10 dicas para limpeza de pisos com eficiência

Um piso limpo é capaz de mudar completamente o ambiente de um lar para melhor. Quer provas? É só pesquisar por casas para alugar na internet e ver as fotos. Mas… porque será que a sua casa não possui um piso como o daqueles lindos apartamentos para alugar?

Bom, talvez seja porque só a limpeza diária não está sendo mais suficiente com o passar do tempo para manter o seu piso em boa conservação. Pensando nisso, nós separamos dez dicas de como realizar a limpeza de pisos com eficiência para mantê-los sempre limpos e bem cuidados.

1. Não comece a faxina de casa pelo piso

Muita gente inicia a limpeza da casa pelo piso mas, na verdade,o ideal é limpar de “cima para baixo”, começando a faxina pelas luminárias e ventiladores para, só depois, limpar móveis e paredes e, por fim, terminar com o piso.

Se você não seguir essa sequência, pode ter que acabar limpando o piso mais de uma vez, pois toda a poeira que você tirar dos móveis e eletrodomésticos acabará caindo no solo durante a limpeza.

2. Cuidado com os produtos multiuso

Os comerciais desses tipos de produtos são tentadores, mas não é por isso que podem ser usados à vontade. Substâncias multiuso devem ser utilizadas apenas em superfícies laváveis, como paredes, cerâmicase superfícies plásticas. Aplicar produtos multiuso em superfícies como metais, tacos e madeiras é erro na certa.

3. Não utilize sabão em pó

Não há jeito melhor de dizer isso: osabão em pó é como se fosse um grande veneno para o piso do seu lar. Esse produto éaltamente alcalino, de acidez semelhante à da soda cáustica, capaz de causar corrosão na superfície do piso se usado com frequência.

Depois que usar o sabão em pó, você até pode achar que a superfície está mais limpa, no entanto só o que estará fazendo é criando micro buracos que vão passar a acumular sujeira. Sabe aqueles pisos de granito e mármore que misteriosamente perdem o brilho ainda sendo novos? Talvez o uso de sabão em pó seja a causa disso.

4. Não reutilize na limpeza do piso panos usados anteriormente

Essa atitude só contribui para a proliferação bacteriana. Espaços de gordura intensa, como a cozinha, por exemplo, possuem microrganismos típicos que não devem estar presentes em nenhum outro ambiente da casa.

Se você tem o costume de reutilizar o pano de limpeza para vários ambientes, verifique a possibilidade de deixar a sua casa para outro inquilino, pois com certeza já estará cheia desses microrganismos indesejáveis espalhados por todos os cantos. Talvez pesquisar por casas para alugar possa ser uma boa atitude nesse momento.

5.Não use desinfetantes indiscriminadamente

Esses tipos de produtos precisam ser usados com muita parcimônia. Pode até ser difícil acreditar no que vamos falar agora, mas o conceito de desinfecção é mais necessário em locais onde temos contato com as mãos. E o chão, por sua vez, deve ser limpado com detergente neutro e não desinfetado necessariamente.

6.Tenha cuidado ao usar substâncias como cloro e álcool

Se o piso da sua casa ou apartamento for de uma superfície emborrachada, não utilize álcool em hipótese alguma. O álcool enrijece esses tipos de materiais e a aplicação precisa acontecer, no mínimo, três vezes sobre o mesmo local, aumentando o desperdício do produto.

O cloro, por sua vez, é altamente corrosivo e deve ser constantemente evitado em superfícies metálicas,como as de ferro e aço inox.

7. Não molhe as suas plantas após lavar o chão

Se você faz isso, aí pode estar outro motivo para se mudar e procurar por novos apartamentos para alugar. Você pode não saber, mas a água vinda dos vasos acaba manchando o piso e o estrago chega até a enferrujar os revestimentos.

8. Experimente utilizar a mistura de bicarbonato e vinagre

Para o rejunte de azulejos e pisos cerâmicos, a mistura deve ser de uma tampinha de álcool, 40 ml de água, a mesma quantidade de vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato. O vinagre deve ser acrescentado aos poucos, pois provoca uma reação química que gera muita espuma quando entra em contato com o bicarbonato.

A mistura preparada deve ser transferida para um borrifador, que você deve utilizar para umedecer o rejunte. Esfregue com uma esponja, enxágue e finalize secando.

Para tapetes e carpetes, a mistura deve ser de dois litros de água e duas colheres de sopa de vinagre. Somente se houver muita sujeira que será necessário acrescentar bicarbonato à solução. Depois de borrifar a mistura sobre as manchas,aguarde dez minutos e, depois, escove novamente e deixe secar.

Lembrando que, em ambos os casos, não é bom guardar a mistura pronta. Busque prepará-la na quantidade que precisar, sempre obedecendo as proporções informadas.

9. Sinta-se à vontade para utilizar um pano úmido (só não exagere)

Essa é a solução mais eficiente e menos danosa para o piso: rodo e pano úmido. Só tome cuidado para não exagerar, já que, com o tempo, qualquer material de construção que entre em contato contínuo com a água acaba se deteriorando. Caso o piso esteja em bom estado de conservação, a manutenção diária deve consistir apenas em varrer ou aspirar o chão.

Depois disso, basta passar o passo úmido. Para limpezas quinzenais mais profundas, detergente neutro diluído em água é o suficiente.

10. Não está conseguindo dar conta da limpeza? Considere uma possível mudança.

É só mesmo para reforçar o que já foi dito no texto. Se o seu piso não corresponde mais às suas expectativas, tente considerar a possibilidade de seguir em frente. Há muitas casas para alugar na internet, com diversas opções para todos os tipos de exigências.

Se a sua casa é muito grande para você cuidar de todo o piso a contento, também há várias opções de kitnets para alugar. Por serem espaços menores, escolher kitnets para alugar pode ser uma boa alternativa para não precisar gastar tanto tempo com a limpeza diária dos pisos.

E aí, você já conhecia todas essas dicas? Compartilhe nas redes sociais!

 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Achado, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

26 respostas para 10 dicas para limpeza de pisos com eficiência

  1. Pingback: Utilidades diversas do vinagre para a sua casa – Um canceriano sem lar

  2. Ótimo, exatamente o que procurava, obrigada!

  3. vileite disse:

    Ótimas dicas !

  4. zezaros disse:

    Ótimas dicas, valeu.

  5. Igorpereira15 disse:

    Boas dicas, vou colocá-las em prática.

  6. Certíssima!! Maravilhoso o post!!! Me apaixonei por uma casa enorme e compramos, mas a limpeza é uma verdadeira batalha diária!!!!

  7. sidilbradipo1 disse:

    Very useful 🙂
    Ciao
    Sid

  8. Camille Siray disse:

    Meu santo pai, eu faço tudo errado e nem me dava conta disso

    https://camillesirayblog.wordpress.com/

  9. fulvialuna1 disse:

    Io per il pavimento uso acqua e aceto.

  10. Dicas excelentes, Pitaquinha!

  11. kauefonseca disse:

    Que legal! Boa dicas. Um beijo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.