6 dicas para produzir uma festa de Ano Novo

ano novo - pitacos e achados

Fim de ano chegando e com ele um sentimento de agradecimento pelo que passou e expectativas pelo que virá. Para encerrar 2017 com chave de ouro e começar o Ano Novo com o pé direito, nada melhor do que uma comemoração muito especial. Celebrar ao lado de familiares e amigos é o que todos desejamos, mas para que isso aconteça a festa precisa ter tudo o que a ocasião pede.

Com dicas simples, sua festa da virada pode se tornar um evento bem agradável e divertido para os seus convidados. Nesta hora, todo o detalhe faz a diferença!

1. A trilha sonora

Ser eclético no momento de escolher a trilha sonora ou a banda que irá agitar o seu Réveillon é uma boa dica. Desta forma, você não corre o risco de desagradar nenhum convidado. Obviamente, o estilo da sua festa vai direcionar muito a escolha. Se for produzir um grande evento, opte por bandas animadas, que tocam de tudo um pouco, e lembre-se de contratar uma boa acústica para o local. Já se está organizando um evento mais restrito para amigos e familiares, tome cuidado para não exagerar no volume do som.

Independente do tamanho do seu evento, existem três trilhas que não podem faltar na sua festa: a contagem regressiva, músicas clássicas de ano novo (por exemplo, Adeus ano velho, Feliz Ano Novo) e o barulho dos fogos de artifício à meia noite.

2. A decoração

Para os supersticiosos, as cores tomam um significado todo especial na virada do ano, vale a pena se informar sobre a representatividade de cada uma e abusar da criatividade. Em sua decoração, abuse do branco e de tonalidades claras para deixar o ambiente mais leve e descontraído – o branco ainda é a cor tradicional do Réveillon, por representar a paz. Velas, flores e frutas (principalmente as uvas) irão enriquecer ainda mais sua noite de ano novo por também trazerem significados especiais.

3. Sem atrasos

O horário para início do evento vai depender da animação de seus convidados. Porém, o mais comum é que as festas de ano novo só comecem de verdade após a virada do ano. Marque um horário não tão cedo, para não desanimar a galera, mas também não tão tarde para que ninguém corra o risco de passar a virada agarrado no trânsito.

Lembre-se também que no horário marcado para o início do evento, tudo já deve estar pronto e organizado. Você passará uma péssima impressão se marcar uma entrega com o fornecedor no mesmo horário em que seus convidados vão chegar. E outra coisa: peça para a banda testar os instrumentos e passar o som com, no mínimo, 1 hora de antecedência.

4. Alimentação e bebidas

Prepare o seu menu com bastante antecedência , levando em consideração o gosto e o número de convidados. Você pode usar a criatividade para elaborar os seus pratos, mas tente incluir no seu cardápio alimentos básicos da ceia de Réveillon, que também significam sorte e prosperidade – frutas, lentilhas, peixes, arroz. Outra dica é não optar por nenhuma receita que contenha carne de aves, para não desagradar convidados supersticiosos. Esta é uma festa que a maioria dos convidados costuma exagerar na bebida, por isso certifique-se que todos estão sendo bem servidos. Uma equipe de bons garçons pode valorizar muito o seu evento.

Quanto às bebidas, elas devem se adequar ao gosto dos convidados. Além daquelas mais comuns como água, cerveja e refrigerante, não pode faltar o espumante para todos os convidados brindarem a virada do ano. Outras bebidas tradicionais para o momento são os vinhos e o espumante. Só não se esqueça de que a temperatura das bebidas é mais importante que a variedade. Ninguém merece entrar o ano com bebida quente, por isso pense na sua estrutura de refrigerador antecipadamente.

5. O local

Uma dica especial se tratando de Réveillon é priorizar a facilidade de acesso ao local. Nesta celebração, é imprescindível que todos os seus convidados cheguem antes da meia noite. Imagine se eles passam a virada do ano no estacionamento, no trânsito ou dentro de um elevador lotado? Nada agradável, né?

6. Hora da virada!

Esse é o momento mais especial da noite! Deixe preparada uma mesa com as taças e o espumante. Para acompanhar a contagem regressiva, deixe a televisão ligada próximo ao momento da virada e tenha confetes e brinquedos barulhentos para distribuir aos convidados. Caso haja fogos de artifício, defina anteriormente o local onde os mesmos serão disparados para evitar acidentes e designe a tarefa para um adulto que saiba manuseá-los.

Guia prático 

  • A festa é uma sequência de ações. Se você fizer um coquetel de duas horas, depois as pessoas não jantam.
  • Comece com bebidas sem álcool: sucos, refrigerantes, águas aromatizadas e sodas italianas são ótimas opções.
  • Depois inicie as bebidas alcoólicas: pró-seco, uísque, cerveja. É sempre importante lembrar que bebidas alcoólicas devem ser servidas com comidas frias, simultaneamente. Alimentando os convidados que estão bebendo você não corre o risco de ter alguém dando vexames.
  • O ideal é que o coquetel dure uma hora, no máximo uma hora e meia. Depois sirva os quentes e salgados. Aqui entra a dica dos ‘finger foods’. Nesse meio tempo pode haver um breve discurso, se desejar.
  • Sempre proporcione um momento de música, seja DJ ou mesmo som ao vivo. Ao final, sempre sirva um doce, mesmo que seja uma trufinha. 
  • Foi-se o tempo em que pegava mal dividir as tarefas com os convidados. Não tenha vergonha de fazer uma lista de compras (com antecedência) e indique o que cada um deverá levar.
  • Considere contratar uma faxineira para ajudar a lavar a louça e limpar a casa no dia seguinte.

Dê o máximo de bem estar e conforto aos seus convidados nesta data tão especial que significa renovação. Feliz Ano Novo e mãos a obra!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para 6 dicas para produzir uma festa de Ano Novo

  1. Zezinha disse:

    Ótimas dicas, obrigada.

  2. Memórias ao Vento disse:

    Republicou isso em Humana.Mente.

  3. natuurfreak disse:

    Wish you a 2018 full of hapiness

  4. estevamweb disse:

    As dicas e pitacos do site são sempre oportunos…obrigado e fraterno abraço…quando puderem visitem o Blog Sabedoria do Amor…continuarei com minhas publicações (poemas e crônicas) semanais…terapia contínua….kkkkk

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.