Conheça os principais sinais da Síndrome de Burnout

O

Olá pessoal!!

A síndrome de Burnout ou, Síndrome do Desgaste Ocupacional, é uma resposta extrema ao estresse laboral grave e crônico que pode ter repercussões não apenas em nível profissional, mas também pessoal, familiar e social.

Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

Abaixo, apresentamos algumas das principais indicações dessa síndrome:

1. Um dos sinais mais importantes é o esgotamento e a falta de interesse pelo que você está fazendo. Você não está mais animado com seu trabalho

2. Essa falta de entusiasmo muitas vezes leva a uma atitude negativa e até apática. Você já não se dedica.

3. Esse desinteresse leva a um pior desempenho porque você não se preocupa mais em fazer as coisas da maneira certa. Seu desempenho no trabalho diminui.

4. Você sente fadiga e uma sensação geral de exaustão. Isso indica que você está totalmente exausto do seu trabalho.

5. Você passa a ter doenças físicas, como insônia, dor no peito, dores de cabeça, falta de ar, problemas gastrointestinais, muitas vezes você fica com frio. Isso significa que o estresse crônico começou a ter consequências em seu corpo.

O

O que fazer?

•  Aprenda a reconhecer hábitos de pensamento negativo e trabalhe neles sempre que vierem à sua mente.

• Diminua sua carga de trabalho, pois a exaustão ocorre quando você tem muitas tarefas e o que você precisa fazer é aliviar a carga.

• Aprenda a delegar. É importante que você não cuide de tudo por si mesmo e aprenda a delegar responsabilidades de trabalho.

• Finalmente, se necessário, peça ajuda. Converse com alguém de sua confiança sobre o que está acontecendo com você ou procure ajuda de um profissional de saúde mental.

Pitaco: O tratamento da síndrome de burnout inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também são altamente recomendados para ajudar a controlar os sintomas.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Olá! Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Conheça os principais sinais da Síndrome de Burnout

  1. Pingback: Conheça os principais sinais da Síndrome de Burnout — Blog Pitacos e Achados – Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (TCC) – Campinas

  2. superonurb disse:

    Muito bom!!! 👏👏👏

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.