Viajando com os pequenos: Dicas de como fazer viagens longas com crianças

Viajando com os pequenos: Dicas de como fazer viagens longas com crianças -Pitacos e Achados

Planejando uma viagem em família? Ótimo! Isso é realmente divertido. Mas para garantir o bem-estar das crianças, é preciso ter ainda mais criatividade na etapa de planejamento.

Afinal, os pequenos tendem a ser mais sensíveis em relação a mudanças, sentir mais enjoos e perder a paciência com facilidade, e o papel dos pais é estar preparado com todo o necessário para contornar essa situação.

Sendo assim, veja a seguir algumas dicas de como fazer as viagens longas agradáveis também aos pequenos, e evite ao máximo que imprevistos intervenham nessa experiência.

Tenha sempre um kit de medicamentos para emergências

Devido ao tempo do trajeto, estresse e possíveis instabilidades no voo, os pequenos podem  sentir mal estar durante viagens longas. Para evitar que isso seja um problema, tenha consigo um kit contendo medicamentos mais comuns, como os remédios para enjoo, analgésicos e medicamentos que a criança já costuma tomar.

Além disso, lembre-se que nem sempre o enjoo poderá ser controlado a tempo. Por isso, ter consigo sacos descartáveis, lenços umedecidos e trocas de roupa é uma boa ideia. Afinal, acidentes acontecem.

Viajando com os pequenos Dicas de como fazer viagens longas com crianças - Pitacos e Achados

Garanta que as crianças tenham distrações

Se a ideia é fazer uma viagem de carro, inclua no roteiro o máximo de paradas possível para distrair os pequenos. Permitir que a criança estique as pernas, tome um ar fresco ou até engatinhe um pouco, no caso dos bebês, os ajuda a encarar o percurso com um humor melhor e, assim, é mais fácil seguir viagem.

Contudo, se a viagem é de avião, por motivos óbvios as paradas não serão possíveis. Nessa situação, garanta distrações aos pequenos. Não é preciso comprar brinquedos exclusivos para a viagem. Muito pelo contrário. Dê preferência aos itens que ele já gosta e costuma usar no dia a dia. Por exemplo: tablet com desenhos animados, pelúcias, livros de colorir, videogames portáteis, entre outros.

Além disso, lembre-se que dentro de um avião é preciso tomar cuidado com brinquedos e itens que fazem barulho. Sendo assim, no caso dos tablets e videogames portáteis, certifique-se que a criança use fones de ouvido para não incomodar as outras pessoas.

Leve comidinhas para evitar que a fome seja um problema

Outra coisa que não pode faltar na bagagem de pais prevenidos são os lanchinhos para as crianças. Afinal, esperar que o avião vá servir algo nutritivo e que agrade os pequenos é altamente arriscado. Não sabe o que levar? Veja algumas dicas:

  • Frutas: prefira as que são fáceis de consumir e não fazem tanta sujeira, como a banana, mexerica já descascada, uva sem caroço, morango, maçã picada, melão picado, kiwi para comer de colher, entre outras.

  • Biscoito salgado: biscoitos de polvilho costumam ser os favoritos dos pequenos e a boa notícia é que eles costumam ser menos pesados em condimentos se comparados a outros tipos de biscoito.

  • Suco natural e água gelada: prepare suco natural em casa e encha uma garrafinha para que seu filho também tenha o que beber, além da água, durante a viagem.

Evite comprar sucos de caixinha vendidos no supermercado, pois eles costumam possuir grandes quantidades de açúcar, conservantes e corantes em sua composição. Se não tiver tempo para preparar e tiver mesmo que comprar, dê preferência aos sucos de uva integrais, normalmente vendidos em garrafinhas de vidro.

Viajando com os pequenos Dicas de como fazer viagens longas com crianças - Pitacos e Achados

Tenha paciência e o máximo de compreensão

Mesmo com toda a preparação e planejamento, a criança pode chorar, espernear e ficar manhosa durante toda a viagem. Nesse caso, é preciso que os pais tenham o máximo de paciência e compreensão para que esse tipo de experiência não vire um trauma na vida dos pequenos.

É importante entender que, para eles, é tudo novo. As crianças não têm a paciência de um adulto e, por isso, é impossível esperar que se comportem feito um.

Hospede-se em um lugar adequado para as crianças

Outra dica importante é que os pais precisam incluir as crianças desde a etapa de planejamento da viagem. Isso significa que a hospedagem, o destino e o roteiro devem ser pensados para agradar não só os adultos, mas também os pequenos.

Viajar para uma cidade histórica, como Paris, e ficar em um quarto de hotel de 15 m2, daqueles que ficam bem no centro da cidade, dificilmente vai agradar uma criança. Afinal, depois de passar horas dentro de um avião, ficar dentro de um quarto minúsculo ou visitar museus onde o silêncio é regra, é tudo o que uma criança não quer.

Por outro lado, uma viagem para o sul da Flórida, por exemplo, endereço dos parques temáticos da Disney e da Universal, é algo que por si só vai agradar o pequeno, mas ainda assim, não dá para pecar na escolha da hospedagem.

Viajando com os pequenos: Dicas de como fazer viagens longas com crianças -Pitacos e Achados

O aluguel de casa em Orlando é uma forma popular, principalmente nas viagens em família, de ficar na cidade. Afinal, é possível escolher um imóvel espaçoso, com área de lazer para distrair as crianças e, ainda, dentro de um condomínio – para ter ainda mais segurança.

Pitaco: Gostou das dicas? Então, compartilhe com todos os pais que você conhece e que estão planejando uma viagem em família!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

22 respostas para Viajando com os pequenos: Dicas de como fazer viagens longas com crianças

  1. Maravilhoso!
    Gente tenho um blog sobre maternidade aonde conto desde a gestação até o crescimento do Miguel fora as dicas ! Deem uma olhadinha, VARIAS CURIOSIDADES E DICAS ❤

  2. apitaca disse:

    Dicas mais que valiosas.

  3. zezaros disse:

    Precisamos de muita criatividade mesmo com as crianças na hora de viajar, adorei.

  4. revistasmais disse:

    Adorava viajar quando meus filhos eram pequenos. Suas dicas são ótimas.

  5. Sempre Alerta disse:

    As crianças que me aguardem… A próxima viagem será mais fácil.

  6. vavarosblog disse:

    Ahhhh essas crianças. Como é bom viajar com elas. Parabéns pelas dicas.

  7. Zezinha disse:

    kkk Vou passar as dicas para a minha cunhada.

  8. Saltibum disse:

    Vou seguir todas as dicas. Já passei por cada uma…

  9. Fadabela disse:

    Como é difícil viajar com crianças. Obrigada pelas dicas.

  10. Bia Perez disse:

    Ótimas dicas. Abraços

  11. kagould17 disse:

    All good tips. One of our first long trips with our first child (at 16 months) was to New Zealand. The flight was OK going as we broke it in Hawaii, but returning, we made the mistake of letting him sleep. On the flight, he was wide awake and not happy. He wanted to be entertained. Then we remembered, we had packed a Christmas toy catalogue with us. We puled this out and spent our time looking at it with him. He was happy and so were all the other passengers. You can not simply sit at home until the wee ones grow up. You have to get them used to travel. Cheers. Allan

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.