13 utilidades surpreendentes do amaciante

Olá pessoal!!

Alguns produtos seguem a linha daquela antiga publicidade “mil e uma utilidades”. E é muito bom ter essa possibilidade, ter 3 em 1, nos tempos de hoje, pode representar uma boa economia ou simplesmente, um boa maneira de resolver vários problemas com uma única solução.

A primeira utilidade do amaciante, todos nós conhecemos, é aquela de amaciar, como o próprio nome sugere e também de deixar perfumadas as roupas. Porém, dá para usar o produto para outras coisas. Quais? Descobrimos bem 13 utilidades para o produto: tirar manchas, limpar piso de cerâmica e vidros e até dar brilho nos azulejos, entre outras coisas.

O amaciante é assim tão versátil porque ele possui na sua fórmula um componente chamado “sal quaternário de amônio”, que se trata de um excelente fixador de perfume e melhor ainda, como hidratante. Também é possível encontrar, não em todas as marcas, o silicone, que tem uma ótima função de lubrificante. Ele é capaz de criar uma película nos móveis evitando a poeira.

1. Polir suas janelas

Se suas janelas estiverem sujas ao ponto de que até mesmo o limpador de janelas é inútil, tente amaciante de roupa. Despeje um pouco de amaciante nas manchas, limpe com um pano e veja a rapidez com que as manchas das janelas desaparecem.

2. Limpar pelo de animais

Experimente este próximo truque para se livrar do pelo de seu animal que parece grudar em todas as superfícies imagináveis: em um borrifador, misture água e amaciante em uma proporção de 2:1, pulverize a solução em locais onde você encontrar pelos.

3. Limpar panelas queimadas

Para que a sua panela brilhe mais uma vez, basta enche-la com água e pingar algumas gotas de amaciante também. Deixe descansar por cerca de uma hora e enxague. A comida queimada e as manchas pretas desaparecerão antes que você perceba.

4. Mantenha os insetos longe

A fim de manter os insetos longe da sua casa, encha um frasco de spray com água e adicione algumas gotas de amaciante. Pulverize a solução nas áreas em que você sabe que os insetos entram ou se juntam. Os bichos ficarão longe por causa do cheiro forte dos amaciantes.

5. Livrar-se de manchas de água e sabão

Para limpar marcas de água e manchas de sabão, simplesmente pegue um pano seco, mergulhe-o em um pouco de amaciante de roupas e esfregue-o sobre as áreas manchadas. Aguarde alguns minutos até secar e passe um pano molhado.

6. Remover os maus odores de seus tapetes

Se seus carpetes absorverem os maus odores, tudo o que você precisa fazer é misturar um pouco de amaciante e água em um borrifador e borrifar seus tapetes com a solução. Fazendo isso, você vai se livrar do mau cheiro imediatamente!

7. Limpeza do banheiro

Usar amaciante no banheiro ajuda a manter os azulejos, piso, vaso sanitário, pia e balcão mais limpos e perfumados. Para utilizar o amaciante no banheiro, basta diluir um pouco do produto na água com álcool e aplicar nas peças com um pano umedecido.

8. Ambientes aromatizados

Para deixar o ambiente aromatizado por horas, principalmente quando a visita está prestes a chegar, aplique o amaciante no piso e nas portas da sala ou do quarto. Para isso, basta dissolver um pouco do produto em um litro de água, umedecer um pano e aplicar por todo o ambiente. Outra ótima dica é borrifar no ar a mistura para manter o ambiente com aroma por mais tempo.

9. Lustra-móveis perfumado

Para retirar o pó dos móveis, aposte no amaciante. Além de limpar toda a sujeira, ele tem o poder de afastar o pó por dias, pois cria uma película protetora sobre os móveis. O amaciante pode ser usado na madeira, na pia da cozinha e do banheiro, no fogão e também nos eletrodomésticos.
O amaciante também é muito eficaz para retirar manchas e marcas nos móveis deixadas pelo óleo de peroba. Para transformar o amaciante em um lustra-móveis, basta diluir o produto em água e aplicar nos móveis com um pano macio e que não solte fiapos.

10. Para alargar o sapato

Se estiver apertando o pé, coloque uma pequena quantidade do amaciante em cima do local que está incomodando. Deixe por um tempinho antes de calçar o sapato e tire o excesso com um papel.

11. Antimofo

Dissolva uma tampa de amaciante em um litro de água, passe essa mistura com uma flanela em todo armário. Além de deixar um perfume gostoso, acabará com o mofo.

12. Remova papel de parede velho

Misture uma tampa de amaciante com 1 litro de água, e passe a solução com uma esponja no papel de parede. Espere agir por 20 minutos, depois raspe a superfície do papel.

13. E claro, não deixe de usar amaciante para passar roupas

O produto tem tantas utilidades, mas não podemos esquecer daquela principal, amaciar as fibras dos tecidos. Além de usar o amaciante na lavagem das peças, você pode fazer uma mistura e colocar dentro de um borrifador e usá-la na hora que estiver passando roupas. A mistura é simples: 1 litro de água com uma medida de amaciante (da tampa do produto).

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Utilidade e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para 13 utilidades surpreendentes do amaciante

  1. apitaca disse:

    Super legal! Valeu

  2. Pingback: Amaciante de que?!? – Um canceriano sem lar.

  3. trilegalblog disse:

    QUE LEGA, ADOREI.

  4. amigablogsite disse:

    Gostei muito das dicas. Vou usar sempre agora.

  5. #lerehbom... disse:

    Gostei….valeu…..

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.