Aprendendo palavras com rapidez: uma abordagem científica

 

Três métodos cientificamente comprovados que realmente funciona

Você estuda sem parar, mas não vê os resultados! Em poucos dias, esquece-se de tudo. Use a abordagem científica para memorizar palavras! Apresentamos três métodos cientificamente comprovados que permitirão a você memorizar palavras estrangeiras de forma rápida e permanente.

Quantas palavras você deve conhecer?

Para começar, vamos descobrir quantas palavras você deve aprender, caso queira compreender a maior parte de uma fala em um idioma estrangeiro, além de conseguir expressar suas próprias ideias. Uma criança de 5 anos em um país de língua inglesa usa entre 4 mil e 5 mil palavras. Um universitário graduado nesse mesmo país usa em torno de 20 mil palavras. Entretanto, uma pessoa que estude inglês como língua estrangeira possui um vocabulário de aproximadamente 5 mil palavras, mesmo que esteja estudando o idioma há alguns anos.

Porém, existe uma boa notícia: um vocabulário de 2 mil palavras é suficiente para compreendermos 80% de um idioma estrangeiro. Essa é a conclusão de pesquisadores após uma análise do chamado Brown Corpus. (Um corpo linguístico consiste em uma coletânea de textos sobre diferentes tópicos, para que os cientistas obtenham exemplos detalhados de como o idioma é usado.)

Um fato interessante é que, após aprender 2 mil palavras, acrescentar 1.000 palavras ajudará você a compreender apenas mais 3–4% de um texto em um idioma estrangeiro.

Como memorizo palavras rapidamente?

A primeira pergunta que todos costumam fazer é esta: como faço para memorizar palavras estrangeiras com rapidez?

Os cientistas acreditam que podemos memorizar com mais facilidade as informações que contenham uma carga emocional. Portanto, é uma boa ideia aprender novas palavras através de jogos, charadas ou filmes. Se você gosta de alguma música, não tenha preguiça: busque aquelas palavras que não entender. Você sempre irá associar essas palavras a alguma música favorita, o que significa que elas deixarão um traço emocional na sua memória.

A mnemônica é uma ótima solução. Crie associações fortes. Isso permitirá que você se lembre até mesmo de palavras difíceis de pronunciar. Existem fontes e recursos especiais de aprendizagem onde você pode encontrar todos os tipos de técnicas de mnemônica para memorizar palavras em inglês. No entanto, é melhor criar essas associações por conta própria, pois nossas associações e emoções são bastante particulares.

Como faço para não esquecer palavras rapidamente?

Você aprendeu algumas centenas de palavras, mas, após uma semana, somente dez delas permanecem na sua memória. Qual o problema? Na verdade, o cérebro humano possui dois tipos de memória: a memória de curto prazo e a memória de longo prazo. A memória de curto prazo permite que você se lembre de informações durante 15–30 minutos. Posteriormente, quando essas informações não forem mais usadas, seu cérebro simplesmente irá parar de se lembrar delas. Como fazer nosso cérebro compreender que realmente precisamos dessas palavras? A solução é repeti-las muitas vezes. Você se lembra do cachorro de Pavlov na história da psicologia: a lâmpada acende, e o cachorro produz saliva. Entretanto, o cachorro só começa a produzir saliva após 5–10 repetições da sequência “alimento + luz”. Se você parar de dar comida quando a luz acende, a associação entre luz e comida no cérebro do cachorro será quebrada, e o cão não mais produzirá saliva.

Portanto, quantas vezes você deve repetir uma palavra, para que ela passe da memória de curto prazo para a memória de longo prazo?

O psicólogo alemão Herman Ebbinghaus desenvolveu a curva do esquecimento. Ela reflete como nos esquecemos de uma informação ao longo do tempo, caso não a repitamos. Nos primeiros 20 minutos após aprender novas palavras, somente nos lembraremos de 60% das informações. Após uma hora, perderemos mais de 50% delas. Com o passar do tempo, cada vez mais informações serão perdidas, e, no terceiro dia, apenas 20% das informações permanecerão na sua memória. Assim, se você pular um único dia da revisão dos seus estudos, não será capaz de recuperar as palavras esquecidas.

A conclusão é óbvia: você deve repetir as palavras! Use-as em suas conversas cotidianas, invente histórias fazendo uso das novas palavras e crie flashcards no seu smartphone (durante alguns minutos por dia, pelo menos). Tudo isso irá ajudar você a se lembrar das palavras aprendidas. Caso contrário, todo o tempo investido no aprendizado delas será desperdiçado.

Sugerimos que você use o cronograma abaixo para revisar suas palavras estudadas:
· 10–15 minutos após aprender novas palavras;
· 50–60 minutos mais tarde;
· No dia seguinte;
· Dois dias mais tarde;
· Três dias mais tarde.

Depois disso, a maior parte das informações ficará armazenada pelo resto da sua vida.

Como expressar minhas ideias com mais rapidez?

Todos nós queremos que as palavras estrangeiras saiam da nossa boca com facilidade, sem nenhum esforço e sem gastarmos alguns minutos para montar uma frase. Existe uma forma de falar uma língua estrangeira com mais rapidez, através do desenvolvimento da memória muscular. Por músculos, entenda os músculos dos nossos órgãos responsáveis pela fala. Esses músculos, assim como os músculos da sua perna, quando você anda de bicicleta, ou como os músculos dos dedos de um pianista, contêm um tipo de memória. Essa memória permite que os músculos façam movimentos automáticos, de forma praticamente inconsciente.

Para criar essa memória muscular, é importante pronunciar as palavras em voz alta durante o aprendizado delas, fazendo movimentos com a língua e com os lábios. Também vale a pena imaginar não apenas a palavra, mas aquilo a que ela se refere. Com o tempo, você não mais precisará pensar sobre qual palavra usar. Seus músculos farão isso automaticamente.

Fazendo sua memória de curto prazo, sua memória de longo prazo e sua memória muscular trabalharem juntas, você poderá ampliar seu vocabulário rapidamente e lembrar-se das palavras por muito tempo.

 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

16 respostas para Aprendendo palavras com rapidez: uma abordagem científica

  1. mouraogoals disse:

    Muito interessante Pitaquinha, de facto muitas vezes sinto que leio as coisas e mais tarde é-me difícil recordar, parece que não consigo reter a informação e é frustrante porque parece que é tempo perdido! Já tinha visto esse gráfico de esquecimento e retenção num vídeo do youtube, tenho de experimentar pôr em prática :D. Continua a trazer boas matérias. Beijinho

  2. vileite disse:

    Post bastante interessante e elucidativo !

  3. Pingback: Aprendendo palavras com rapidez: uma abordagem científica — Blog Pitacos e Achados | OXITERAPIA

  4. Pingback: Aprendendo palavras com rapidez: uma abordagem científica – A luz de bons preceitos humanos, refletirá um estado de equilíbrio harmônico com tudo que vemos e com o que não vemos .Apenas sentimos.

  5. fulvialuna1 disse:

    Molto interessante.

  6. Tatiane Lima disse:

    Muito legal! Dicas práticas!

  7. dulcedelgado disse:

    Acho que estou a precisar de experimentar isto tudo…..

  8. Itanamara Santarem disse:

    Interessante esse artigo. Obrigada por compartilhar!❤️

  9. Jauch disse:

    Muito interessante. A capacidade de memorizar também é bastante afetada, por exemplo, pela prática de atividades físicas. 🙂

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.