Wellness: tendência de estilo de vida

Você já ouviu falar sobre wellness? Esse termo em inglês, que significa bem-estar, traz consigo uma definição bem mais ampla e completa do que a tradução da palavra pode denotar.

O número de adeptos – e interessados – pelo wellness cresce a cada dia e deve se manter assim por muito tempo, já que os benefícios proporcionados por essa escolha são capazes de melhorar consideravelmente a vida de uma pessoa em praticamente todos os seus aspectos.

Entenda melhor o que está compreendido nesse mundo do bem-estar, quais são as áreas em que ele atua e como pode lhe ajudar em seu dia a dia.

O que é wellness?

É um processo ativo de tornar-se consciente e tomar decisões com o objetivo de ter uma vida saudável, completa e realizada. Muito além de estar livre de doenças e problemas, é um processo dinâmico de mudança e crescimento que pode ser seguido por todas as pessoas, independentemente de idade, condição financeira ou qualquer outro critério.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades.

Já na opinião do National Wellness Institute (Instituto Nacional do Bem-Estar, que existe há mais de 40 anos), é um processo consciente, auto-dirigido e evolutivo para que seja possível alcançar todo o potencial.

O viés da explicação pode variar um pouco, mas percebe-se que a definição de wellness é uma vida saudável em todos os aspectos, o que resulta em uma experiência diária simplesmente incomparável.

De acordo com o Global Wellness Institute, o mercado mundial de bem-estar chegou ao valor de US$ 3,7 trilhões em 2015, equivalente a mais de US$ 10 bilhões por dia, número que chama muito a atenção.

O “2018 Wellness Trends”, da mesma entidade, aponta que empresas com um alto nível de felicidade apresentam um aumento de 37% nas vendas, 31% na produtividade, 300% na inovação e 10% na satisfação dos clientes, ou seja, seus benefícios podem ser sentidos até mesmo no mundo comercial.

Wellness tendência de estilo de vida - blog pitacos e achados 2

Quais são as áreas do wellness?

Depois de perceber, através de números e estatísticas, o quão poderoso é esse conceito, é importante entender as 8 dimensões do bem-estar, que são as seguintes:

  • Bem-estar emocional: relacionado à compreensão dos sentimentos e ao ato de lidar de maneira eficiente com o stress. Deve-se prestar atenção ao cuidado próprio, relaxamento, redução do nervosismo e desenvolvimento de recursos internos para poder aprender e crescer com cada experiência.
  • Bem-estar ambiental: inspira a viver um estilo de vida que respeita o que está ao redor. Esse reino encoraja a viver em harmonia com a Terra ao desempenhar ações que possam protegê-la. Todos podem fortalecer sua consciência ambiental ao prestar mais atenção ao meio ambiente e em suas necessidades.
  • Bem-estar financeiro: envolve o processo de aprender como gerenciar com sucesso as despesas financeiras. O dinheiro possui um papel muito importante na vida, e não ter o suficiente (através de seu uso inadequado) pode impactar a saúde tanto quanto o desempenho acadêmico. O stress financeiro é comumente considerado como uma fonte de ansiedade, exaustão e medo para as pessoas.
  • Bem-estar intelectual: relacionado à presença de uma mente aberta ao encontro de novas ideias, bem como à continuidade de expansão dos conhecimentos. Tem papel fundamental em uma participação escolar, cultural e comunitária ativa.
  • Bem-estar ocupacional: diz respeito a aproveitar seus esforços ocupacionais e apreciar suas contribuições. Essa dimensão do bem-estar convida as pessoas a terem mais satisfação pessoal e enriquecimento na vida através do trabalho.
  • Bem-estar físico: relacionado à manutenção de um corpo saudável e que procura por cuidados quando necessário. Está estritamente relacionado à prática de exercícios, boa alimentação e sono equilibrado, além de se manter sempre atento aos sinais de doenças e procurar por profissionais da área da saúde sempre que preciso.
  • Bem-estar social: ajuda a desempenhar papéis sociais de maneira eficiente e confortável, o que cria uma poderosa rede de suporte. Essa dimensão permite não apenas se relacionar melhor com os outros, mas também ajuda nos relacionamentos amorosos.
  • Bem-estar espiritual: permite desenvolver um conjunto de valores que ajuda a procurar por um significado e um propósito na vida. A espiritualidade pode ser representada de muitas maneiras, como relaxamento ou religião. Estar bem espiritualmente é sinônimo de conhecer os recursos que podem ser usados para lidar com o que acontecer na vida cotidiana.

