Pés molhados? Entenda por que manter os pés molhados não é bom para você!

Com a chegada do verão, é normal que a maioria das pessoas procure usar roupas e calçados mais leves para se aliviar do calor. No entanto, dependendo da profissão, atividade ou compromisso, o uso de calçados mais arejados não é uma opção viável, e os tênis e sapatos fechados acabem sendo a única escolha. Isso faz com que os pés transpirem mais, o que acaba contribuindo com aquele cheirinho ruim nos pés.

Essa é uma entre as diversas causas do chulé, o desagradável odor que pode aparecer e tomar conta de nossos pés e calçados. Aqui, explicamos porque você deve evitar deixar os pés molhados ou suados por um muito tempo e damos algumas dicas para evitar o odor.

As principais causas do chulé e como evitá-las

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não é o suor que causa o cheiro do chulé. A transpiração é uma forma natural que nosso corpo encontra para regular sua temperatura, e o suor é composto apenas de água e sais minerais, sendo praticamente inodoro.

O problema é que, ao entrar em contato com as bactérias, a transpiração adquire o cheiro de chulé, já que os seres microscópicos se alimentam do suor e de nossas células mortas, liberando gases que resultam no cheiro do “chulé”.  

Como muita gente passa boa parte do dia utilizando calçados fechados, os pés costumar suar mais, e as bactérias ali presentes geram o chulé, cujo nome científico é bromidose plantar. Para se livrar desse odor, é preciso seguir alguns passos. Veja quais são:

* Sempre lave e seque bem os pés, já que a umidade e a sujeira podem contribuir para o aumento de bactérias e para o surgimento do chulé.

* Não reutiliza meias usados, e procure deixar os calçados em um local arejado, evitando assim o acúmulo de bactérias.

* Se precisar passar longos períodos de tempo com um calçado fechado, procure optar por modelos com tecidos mais leves e ventilados. Se possível, busque retirar os calçados e as meias de tempos em tempos para refrescar os pés.

* Procure por produtos dermatologicamente eficientes, como sabonetes antibacterianos e desodorantes especiais para os pés. Saiba mais sobre como alguns produtos podem ajudar a combater o terrível chulé.

* Evite calçados e meias feitos de materiais como plástico e polyester. Esses tecidos fazem com que os pés suem mais, atraindo mais bactérias e fungos e causando o cheiro ruim nos pés. Escolha meias de algodão, que absorvem mais o suor.

Se for praticar atividades comuns do verão e de dias quentes, como corridas e natação, procure lavar e secar os pés logo depois. Isso porque, ao permanecer com os pés úmidos ou molhados, eles também podem ficar mais propensos para o surgimento de fungos, que causam enfermidades como micoses, bolhas e pé de atleta, entre outras.

Se mesmo após mudar de hábitos e seguir os conselhos acima você continuar enfrentando problemas com o chulé ou com outras doenças nos pés, pode ser o caso de procurar um profissional especializado, como um dermatologista. E lembre-se: lavar e secar bem os pés é essencial para que o cheiro ruim nunca mais apareça em seus calçados e meias.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

22 respostas para Pés molhados? Entenda por que manter os pés molhados não é bom para você!

  1. fulvialuna1 disse:

    Post interessante!
    Fino a quando mia figlia aveva circa 5 anni, dopo aver lavato i piedi ero solita asciugarli con il fon proprio per evitare umidità.

  2. Bia Perez disse:

    Gostei das dicas. Abraços

  3. zezaros disse:

    O verão é bom para acabar com o chulé.

  4. revistasmais disse:

    Os pés precisam de cuidados mesmo, nada de chulé.

  5. Sempre Alerta disse:

    Dicas maravilhosas e úteis.

  6. vavarosblog disse:

    Parabéns pelo artigo.

  7. Zezinha disse:

    Todo cuidado é pouco quando se fala em chulé… valeu

  8. Saltibum disse:

    Interessante as dicas.

  9. Fadabela disse:

    Boas dicas!!

  10. Beatriz disse:

    Eu tenho ojeriza a ficar com os pés molhados. Chego ao ponto de comprar outro sapato e meias só pra não ficar com o pé molhado.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.