5 sinais de que é necessário começar a fazer exercícios e deixar o sedentarismo

5 sinais de que é necessário começar a fazer exercícios e deixar o sedentarismo blog pitacos e achados

Uma pesquisa publicada na revista científica Lancet indicou que as pessoas que passam 8h por dia sentadas, e nem praticam atividades físicas, aumentam em 60% os riscos de morte prematura. Esta mesma pesquisa estima que o sedentarismo custa US$67,5 bilhões de dólares por ano à economia global. “Esse valor faz sentido, já que as pessoas sedentárias tendem a gastar muito mais dinheiro com remédios e tratamentos médicos”, conta Possebon.

O fato é que praticar atividades físicas traz benefícios muito mais importantes do que apenas emagrecer, elas são essenciais para a sua saúde. O preparador físico Vinícius Possebon, criador do Programa “Queima de 48 Horas”, ensina que não é preciso treinar por longas horas na academia manter a saúde em dia. “Treinos de 5 a 15 minutos são suficientes para tirar uma pessoa do sedentarismo”, explica.

O especialista destaca: “Qualquer um pode começar a praticar exercícios, sempre respeitando seu tempo e as pausas necessárias para descanso sempre que o corpo pedir”, ensina, reforçando a importância de não desistir. “Continue a praticar exercícios diariamente, que a resistência passa a ficar maior com o tempo”. 

Para facilitar aos que ainda não praticam atividade física, o especialista listou os 5 sinais de que é necessário começar a fazer exercícios.

Cansaço no fim do dia

5 sinais de que é necessário começar a fazer exercícios e deixar o sedentarismo - blog pitacos e achados

Um dos sinais mais claros de sedentarismo é o cansaço extremo no fim do dia. “As pessoas que não praticam atividades físicas acabam se sentindo muito mais cansadas ao fim de um dia de trabalho”, explica Possebon. “Ao se exercitar, o seu corpo fica muito mais disposto e você não termina o dia com aquela sensação de que um caminhão passou por cima de você”.

Stress diário

5 sinais de que é necessário começar a fazer exercícios e deixar o sedentarismo - blog pitacoseachados

A prática de exercícios faz com que o corpo produza mais serotonina e endorfina, entre outros hormônios que trazem a sensação de bem-estar. “Quem está sempre nervoso ou bravo com as tarefas do dia a dia e não faz atividades físicas, com certeza vai se sentir melhor após começar”, alerta.

Sobrepeso

5 sinais de que é necessário começar a fazer exercícios e deixar o sedentarismo blog pitacoseachados

Característica mais óbvia dos sedentários, o excesso de peso também pode trazer outros problemas de saúde além da estética. “Pessoas acima do peso ou obesas têm muito mais chances de ter problemas cardíacos e de circulação, entre muitas outras doenças”, alerta o preparador físico, cujo programa promove o emagrecimento de, em média, 1 a 3kg em até 10 dias.

Falta de fôlego em atividades simples

Exhausted Female Runner

Veja também 3 motivos para você usar a caminhada para cuidar da mente

Outro importante indício de que o corpo precisa fazer atividades físicas é a falta de fôlego com pequenos esforços. “Se você fica ofegante ao subir um ou dois lances de escada, ou depois de correr por menos de 10 metros para pegar o ônibus, isso indica que seu corpo precisa de mais resistência”, sugere Possebon.

Sono leve ou noites mal dormidas

5 sinais de que é necessário começar a fazer exercícios e deixar o sedentarismo by blog pitacos e achados

Por fim, o preparador físico destaca que as atividades físicas ajudam as pessoas a terem mais qualidade de sono. “Se você dorme mal e quando acorda já está cansado, a prática de exercícios pode ser a melhor solução para melhores noites de sono, e por consequência, mais qualidade de vida”, conclui o especialista.

Por Thamirys Teixeira
Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para 5 sinais de que é necessário começar a fazer exercícios e deixar o sedentarismo

  1. Pingback: 5 sinais de que é necessário começar a fazer exercícios | TugaLink

  2. Pingback: Problemas para dormir: descubra os tipos de insônia e como tratá-los | Blog Pitacos e Achados

  3. Pingback: 5 sinais de que é necessário começar a fazer exercícios e deixar o sedentarismo — Blog Pitacos e Achados – Diversão construtiva

  4. amigablogsite disse:

    Nossa, preciso agir rápido. Obrigada

  5. arterecarte disse:

    vdd. A atividade física traz muitos benefícios, eu mesma já constatei isso, sobretudo diminui aquele cansaço no final do dia!

  6. Realmente, o corpo foi criado para estar em constante movimento. Sempre é bom experimentar novas formas de movimentá-lo. Ultimamente estou aprendendo Yoga. Está me fazendo muito bem!

  7. mauroms disse:

    Oi, andei vendo teu blog e achei interessante os seguintes posts, hábitos para escrever melhor, cheiro do corpo, 5 dicas para elevar a energia matinal e 10 conselhos a receber em várias etapas da vida, e este, sinais para acabar com sedentarismo. Sempre boas dicas. Abraços.

  8. Obrigada por esta partilha fundamental, que óptimas dicas! Não conhecia o teu blog mas agora vou seguir, muito interessante.

    Ana C, http://www.adreamersland.com
    http://www.facebook.com/adreamersland

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.