Entenda a importância do ócio no nosso dia a dia

Olá pessoal!!

Difícil encontrar alguém que não considere a sua vida corrida ou mesmo estressante, principalmente se vive em uma grande cidade. Afinal, é tanta coisa para dar conta que o tempo livre parece ser um sonho distante. O problema é que, quando um horário disponível existe, as pessoas o gastam com alguma atividade, seja ela de lazer ou não. Mas você sabia que o completo ócio pode sim, ser muito benéfico?

Ócio traz autoconhecimento

Para a psicóloga Michelle Lage, o ócio cumpre não apenas uma função psicológica, como também social. Isso porque ele ajuda na nossa reposição física e mental, permitindo não apenas uma conexão melhor com nós mesmos como também nos auxilia a equilibrar a nossa vida. Ela também afirma que a urbanização intensa acabou empobrecendo o autoconhecimento de cada um, e por isso praticar o ócio – isto é, não fazer absolutamente nada por algum tempo – é tão importante.

A vivência de ócio não é determinada pela atividade que desempenhamos (ou deixamos de desempenhar), nem pelo tempo, nível econômico ou formação de quem a vivencia, mas está relacionada com o sentido atribuído por quem a vive. Vivenciar o ócio diz respeito a algo que é de cada um consigo mesmo, à nossa conexão com nossas necessidades, vontades, pensamentos e sentimentos.

Pessoas agitadas podem (e devem) praticar o ócio

Para ter o ócio completo é preciso se desligar, seja das redes sociais ou de outros meios que possam te distrair e levar a sua mente para outros lugares. Mas sim, falar é mais fácil que fazer, ainda mais porque algumas pessoas possuem uma personalidade mais agitada, e por isso teriam mais dificuldade em conseguir não fazer nada de fato. Se esse é o seu caso, saiba que o ócio é ainda mais importante na sua vida.

Na maior parte das vezes a agitação e a aceleração vêm de uma demanda externa que as pessoas tomam para si. Nestes casos, o ócio pode ser um ótimo aliado, pois permite a conexão das pessoas com seus próprios ritmos e uma desconexão temporária do ritmo externo. De todo modo, a forma como as pessoas se deixam levar pela agitação externa e a função da agitação mental na vida de cada um são questões muito subjetivas, que variam de pessoa para pessoa. Assim, processos de autoconhecimento (como terapia, meditação e prática de exercícios físicos) podem ajudar a compreender melhor o que ocorre em cada caso e pensar em possíveis soluções.

Tempo dedicado ao ócio varia de pessoa para pessoa

Outra questão importante é saber se existe um tempo específico para se dedicar ao ócio. Afinal, será que 5 minutos antes de dormir são suficientes? Ou é preciso uma meditação de meia hora? A verdade é que não existe uma regra, como ressalta Michelle Lage. “Ócio tem a ver com autorregulação, de forma que o seu tempo é subjetivo, já que é determinado pela necessidade de cada um. Algumas pessoas precisam de mais tempo, outras de menos”, afirma.

Ócio não deve ser associado à preguiça ou à procrastinação

Ao pensar em “não fazer nada” é comum que muitas pessoas pensem que o ócio tem a ver com preguiça ou procrastinação. Afinal, essas características estão associadas ao famoso “deixar para depois”, o que pode de fato se relacionar ao “não fazer nada agora”. Ainda assim, é importante fazer uma diferenciação. Afinal, no caso do ócio, o tempo está sendo dedicado a fazer algo: se desconectar do mundo para se reconectar com o seu eu. Ainda assim, Michelle Lage afirma que é dever de cada um perceber o quanto ele está sendo positivo ou se está realmente se tornando uma desculpa para não fazer nada.

“Assim como em muitos assuntos relacionados à saúde, o que diferencia algo que nos trará benefícios ou malefícios é a dose, a quantidade. Com o ócio não é diferente. ‘Como sabemos até que ponto é ócio saudável ou procrastinação?’ é uma pergunta que pode se comparar a ‘Como sabemos que queremos ir embora de um evento?’, ou ‘Como sabemos quanto tempo de sono é suficiente?’. Mais uma vez não existe fórmula exata. Saber quanto tempo é suficiente para cada um de nós tem a ver com autoconhecimento, com podermos nos conectar com nossos sentimentos, nossas vontades e necessidades”, finaliza a psicóloga.

Fonte: conquistesuavida

Pitaco: O tempo hoje é um bem precioso, e ficar sem fazer nada pode parecer desperdício. É necessário mudar essa mentalidade e entender a importância do ócio.

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Entenda a importância do ócio no nosso dia a dia

  1. apitaca disse:

    Como isso é bom!

  2. trilegalblog disse:

    Isso é muito bom, recomendo também.

  3. acreditar2017 disse:

    Muito importante mesmo.

  4. amigablogsite disse:

    Preciso criar este hábito já. Adoreiiii

  5. macalder02 disse:

    Hoje essas recomendações vêm como uma luva porque vivemos uma vida agitada e sem tempo para pensar em nós mesmos. Um bom post para não parar de ler com atenção. Uma grande ajuda

  6. natuurfreak2 disse:

    Af en toe moet je de knop omdraaien en alleen tijd voor je zelf vrij maken en daar niet van af stappen.Voor mij zijn natuurwandelingen de uitkomst

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.