Como cuidar da sua saúde no trânsito

Segundo estimativa da CSA Research, aproximadamente 4 anos e 11 meses da vida de todo indivíduo são passados dentro de um carro. Isso não apenas em caronas, mas também na direção do veículo. Por isso, cuidar da sua saúde no trânsito é tão importante.

Com cuidados simples, o tempo dentro do carro não se tornam um problema para o bem-estar do usuário. Além disso, a atenção ao corpo evita incômodos e mal-estares que poderiam resultar em acidentes.

Ou seja, cuidar da sua saúde no trânsito faz bem para o usuário, mas também para as demais pessoas nas ruas. Para te a ajudar nessa tarefa, de cuidar de si e dos outros, listamos algumas dicas a seguir. Acompanhe!

5 modos de cuidar da sua saúde no trânsito

1. Conforto no assento

Na hora de dirigir, é essencial ter a certeza de que o assento está posicionado da forma correta perante o volante. Mais do que confortável, a posição do banco deve favorecer o alcance dos pedais e as manobras do veículo. Quando o auto estiver parado, seus joelhos deverão permanecer um pouco flexionados.

Somado a estes aspectos, é importante garantir bom apoio para a lombar. Para isso, uma boa solução é fazer a regulagem do banco do carro, ou então utilizar uma almofada. Isso vai evitar a pressão exagerada nas costas e prevenir dores.

2. Controle do volante

Como citado na dica anterior, é importante prestar atenção na posição do motorista frente ao volante. Não apenas em relação ao assento, mas considerando os braços do usuário.

Para evitar dores, os braços do motorista devem permanecer levemente flexionados. Ao mesmo tempo, tenha o cuidado de manter os ombros relaxados, para que as costas e região do pescoço não fiquem pressionadas.

3. Alongamento do corpo

Outra dica eficaz para cuidar da sua saúde no trânsito é realizar alongamentos frequentes. Eles são indicados para antes de começar a dirigir e para logo depois de sair do carro. Em percursos maiores, como em uma viagem de horas, também é importante fazer algumas paradas e alongar o corpo.

Ao realizar alongamentos, o indivíduo relaxa os músculos e previne dores. Especialmente aqueles que recebem grande tensão durante a direção do carro, como os braços e pescoço.

Os movimentos para alongamento do corpo são bastante simples. Você pode, por exemplo:

  • Esticar e flexionar as pernas e joelhos;
  • Elevar os braços e mantê-los esticados por alguns minutos;
  • Flexionar os punhos;
  • Girar os pés; e
  • Esticar o pescoço.

4. Manutenção do carro

Fazer a manutenção do carro vai evitar problemas e acidentes. Já pensou estar dirigindo e uma peça se soltar, por exemplo? Um perigo para o seu bem-estar e o de terceiros! Por isso, tenha a certeza de levar o veículo à oficina de modo periódico.

5. Seguro de carro

Por fim, você pode fazer um seguro de carro. Com essa proteção para o veículo, você terá seus prejuízos ressarcidos caso algum sinistro ocorra, evitando “dores de cabeça”. Além disso, um seguro pode cobrir despesas contra terceiros, sejam elas de danos corporais ou despesas médicas variadas.

Pitaco: Pronto! Agora você já sabe como cuidar da sua saúde no trânsito. Seguindo as nossas dicas, seus 4 anos e 11 meses no carro serão bem mais prazerosos e livres de problemas.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Como cuidar da sua saúde no trânsito

  1. kagould17 disse:

    Timely post with so much summer travel going on right now. One thing not to forget as the driver is to not drive distracted (by devices, by anger, by anxiety). Too many people get on the road and their eyes and minds are not on their driving. Cheers. Allan

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.