Dicas sobre finanças

Olá pessoal!!

O que são finanças?

As finanças são a ciência e a gestão do dinheiro. Dessa forma, abrange todas as estruturas de organização, planejamento e gestão do dinheiro. Seja em casa ou em uma empresa, por vivermos em uma sociedade baseada nos ganhos e gastos, todos precisamos compreender sobre as finanças.

  • Pessoais

As finanças pessoais englobam todo o controle de ganhos e gastos individuais e pessoais. Desde gerir essas movimentações com contas de casa, até os gastos com lazer. Por isso, a ideia de finanças pessoais está diretamente ligada às necessidades financeiras de uma família. Portanto, a gestão financeira de um lar não deixam de ser complexas. Analise suas próprias experiências e perceba que não é fácil calcular os ganhos e gastos de uma casa. Isso porque os cálculos envolvem a completa certeza dos ganhos e a precisão em saber cada gasto. Talvez até estar preparado para um gasto que não estava previsto como o gás acabar ou o chuveiro queimar em pleno inverno! Uma planilha de gastos pode ser muito útil nesse momento! Veja nosso exemplo:

Assim, veja que, sabendo os meus ganhos totais, passo a saber qual o máximo que consigo gastar em cada coisa. Por exemplo, minhas contas são minha prioridade, por isso, essa parte já é um gasto fixo dentro dos meus ganhos. Mas meu lazer pode se adaptar aos meus ganhos. A partir dessa tabela, eu poderia criar outras em que poderia destrinchar cada um dos meus gastos, colocando valores exatos, através das minhas notas e assim por diante…

Sendo que, para além dos gastos com o próprio lar, as finanças pessoais podem incluir poupanças e investimentos também. Desse modo, é importante lembrar que ter uma poupança é sempre muito bom. Mas para uma poupança agregar mais valor à sua vida financeira, é imprescindível que o objetivo da mesma seja e esteja sempre muito claro.

Se sua poupança tem como objetivo os gastos inesperados, pense nas finanças de uma república universitária e chame-a de caixinha! Dessa forma, deposite um valor mensal calculado com antecedência (para que não lhe falte depois) e só use o valor da poupança naqueles casos emergenciais.

Contudo, se para sua poupança o objetivo for o sonho da casa própria, faça seus cálculos e deposite seu valor mensal visando a sua casa. Mas não use esse dinheiro para mais nada!

Portanto, ter uma poupança exige muita disciplina, cuidado e mais cálculos! É muito importante pesquisar muito bem onde abrir uma poupança para que você tenha as melhores taxas de juros, por exemplo. E, por fim, não vá depositar em sua poupança mais do que sua conjuntura financeira permite!

  • Profissionais

As finanças profissionais, geralmente, são próprias das empresas. Por isso, as empresas costumam ter um departamento próprio de finanças – o departamento financeiro.

É nesse departamento que todas as movimentações financeiras da empresa serão estruturadas e geridas. Cuidar dos ganhos e dos gastos, calcular a taxa de lucro, pagar os funcionários, pesquisar quando e onde investir, etc. Tudo isso faz parte do cotidiano de quem faz parte desse departamento dentro de uma empresa.

Entretanto, tudo isso que o departamento financeiro faz, deve ter sempre o objetivo de agregar valor à empresa. É através desse cálculo com os valores agregados que todas as outras projeções serão feitas.É também através desse departamento e dessas análises que os riscos financeiros também serão considerados.

Importância do controle de finanças

A administração financeira deve sempre ocupar um papel de destaque e relevância, tanto nas vidas pessoais e individuais de cada um, quanto nas empresas. Isso porque uma boa gestão financeira pode levar-nos à prosperidade financeira, enquanto que uma má gestão financeira só acarreta em graves consequências nessa área.

É por isso que o planejamento sempre acompanha a gestão financeira. Como já foi dito, jamais devemos gastar mais do que ganhamos. Devemos sempre pensar que para alcançar a prosperidade financeira, devemos sempre pensar nos lucros.

Em uma empresa, isso é crucial. Sendo que na vida pessoal, nem sempre notamos essa importância. E é aí, quando sobram aqueles R$50,00 no final do mês que devemos ser disciplinados e não gastá-los, mas colocar numa poupança ou investir! Tudo isso necessita de boas pesquisas, bons estudos e muito planejamento.

Mas tenha certeza que, tomando conta de suas finanças através de uma boa gestão, poderá levar-lhe à realização de grandes sonhos.

Para se aprofundar um pouco mais neste assunto, convidamos você a ler sobre prosperidade financeira​ no site ​Mente Grande​.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.