6 dicas para manter seu computador livre de problemas

O computador é hoje item obrigatório em qualquer casa. Em média, uma máquina do gênero tem um tempo de vida, sem apresentar grandes problemas, em torno de três ou quatro anos. É claro que, dependendo da forma como o usuário cuida dele, esse período pode aumentar ou diminuir.

A manutenção preventiva é o melhor caminho para manter os equipamentos funcionando perfeitamente e também prolongar o seu tempo de vida.

Por isso, vale a pena tomar alguns cuidados que, com certeza, vão dar mais durabilidade à sua máquina.

1- Evite deixar o notebook na tomada durante todo o dia

Esse procedimento não é recomendado, pois desgasta a bateria e também pode causar sobreaquecimento do computador. O ideal é deixar o notebook carregar até 80% e depois só voltar a conectá-lo à tomada quando a bateria restante estiver entre 40 e 20% da capacidade.

2 – Cuidado com o sobreaquecimento

As altas temperaturas e falta de ventilação podem danificar os computadores no longo prazo. Procure manter o gabinete afastado no mínimo 10 centímetros da parede, tanto na lateral, traseira e teto. Evite cobrir o gabinete com capas quando estiver com seu computador ligado.

Outro detalhe interessante é evitar manter seu gabinete para PC próximo a paredes que recebem luz do sol diretamente (na parte externa), pois a parede fará a temperatura do ambiente aumentar, principalmente próximo a ela.

3 – Atenção à limpeza

Com o tempo, tanto notebooks quanto gabinetes acumulam poeira, o que prejudica seu funcionamento. Por isso, é recomendado limpar peças como o cooler a cada seis meses.

Até mesmo a própria gordura da pele atinge componentes como teclado e mouse. Portanto, é uma boa ideia higienizar também esses periféricos com certa frequência.    

4- Tenha sempre um antivírus atualizado

Vírus e softwares maliciosos em geral prejudicam o desempenho do computador, causando travamentos, lentidão e perda de dados. Para evitar transtornos, tenha um bom antivírus instalado e lembre-se de atualizá-lo frequentemente. Existem boas opções tanto gratuitas quanto pagas. É importante ressaltar que não se deve usar mais de um antivírus ao mesmo tempo.

5 – Atenção ao desligar

Alguns usuários de notebook, na pressa, costumam desligar o equipamento apertando a tecla Power diretamente. Esse procedimento pode acelerar o desgaste de alguns componentes. O ideal é sempre desligar seu computador por meio do comando do menu iniciar (Windows).

6 – Colisões e raios 

Evite utilizar o computador quando estiver chovendo, pois a tensão elétrica costuma variar muito, e isso pode danificar a fonte de energia do PC. Já as colisões no gabinete podem danificar os discos rígidos, que funcionam a todo vapor dentro do computador.

Pitaco: Com o passar do tempo, é natural que o computador comece a ficar mais lento conforme o HD vai sendo escrito por diversos softwares. Nesses casos, desinstalar programas não usados ou mesmo uma formatação pode ajudar a melhorar o desempenho.

  • Faça uma manutenção preventiva anual com um técnico de confiança.
Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Achado, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para 6 dicas para manter seu computador livre de problemas

  1. biainternauta disse:

    Muito interessante as tuas dicas.

  2. Sempre Alerta disse:

    Aprendendo sempre.

  3. Saltibum disse:

    Aprendi muito.

  4. vavarosblog disse:

    Cuidados e um bom técnico ajuda muito.

  5. Zezinha disse:

    Aprendi muito.

  6. Pipocando La Pelota disse:

    Sempre aprendendo

  7. Ari Donato disse:

    Uma sugestão extremamente sábia: “Faça uma manutenção preventiva anual com um técnico de confiança.”

  8. Francys Oliva disse:

    Acredito que tudo na vida precisa de prevenção para ter um bom funcionamento por longo período. tenha um boa semana para todos 🙂

  9. jrmessi disse:

    …..e 7 – Use um sistema operacional como o Linux…..rsrs

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.