Morar sozinho: e agora? Veja algumas dicas para nunca passar aperto

Morar sozinho - dicas - pitacos e achados

Tomar grandes decisões nunca será a tarefa mais fácil do mundo. Ter  que enfrentar as mudanças que acontecem na vida ao longo do tempo pode trazer os sentimentos de medo e insegurança.

Junto à isso, quanto mais velhos ficamos, novas responsabilidades também vão aparecendo. Por isso, tomar a decisão de ir morar fora, por exemplo, longe no conforto dos pais e, muitas vezes, da cidade que você sempre morou, pode ser assustador.

No entanto, é realidade também que – na maioria das vezes – se mudar acaba não sendo uma decisão sua, e sim uma necessidade. Por isso aqui vão algumas dicas de como conseguir ter uma vida confortável e segura morando sozinho:

Planejar o dia a dia

Quando se mora sozinho, é muito fácil se perder durante as diversas tarefas que precisam ser feitas. Criar seu próprio calendário de compromissos e tarefas (seja de estudo ou de trabalho) é muito importante para que nada seja deixado de lado e acabe de trazendo problemas.

Além disso, é muito importante que exista uma organização em relação às coisas que devem ser feitas na casa, tanto de limpeza quanto de compras. Fazer uma lista dos alimentos que precisam ser comprados e determinar dias de faxina e organização da casa podem fazer a diferença!

Criar uma rotina de organização e pagamentos

Esquecer de pagar alguma conta ou ficar sem dinheiro no fim do mês pode ser um dos maiores medos de quem vai morar sozinho. Parece ser difícil, mas tudo pode ser resolvido com um bom planejamento.

Assim como as tarefas e compras, anotar as datas de vencimento das contas da casa (luz, água, aluguel etc) e já separar o dinheiro destinado à elas pode trazer uma maior garantia e segurança para sua vida financeira.

Outra grande dica que pode fazer a diferença é a elaboração de uma planilha com todos os seus gastos mensais e a quantidade de dinheiro que você tem disponível no determinado mês, Visualizar toda a movimentação de dinheiro faz com que você tenha mais noção do quanto pode ou não gastar.

Ter telefones para qualquer tipo de emergência

Parece bobeira, mas ter na sua lista de discagem rápida alguns números telefônicos pode te ajudar nas horas de maior apuro. Segue a lista de alguns deles:

Amigo ou parente próximo

Ter o telefone de algum parente ou amigo que more perto de você pode ser muito importante, pois em qualquer situação de emergência, essa pessoa poderá te ajudar de forma mais rápida.

Outra coisa que pode valer muito a pena, é tentar fazer amizade com seus vizinhos. Se algo de estranho acontece na vizinhança, eles também estarão por perto.

Telefones de emergência

É muito importante que você tenha, e até decore, os telefones de emergência. Todos eles atendem no perímetro nacional e podem te ajudar em situações mais complicadas. São 3 deles: polícia militar (190), SAMU (192) e bombeiros (193).

Advogado

Pode parecer estranho, mas quando se mora sozinho, alguns problemas burocráticos podem aparecer ao longo do tempo. Ter o número de um advogado ou escritório de advocacia de confiança, que esteja o mais próximo de você pode te ajudar com problemas jurídicos diversos, como problemas de pagamento de contas ou com algum tipo de compra feita, problemas contratuais etc.

E, por fim, uma última dica: acostume-se com a solidão. Uma das maiores vantagens de morar sozinho é a possibilidade de criar maior responsabilidade e aprender a lidar sozinho com algumas dificuldades que a vida vai te trazer. Além do mais, isso fará com que você aprenda muito mais com você mesmo, entendendo seus limites.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para Morar sozinho: e agora? Veja algumas dicas para nunca passar aperto

  1. mauroms disse:

    Gosto muito das tuas dicas postadas aqui no teu blog.

  2. Oi. Quando você diz para se acostumar com a solidão, na verdade é, se acostume com o silêncio. Solidão é o sentimento de quem não quer ficar a sós, é negativo. Para quem quer morar sozinho estar só e em silêncio é imprescindível.

  3. Ju Matos disse:

    Adorei as dicas!

  4. natuurfreak2 disse:

    Geef zulke dingen tijd maak gebruikvan deze tips en het zal wel loslopen

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.