4 dicas para envelhecer melhor

4 dicas para envelhecer melhor - blog pitacos e achados a

O Brasil é um país que envelhece cada vez mais. Segundo o censo realizado em 2010, a população jovem diminui enquanto a população mais velha tende a aumentar cada vez mais, sendo que cresceu de 8,57% para 11,16% comparado ao último censo. Atualmente, o país com a população mais velha é o Japão, a estimativa é que em 2025 o Brasil ocupará o sexto lugar.

Envelhecer não precisa ser um grande temor a ponto que medidas sejam tomadas para retardar o envelhecimento, apenas adotar certas precauções torna o processo mais tranquilo e prazeroso. A genética é responsável por 25% no modo como envelhecemos, o resto depende dos hábitos que temos durante a vida e aqui vão 4 dicas para um envelhecimento mais saudável.

1- Tenha uma boa alimentação

4 dicas para envelhecer melhor - blog pitacos e achados

Alimentos ricos em sódio, açúcares e gorduras saturadas são responsáveis por uma maior incidência de doenças como hipertensão, obesidade, diabetes, infartos e derrames. Invista em uma alimentação e produtos que são aliados para uma vida mais longeva. Segundo cientistas da Universidade Park, oleaginosas como nozes e castanhas ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas entre 25% e 39%, se consumidos ao menos cinco vezes por semana. O sucesso do alimento se dá devido a presença do Ômega 3, também pode ser encontrado nos peixes, e segundo professores da Universidade de Cardiff, pacientes que já tinham problemas cardíacos e consumiam peixe pelo menos uma vez por semana diminuíram em 29% o risco de apresentar problemas novamente.

2- Pratique exercícios físicos

4 dicas para envelhecer melhor - blog pitacos e achados 1

Segundo estudos da Universidade de Estocolmo, a presença da obesidade diminui a expectativa de vida. Além de prevenir a obesidade, a prática de exercícios ajuda a fortalecer os músculos, auxilia no combate de doenças comuns em idade avançada como a osteoporose e o diabetes e ajuda no equilíbrio, o que diminui o risco de quedas. A prática de exercício lhe trará melhor controle do seu corpo, independência e auto estima.

3- Convivência em sociedade

Childlike seniors superheroes giving a high five

Segundo pesquisas da universidade americana de Brigham Young, a solidão é um fator importante e que afeta a qualidade de vida das pessoas mais velhas. Segundo o estudo, idosos com uma boa e constante relação de convivência com familiares e amigos aumentam em 50% sua expectativa de vida.

4- Controle de doenças

4 dicas para envelhecer melhor - pitacos e achados blog

Mantenha seus exames em dia e visite seu médico ou especialista de confiança com frequência. Muitas das doenças que acometem os idosos podem ser prevenidas com a adoção de um estilo de vida mais saudável e medidas de precaução.

Realização: Planos de Saúde

 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para 4 dicas para envelhecer melhor

  1. Pingback: 4 dicas para envelhecer melhor — Blog Pitacos e Achados | OXITERAPIA

  2. Bia Perez disse:

    Sem dúvida coisas que podem melhorar e muito nossa saúde. Obrigada pelas dicas. Bjs

  3. vileite disse:

    Parabéns pelo excelente texto !

  4. mauroms disse:

    Já fiz pilates e preciso voltar a fazê-lo.

  5. pabloheller disse:

    Parabéns pela escolha e pela abordagem do tema. Fantástico.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.