8 dicas para deixar a roupa seca e cheirosa nos dias frios

Com os dias gelados no inverno, deixar as roupas secas e cheirosas após a lavagem é um desafio. As baixas temperaturas dificultam o processo natural de secagem e podem deixar a roupa com mau odor.

Para te ajudar a não sofrer com esse problema, Pitacos e Achados dá dicas para que você nunca mais precise de uma segunda lavagem!

Siga estas dicas:

1. Mantenha o ambiente muito arejado

Nós sabemos que no frio, deixar as janelas abertas não é nada confortável. No entanto, se você quiser que suas roupas fiquem secas e cheirosas, é preciso fazer esse sacrifício, porque a ventilação natural é imprescindível para o processo. A dica é abrir as janelas da lavanderia e fechar a porta.

2. Posicione o varal perto de janelas

O vento direto acelera a secagem. Por isso, as roupas devem ser secas à sombra e ao ar livre ou em ambientes bastante arejados.

Evite os locais onde bate muito sol, pois as fibras, além de queimarem, também desbotam com mais facilidade e acabam ficando enrijecidas. Você pode deixar algumas peças no sol da manhã, por poucos minutos, para facilitar a secagem.

3. Use o ventilador

Em dias chuvosos, úmidos ou quando as janelas não derem conta, aposte no ventilador. Ele funciona apenas para agilizar o processo em dias que estamos com pressa ou que o tempo não esteja ao nosso favor.

4. Pendure as roupas do jeito certo

Nem todas as peças de roupa podem ser penduradas da mesma maneira no varal para secar. O ideal é que as peças de cima, como camisa, paletó, blazer, casaco e vestido, sejam colocadas em cabides. Ao passo que calças, bermudas, saias, shorts e peças de uso íntimo podem ser colocados no varal pelo cós, utilizando pregadores.

E atenção: pendure as peças de maneira simétrica e alinhada, sem sobreposições.  Se a roupa for pendurada com uma ponta mais alta que a outra, há ainda chances de ela pender para um lado e ficar distorcida.

5. Não exagere no sabão

Pode parecer estranho, mas o mau cheiro da sua roupa também pode ser causado sabão. Se utilizado em excesso durante a lavagem, ele acabará deixando resíduos, que, por não serem completamente dissolvidos pela água, resultam em um cheiro pouco agradável nas peças. Por isso, siga à risca as instruções dos rótulos da embalagem e acerte na quantidade!

Evite também pesar a mão no amaciante, cujo cheiro em excesso pode causar irritação no olfato.

6. Mantenhas as máquinas de lavar e secar sempre limpas

Ao longo do tempo, os resíduos de produtos e fiapos de peças de roupa vão se acumulando, podendo, assim, causar o mau odor. Para evitar que isso aconteça é importante limpar com frequência, aproximadamente uma vez a cada dois meses, as máquinas de lavar e secar.

Coloque dois ou três litros de água sanitária no processo de lavagem longo. Depois adicione um litro de vinagre de vinho branco ou maçã e, em um programa curto e com água fria, deixe a máquina fazer todo processo. No final, ela estará limpa e pronta para uso novamente.

E não se preocupe, pois o vinagre possui ácido acético que neutraliza o cloro da água sanitária, inibindo qualquer resíduo que possa danificar outras roupas.

7. Lave com desinfetante específico (como Lysoform), bicarbonato ou vinagre

Colocados juntamente na máquina, eles ajudam a evitar e eliminar o mau cheiro das roupas, pois agem como um adstringente nas moléculas.

Outros produtos como suco de limão e sal marinho não são recomendados, já que contêm substâncias mais agressivas e podem danificar a peças, resultando em manchas e perda de cor.

8. Roupas cheirosas no armário

Depois de todo o trabalho para lavar e secar, ninguém quer perder todo o esforço justamente na hora de guardar as peças. Por isso é muito importante saber como deixar as roupas cheirosas no armário. É bem simples!

● Mantenha o guarda-roupas sempre limpo e conte com a ajuda de produtos de limpeza com ação anti-mofo e também que impedem a umidade, como os desumidificadores. Esses produtos também ajudar ajudar em como tirar o cheiro de guarda-roupa novo.

● Nunca guarde as roupas se elas não estiverem completamente secas.

● Jamais coloque peças de roupas usadas junto com as roupas limpas dentro do armário. Tenha um cesto separado só roupas usadas e que também fique arejadas até a lavagem.

● Coloque saches perfumados nas gavetas e no guarda-roupas.

● Sempre que puder, tire as roupas de inverno e cobertores do armário para arejar. Quando guardar, use sacos plásticos ou capas protetoras para evitar o cheiro de guardado.

Pitacos: Secar bem é fundamental para preservar perfume. Dá uma olhada nessas dicas de secagem:

● Nunca deixe a roupa molhada dentro da máquina para evitar o mau cheiro que vem da umidade. Acabou o ciclo? Direto para o varal!
● Sempre pendure as peças bem esticadas, com bastante espaço entre elas para que o ar possa circular livre.
● Se seu varal é coberto ou fica na área de serviço, abra bem todas as janelas e portas para deixar o espaço bem arejado.

Viu como deixar as roupas cheirosas não é difícil? Seguindo essas dicas, suas peças ficarão perfumadas como recém lavadas por muito mais tempo

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para 8 dicas para deixar a roupa seca e cheirosa nos dias frios

  1. Excelentes dicas para quem precisa secar suas roupas em dias frios! Às vezes pode ser difícil manter as roupas secas e cheirosas quando o clima não colabora, mas com essas dicas ficou mais fácil. Achei interessante o uso de desumidificadores, que podem ajudar a reduzir a umidade do ar e, consequentemente, a secar as roupas mais rapidamente. Além disso, as sugestões para escolher um local adequado para secagem e para usar produtos específicos para deixar as roupas mais cheirosas são muito úteis. Com certeza, seguindo essas dicas, será possível manter as roupas sempre limpas e perfumadas mesmo nos dias mais frios.

  2. Saltibum disse:

    Muito bom!

  3. Alemão disse:

    Valeu!!
    obrigado pelas dicas.

  4. vavarosblog disse:

    Vou seguir as dicas.
    Parabéns

  5. Zezinha disse:

    Dicas ótimas, essenciais.

  6. Juju Bela disse:

    Estava precisando dessas dicas, valeu.

  7. amigablogsite disse:

    Amei as dicas, estava precisando de algumas.

  8. revistasmais disse:

    Ótimas dicas para essa época do ano.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.