Dicas de passeio pelos melhores parques de Curitiba

Olá pessoal!!

Todo viajante gosta de saber os pontos turísticos, informações relevantes da cidade que pretende visitar e atrações típicas para aproveitar ao máximo sua estadia nesse local. Além de conhecer a cidade, não pode esquecer de consultar as imobiliárias em Curitiba, para escolher um bom lugar para se hospedar.

Para os turistas que vem para Curitiba, uma das capitais mais belas e arborizadas do Brasil, as milhares de opções disponíveis a se conhecer enchem os olhos de vontade e expectativa.

Entre as principais formas de diversão, cultura e contato com o meio ambiente estão os famosos parques ao ar livre da capital paranaense, inclusive ótima pedida para quem deseja se aventurar e relaxar, atendendo diversas faixas etárias, estilos e gostos.

Desde o mais antigo até o mais famoso. Confira algumas dicas de parques para usufruir de momentos inesquecíveis em Curitiba!

Bosque João Paulo II

Também conhecido como Bosque do Papa, por ter sido visitado pelo Papa João Paulo II no ano de 1980, o parque com características que arremetem a um bosque é uma homenagem aos imigrantes poloneses que chegaram à região.

O espaço é harmonioso e com construções realizadas no final do século XIX, durante a colonização polonesa que posteriormente seriam remontadas no bosque.

O parque traz o diferencial da visita a ambientes caminhados pelo cardeal, o monumento em homenagem a Nicolau Copérnico e vários móveis e utensílios de época utilizado pelos poloneses. O local foi projetado por Burle Max que buscou manter a mata nativa local, permitindo assim um encanto todo particular.

Ainda existe a possibilidade da compra de artesanatos muito bonitos e bem elaborados para quem gosta de levar uma boa lembrancinha para casa!!

Jardim Botânico

Cartão postal da cidade, pode ser considerado um dos melhores parques de Curitiba. Tanto que é nacionalmente e até internacionalmente conhecido por suas estufas metálicas e seus maravilhosos jardins. Aberto ao público em 1991, o espaço é o quarto maior Complexo Botânico do país.

Sendo assim, o terreno pode ser considerado realmente como uma verdadeira unidade gigante de conservação, porém é a queridinha de todos os moradores, se tornando uma das principais atrações da cidade.

Perfeito para passear, correr, caminhar, praticar diversos esportes e brincadeiras por seus gramados, o Jardim Botânico atrai milhares de visitantes ao longo de todo o ano, sendo praticamente uma parada obrigatória de passeio!

Parque Tanguá

Considerado por muitos um dos mais lindos pontos de Curitiba. Localizado em uma área de pedreiras desativadas devido a uma iniciativa de proteger as águas do Rio Barigui, proporcionaram uma maravilha e ponto turístico muito visitado até hoje.

Inaugurado em 1996, o complexo possui churrasqueiras para diversão a toda família, casais e grupos de amigos, com um belo jardim, além dos lagos e cachoeira artificial.

A pedreira também disponibiliza um excelente mirante, ótimo para fotos e realização de passeio agradável que garantem memórias incríveis!  Para completar o parque Tanguá conta com venda de souvenirs e lanchonete.

Parque Tingui

Opção encantadora com ciclovias, áreas verdes e lagos, o parque Tingui é uma bela atração turística que hospeda a sede do Memorial Ucraniano. A localização é uma homenagem, por todos os seus lados, aos imigrantes vindos da Ucrânia, abrigando também a replicação perfeita da igreja ortodoxa de Mallet no interior do Paraná.

Este parque também foi projetado para auxiliar na preservação do Rio Barigui e em seu Memorial é possível explorar e encontrar um universo de conteúdo sobre esse povo e cultura diferente.

Os ovos decorados são um marco desse ponto turístico, chamado “pysankas” (pessâncas), além de ser um ótimo ambiente para um piquenique e caminhadas tranquilas e próximas a natureza.

Quem quiser se hospedar por perto pode procurar por imóveis para alugar em Curitiba, com fácil acesso ao parque Tingui.

Parque Barigui

Esse parque é considerado uma espécie de praia para os curitibanos, pois é o local de encontro nos finais de semana ensolarados, muito convidativo para pedaladas, corridas, caminhadas e prática mais radicais como skate e patins.

O parque Barigui é completo com churrasqueiras disponíveis ao longo de parte de enorme extensão (1,4 milhão de metros quadrados), além do seu maravilhoso lago com tamanho aproximado de 230 mil metros quadrados.

Com sua ótima localização na cidade, o público é atraído por sua bela natureza e por sua excelente estrutura para diferentes atrações como festivais realizados, Museu do Automóvel e muito mais!

Outra dica, não se esqueça de bater uma foto numa bela paisagem em diversos pontos do parque ou perto das capivaras que estão sempre passeando por lá!

Bosque Alemão

Se a sua procura é por um local de conhecimento, um pouco de magia e muita cultura, o Bosque Alemão pode entregar tudo isso em suas mãos para uma grande experiência.

Além da mata nativa, há também a trilha João e Maria que apresenta uma história clássica por meio de seus quadros de azulejo. No meio do caminho a “Casa da Bruxa” traz personagens dos contos para vida real e leitura de livros infantis para a criançada, ficando conhecida como a “Hora do Conto”.

Para fechar esse passeio com chave de ouro na parte mais alta do Bosque se localiza a Torre dos Filósofos, um estupendo mirante para batida de fotos e acompanhado dos gostosos lanches e demais especialidades preparadas em um restaurante tipicamente alemão.

Passeio Público

Não podemos nos esquecer de falar sobre o parque mais antigo e primeiro zoológico de Curitiba! O Passeio Público com toda sua história e tradição bem no centro da cidade possui grande fluxo de turistas e moradores todos os dias do ano!!

Com espaço para lazer, mesas para jogos como xadrez, damas e baralho, além de pista de caminhada e pedalinhos o parque inaugurado em 1886 foi criado com o intuito de drenar um pântano e evitar enchentes nessa época.

O local também é uma fonte histórica da cidade cheio de referencias e apropriações, sendo a principal os portões de entrada que arretem ao Cemitério de Cães de Paris.

Atualmente, o Passeio Público é rota de passagem de muitos pedestres e ciclistas, sendo também sede de Proteção e Conservação da Fauna, abrigando animais de pequeno porte.

Aproveite esse ponto turístico maravilhoso para respirar um ar mais puro, enquanto realiza uma caminhada ou corrida e observa as diferentes espécies de animais preservadas.

Pitaco: Curitiba tem em suas mãos uma enorme variedade de parques, para os mais diversos públicos, portanto a tarefa de escolher o melhor fica para você que deseja conhecer mais desses espaços conectados a natureza e ao ar livre.

Fonte

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Dicas de passeio pelos melhores parques de Curitiba

  1. Sempre Alerta disse:

    Conheci somente o Botânico. É lindo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Saltibum disse:

    Adorei conhecer Curitiba assim. Irei somente nestes lugares lindos. Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

  3. vavarosblog disse:

    Amei os lugares e as dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  4. estevamweb disse:

    Vistei duas vezes alguns destes lugares… agradáveis… lindos… mas, nada se compara aos restaurantes do Santa Felicidade.. Água na boca, ou melhor: massa na boca…

    Curtido por 1 pessoa

  5. Sara Carolina disse:

    Já fui em todos! Amo Curitiba

    Curtido por 1 pessoa

  6. natuurfreak2 disse:

    Prachtig maar Brazilië is met iets te ver op mijn leeftijd

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.