode ser uma boa pedida, já que o tom é percebido pelo cérebro como suave.

O verde é a cor do meio do espectro, é considerada a cor do equilíbrio e é vista como refrescante, pura e natural. Na realidade, o verde tem o poder de promover a concentração e de aliviar sentimentos negativos e de estresse.

12 – Elas ajudam na concentração

Um estudo do Royal College of Agriculture descobriu que os alunos prestavam 70% mais atenção quando em um ambiente com plantas. Se sua casa não possui muita luz, aposte em algumas variedades que se dão bem nos ambientes fechados. Na dúvida, escolha o bambu – ele também ajuda com as energias relacionadas ao Feng Shui.

13 – São decorativas

As plantas são um dos elementos essenciais das casas realmente estilosas. Além das inegáveis qualidades naturais, elas também podem ser usadas pelas suas cores, complementando o décor.

14 – O estresse vai embora

Segundo estudos da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, as pessoas se sentem mais energizadas e revitalizadas após passarem, ainda que apenas um pouco de tempo, junto da natureza. Manter esse contato com o verde é uma das melhores formas de relaxar. Cuidar de plantas ou apenas estar envolto por elas nos ajuda a renovar as energias. Por isso, tê-las em casa é uma boa dica para quem não tem tempo de passear em jardins ou parques da cidade.

Tudo o que você precisa é do verde presente nos ambientes ou de flores com pétalas coloridas. A cor também é tranquilizante e ajuda a diminuir as doses de adrenalina do corpo. A explicação é científica: como resultado, os níveis de energia aumentam e o cérebro recebe mais oxigênio, dando aquela ótima sensação de bem estar.

15 – Sombras

As plantas podem ter a função de cortinas. Em varandas ou espaços externos, espécies com folhas grandes ou árvores de porte maior podem proporcionar uma bela sombra para o descanso.

16 – Anti-insetos

Algumas espécies como o manjericão, lavanda e crisântemo são capazes de espantar animais como os pernilongos.

17 – Diminuem os barulhos e a temperatura dentro de casa 

Sim, as plantas contribuem para diminuir o barulho e abaixar a temperatura dentro de casa. Folhas e árvores, por exemplo, filtram os raios do sol e podem canalizar os ventos, além de amortecer os ruídos com a absorção das ondas sonoras.

18 – Chás funcionais

Uma pequena pesquisa permite encontrar receitas de chás que fazem muito bem à saúde. O efeito desses chás é muito maior quando provêm de plantas naturais, que você pode cultivar na sua própria casa.

Pitacos: “-Ah, mas eu não tenho tempo e nem vocação pra cuidar de plantas!” Pois saiba que existem muitos tipos que se adaptam de acordo com o seu estilo de vida. Depois que você começa a ter plantas em casa, é difícil parar.

O ritual de cuidar de uma plantinha – regar, mexer na terra, podar, ou apenas ter a sua companhia, pode se transformar em um momento de paz na rotina, acalmando a alma.

Lembre-se:

  • Sempre confira se elas são tóxicas para crianças e animais, e tenha certeza de que elas se adequam a sua família.
  • Limpe as folhas secas toda semana para garantir que a plantinha vai fazer seu trabalho – pense como um equivalente de trocar o filtro de um purificador de ar.
  • Escolha um bom mix entre aquelas que purificam o ar e as que induzem o sono através do cheiro para resultados melhores.
  • A NASA recomenda entre 15 a 18 plantas purificadoras de ar por 170 m², com algumas delas em cada quarto.

Chegou a hora de começar o seu projeto verde!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Achado, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

26 respostas para 18 razões incríveis (e científicas) para você ter plantas em casa

  1. Pingback: 8 razões incríveis para você cultivar plantas em casa - Educadores

  2. Pingback: 18 razões incríveis (e científicas) para você ter plantas em casa | My Blog

  3. Aliosa disse:

    Republicou isso em My Blog.

  4. apitaca disse:

    Bem interessante.

  5. Fadabela disse:

    Fiquei inspirada. Amei.

  6. Saltibum disse:

    Só benefícios mesmo. Vou providenciar mais plantas para a minha casa. Valeu.

  7. Sempre Alerta disse:

    Lindo! Minha casa é florida em todos os extremos… amo muito.

  8. revistasmais disse:

    Não fico sem as minhas. Adorei.

  9. vavarosblog disse:

    Muito bom saber. Imagens inspiradoras.

  10. mauroms disse:

    Oi, e eu não tenho nenhuma nem dentro, nem fora. Acho que nunca fui muito delas.

  11. fulvialuna1 disse:

    Bellissimo post. Grazie.

  12. dulcedelgado disse:

    Uma casa sem plantas é fria e impessoal. Tenho muitas e dão algum trabalho, mas a partilha é grande e recompensadora.

  13. natuurfreak2 disse:

    Heel toffe post.Ik hou van de natuur.Van planten buiten en binnenen ik heb ook een tuin met kruiden.Planten maken de mens gelukkiger

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.