Wellness tendência de estilo de vida - blog pitacos e achados3

Como melhorar o bem estar nas mais variadas áreas?

A palavra-chave quando se fala sobre isso é persistência. Afinal de contas, são 8 áreas da vida, diferentes, embora correlatas, ou seja, o que acontece em uma pode influenciar diretamente na outra.

Cada dimensão do wellness precisa ser exercitada diariamente para que se encontre o equilíbrio necessário para levar uma vida saudável. Certas pessoas têm mais facilidade com determinadas áreas do que outras, mas isso faz parte do processo.

Também é interessante observar que algumas dimensões, como físico, emocional, espiritual, financeiro e intelectual, podem ser consideradas como mais introspectivas, ao passo que social, ocupacional e ambiental demandam a interação com outras pessoas, atividades, comportamentos e situações.

É preciso ter paciência e perseverança, já que o processo é contínuo e progressivo, mas é certo que vale muito a pena investir no desenvolvimento das áreas do bem-estar, o que é capaz de tornar sua vida ainda melhor.

Busque crescer em cada dimensão do wellness!

Manter um alto nível de bem-estar é crucial para viver uma vida melhor, já que tudo o que fazemos e as emoções que sentimos se relacionam com o conceito de wellness, e a recíproca também é verdadeira, o que forma um círculo vicioso.

Quem adota ações, atitudes e comportamentos em prol do bem-estar pode ter menores níveis de stress, diminuir as chances da ocorrência de doenças e assegurar interações mais positivas com os acontecimentos da vida, ou seja, o processo é totalmente vantajoso.

Busque atividades que possam desenvolver suas dimensões do bem-estar, como meditação para o espiritual, estudo para o intelectual, academia terceira idade ou de outras faixas etárias para o físico e tudo o que tenha potencial de lhe fazer bem. Assim, você poderá se tornar o mais novo adepto do wellness e comprovar todos os seus benefícios!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

15 respostas para Wellness: tendência de estilo de vida

  1. Pingback: Wellness: tendência de estilo de vida | Blog Pitacos e Achados

  2. amigablogsite disse:

    Muito interessante.

  3. Há muitas dúvidas quanto as diferenças entre Wellness e Wellbeing. Esta matéria é excelente, abrangente e oferece informações tão consistentes sobre o wellness, que permite o claro discernimento entre ambos. Obrigada pela riqueza de detalhes!

  4. natuurfreak2 disse:

    Het us altijd wat zoeken en afwegen om te vinden wat wellnes voor je betekent.Voor mij is dat wandelen en in de natuur opgaan en een heerlijk warm bad voor anderen is dat mischien sauna of een massage.Ieder moet het uitzoeken voor zich zelf

  5. estevamweb disse:

    Excelente texto… dicas claras e didáticas… obrigado por partilhar.

  6. Não sei não. Existem muitas receitas sobre o “Bem Estar” e como se deve levar a vida. Será que o segredo não seria aceitar os males? Eu acho que o problema do bem estar está mais com a falta de preparação para enfrentar frustrações do que em si um modelo de vida ruim.

  7. Diario de uma qawwi disse:

    Gostei. As vezes não nos apercebemosos dos benefícios que um equilíbrio no bem estar físico e emocional podem trazer. Exercícios e meditação fazem tremenda diferença para aliviar o stress e no welness a que você se refere.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.