3 cuidados que você precisa ter no clima seco

3 cuidados que você precisa ter no clima seco - pitacos e achados

Olá pessoal!!

Todos sabemos que junto com o clima seco vêm diversos problemas, como: irritações do canal respiratório, ressecamento de pele, ardência nos olhos, problemas na voz, entre outras complicações mais graves. Dessa maneira, para manter a saúde em dia é necessário que estejamos atentos a algumas atitudes que podem minimizar ou até mesmo prevenir os problemas causados pelo clima seco. Por isso, separamos 3 dicas para te ajudar a enfrentar o clima seco e poupar sua saúde.

Abuse da hidratação

Pode parecer óbvio, mas a dica mais importante é manter a hidratação em dia. Por isso, é recomendável que seja consumido no mínimo dois litros de água diariamente. É importante ressaltar que o consumo da água deve ser feito durante todo o dia, ou seja, não é eficaz consumir muita água de uma vez só. Isso porque é necessário que a garganta e indiretamente o canal respiratório como um todo, se mantenham úmidos durante todo o dia, para evitar o ressecamento e irritações.

Além disso, a pele pode precisar de uma hidratação extra, pois muitas vezes o consumo de água não é o suficiente. Lembre-se de utilizar cremes hidratantes, principalmente após o banho e em áreas mais secas, como cotovelos e joelhos. Assim, evita-se que a pele resseque e cause irritação.

Outro local que muitas vezes precisa ser hidratado e não sabemos como é o nariz. Para acabar a ardência e o incômodo ao respirar é recomendada a aplicação de soro fisiológico de duas a três vezes ao dia. Isso manterá suas vias respiratórias limpas e hidratadas, livres de problemas.

Deixe os ambientes limpos

Essa dica é importante não só para pessoas alérgicas, mas também para aqueles que sofrem com o clima seco: mantenha todos os ambientes da casa limpos. Isso porque fungos, ácaros e outros micro-organismos aumentam com esse clima, podendo trazer problemas respiratórios, principalmente para crianças e idosos.

Uma medida simples é passar panos úmidos nos móveis e também no chão. Esse cuidado é importante para manter longe a poeira que ainda fica ao varrer a casa. Outra medida muito eficaz é colocar travesseiros e cobertores ao sol. Isso fará com que ácaros e outros micro-organismos presentes morram e não tragam irritações para as vias respiratórias.

Utilize alternativas artificiais para manter os ambientes úmidos

Por fim, a tentativa de manter os ambientes úmidos artificialmente são muito bem-vindas. Uma das alternativas é manter nos ambientes da casa bacias com água ou até mesmo panos úmidos. Isso ajudará a aumentar a umidade do ar, principalmente durante a noite.

Outras opções muito eficazes são os vaporizadores e umidificadores de ar. Lembre-se sempre de manter a água desses aparelhos limpas, evitando maiores danos à saúde. Além disso, o cuidado com o excesso de umidade também deve ser evitado, principalmente em dias sem sol. Ambientes muito úmidos fazem com que surjam outros problemas, como mofo e o bolor, prejudicando igualmente a saúde.

Pitaco: Com essas dicas você verá que ficará muito mais fácil manter-se com saúde mesmo no tempo seco. Lembre-se sempre de procurar médicos otorrinos especialistas caso problemas sérios surjam. Cuidar da saúde respiratória é importantíssimo para viver bem no clima seco! 

 

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para 3 cuidados que você precisa ter no clima seco

  1. apitaca disse:

    Sempre tomo esses cuidados.

  2. Saltibum disse:

    Ótimo Pitaco, parabéns.

  3. amigablogsite disse:

    O clima seco acaba comigo.

  4. Essa época do ano é mesmo traiçoeira. Gostei das dicas!

  5. natuurfreak2 disse:

    Goede tips
    .Bedankt
    .Fijn weekend
    Marylou

  6. trilegalblog disse:

    Todo cuidado é pouco. Boas dicas.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.