13 benefícios do chá de sabugueiro para a saúde

Os Benefícios do Sabugueiro são diversos, pois ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o sabugueiro é uma fruta da árvore mais velha que tem sido usado por vários séculos em países como Europa, Ásia Ocidental, América do Norte e África do Norte como um remédio popular. Sabe-se que possui muitas propriedades medicinais e tem sido usado eficazmente para diminuir o colesterol, melhorar o sistema imunitário, melhorar a visão, e tratar constipações, gripe, tosse e infecções.

O efeito terapêutico do sabugueiro é atribuído, principalmente, à presença de elevados níveis de flavonoides antioxidantes. O sabugueiro cozinhado é usado como um agente aromatizante em produtos alimentares e vinho. Eles também são usados para fazer geleias e tortas. No entanto, o sabugueiro cru e outras partes do sabugueiro são venenosos.

Valor nutricional do Sabugueiro

Sabugueiro é uma fonte abundante de saúde. Como mencionado antes, contém quantidades muito elevadas de antocianina, que é um poderoso antioxidante que lhe confere a cor escura. 

O sabugueiro é uma boa fonte de vitaminas, como a vitamina A, vitamina C e vitaminas do grupo B, como tiamina, niacina, riboflavina, ácido fólico, vitamina B6 e vitamina B12. É também uma fonte muito boa de diversos minerais essenciais tais como cálcio, magnésio, ferro, potássio, fósforo, cobre, zinco e selênio. Comer sabugueiro pode fornecer uma boa quantidade de ácidos ômega-3 e ômega-6, que são extremamente importantes para a sua saúde.

O seu nome cientifico é Sambucus nigra e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

Veja também: 9 dicas de chás para deixar a sua semana incrível

A bebida preparada à base da planta medicinal está associada aos seguintes benefícios: 

  • Fonte de nutrientes: o sabugueiro é composto por nutrientes como potássio, carboidratos, gorduras, fibras, proteínas, sódio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio magnésio e ferro.
  • Ação antioxidante: o chá de sabugueiro possui substâncias antioxidantes, que combatem as ações dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são compostos maléficos que causam problemas de saúde como doenças cardíacas, câncer e derrame.
  • Combate ao envelhecimento: os antioxidantes, assim como os flavonoides e antocianinas presentes na bebida, trazem proteção às células do organismo, podendo reduzir a degeneração celular, diminuindo os efeitos do envelhecimento no corpo.
  • Sistema imunológico: devido ao fato de ser rico em vitamina C, o chá de sabugueiro contribui com o fortalecimento do sistema imunológico.
  • Outros benefícios da vitamina C: o nutriente encontrado em abundância no sabugueiro ainda é importante para a saúde da pele, para os vasos sanguíneos, os tendões e os ligamentos.
  • Auxiliar no tratamento de problemas de saúde: a bebida pode contribuir com o tratamento de diversas condições como: gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, problemas respiratórios, feridas, abcessos (bolsa de pus que se acumula em tecidos, órgãos ou espaços do corpo), problemas renais, hemorroidas, espasmos, litíase urinária (formação de cálculos no sistema urinário), nefrite (inflamação no rim), queimaduras, acúmulo de ácido úrico e reumatismo.
  • Combate ao inchaço: por possuir propriedades diuréticas, o chá de sabugueiro combate ao inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação de excesso de líquido por meio da urina. Entretanto, é importante não exagerar no seu consumo e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e sofrer o risco de ter uma desidratação.
  • Ação cicatrizante: o chá de sabugueiro possui propriedades cicatrizantes, ou seja, colabora com os processos de cicatrização no corpo humano.
  • Efeito depurativo: isso significa que ele atua como um desintoxicante, contribuindo com a eliminação de toxinas encontradas e acumuladas no organismo.
  • Ação laxativa: possui propriedades laxantes que podem auxiliar a aliviar a prisão de ventre.
  • Dotado de propriedades antibacterianas e antivirais: que estimulam o funcionamento do sistema imunológico e ajudam a aliviar algumas alergias.
  • Artrite: as flores do sabugueiro podem colaborar com a diminuição do inchaço e dar dores na articulação que surgem em decorrência da artrite.
  • Outras propriedades benéficas: o sabugueiro ainda é dotado de propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.

O bolo do casamento real foi feito com xarope de sabugueiro, extraído de árvore da residência da rainha Elizabeth. Além de ter ficado lindo incorporou “os sabores brilhantes da primavera”.

Veja também: 12 chás que ajudam no emagrecimento!

Pitacos: 

  • A ingestão em excesso das flores do sabugueiro pode causar complicações gastrointestinais como náusea e diarreia. A bebida pode trazer reações alérgicas como efeitos colaterais. Caso experimente algum problema do tipo ao ingerir o chá, busque ajuda de um médico o mais rápido possível.
  • Tenha em mente que mesmo os remédios naturais, como o chá de sabugueiro, devem ser utilizados sob orientação médica. Assim, caso tenha algum dos problemas de saúde mencionados na lista dos benefícios da bebida, consulte antes o seu médico de confiança para saber se o chá é indicado para você e se não lhe fará mal.
  • Caso esteja fazendo uso de qualquer tipo de medicamento, também vale a pena consultar o médico para saber se não há risco de interações entre o remédio e o chá de sabugueiro.

 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para 13 benefícios do chá de sabugueiro para a saúde

  1. Pingback: 13 benefícios do chá de sabugueiro para a saúde — Blog Pitacos e Achados – Diversão construtiva

  2. amigablogsite disse:

    Fiquei com muita vontade de experimentar este chá. Parabéns pelo artigo.

  3. Pingback: TugaLink | 13 benefícios do chá de sabugueiro para a saúde

  4. vileite disse:

    EXCELENTE POST! sÓ VOU ACRESCENTAR QUE ELE TAMBÉM CURA SARAMPO.

  5. Blog a Viagem disse:

    Eu gosto muito do licor. Com champanhe e folhas de hortelã fica um drinque sensacional.

  6. natuurfreak disse:

    Ik maak al jaren vlierbessensiroop voor in de winter

  7. Laura Palmer disse:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.