Aprenda a fazer chips naturais para servir como aperitivo

Os chips de legumes e frutas são ótimas alternativas para substituir os produtos industrializados servidos como aperitivos. Eles podem ser feitos em casa, de um jeito muito simples e prático. Veja seis sugestões de alimentos que podem ser transformados em chips naturais. As opções são para os mais diversos gostos.

1. Batata-doce

A batata-doce é um ótimo alimento para fornecer energia através de carboidratos complexos, ou seja, que não elevam rapidamente o açúcar do sangue. Ela é indicada para quem pratica atividades físicas e, em pequenas quantidades, a quem está de dieta.

2. Mandioquinha

Fonte de fibras, a mandioquinha ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Ela também possui altos níveis de vitaminas C, B, K e E e propriedades anti-inflamatórios e antioxidante.

3. Beterraba

A beterraba ajuda a desintoxicar o organismo, estimula a produção de glóbulos vermelhos, é fonte de vitamina e ferro e de fibras, que ajudam na digestão. Além disso, a beterraba possui poucas calorias, o que a torna ideal para quem quer perder peso.

4. Abobrinha

A abobrinha é mais um legume que fica extremamente saboroso em forma de chips. Ela é rica em potássio, que ajuda a dar elasticidades às artérias e também a prevenir as câimbras. A abobrinha também é rica em vitaminas A e do complexo B, fósforo, cálcio e magnésio.

5. Batata

As batatas produzem os chips mais tradicionais. Por ser tão popular, esta opção tende a agradar muitas pessoas. Além disso, ela também traz benefícios à saúde. A batata é rica em vitamina C e B, zinco e magnésio. Suas propriedades antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento e deixam as células mais saudáveis.

6. Maça

A maçã é uma fruta rica em pectina, taninos, ácido málico e flavonoides, que ajudam a amenizar problemas do sistema digestivo (diarreia, constipação intestinal) e o aumento das taxas de colesterol.  A maçã e a canela também são poderosos aceleradores do metabolismo, o que favorece a queima de gorduras e o emagrecimento. 


Aprenda a fazer chips naturais de legumes para servir como aperitivo - chips de maça - blog pitacos e achados

Como fazer:

O processo é praticamente o mesmo para todos os alimentos. Após higienizá-los, é necessário cortá-los em fatias bem finas. Uma boa opção é usar o ralador (mandolin), para garantir que as tiras serão bem fininhas. Este cuidado deixará os chips mais crocantes e eles serão assados mais rapidamente.

Deixe o forno pré-aquecido em 180ºC. Forre uma forma com papel manteiga, espalhe as fatias. Em um recipiente separado, misture azeite, sal e pimenta a gosto. Passe a mistura sobre as fatias e leve a forma ao forno por 20 minutos. Depois desse tempo, vire as fatias e leve-as de volta ao forno até que fiquem crocantes. Uma sugestão é utilizar a opção “dourador” no forno.

No preparo da maça primeiro retire as sementes do meio das fatias e disponha em uma assadeira coberta com papel manteiga. Polvilhe um pouco de canela em cima de cada fatia.

Fonte:  CicloVivo / Fotos iStock

Pitacos:

  • Um dos segredos para deixar bem crocante, é cortar o mais fino possível as batatas, mantendo a mesma espessura do começo ao fim de cada corte.
  • Outra dica para fazer chips crocantes é assar em temperatura mais baixa possível, por um longo tempo. Assim, as fatias vão assando e secando lentamente e uniformemente, com menos chances de queimarem.
  • Retire aquelas que já estão douradas e crocantes, ou quase crocantes, e deixe esfriarem. Não se preocupe se algumas estiverem um pouquinho macias e úmidas no meio, ao esfriarem irão ficar sequinhas e crocantes.

 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Culinária e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

37 respostas para Aprenda a fazer chips naturais para servir como aperitivo

  1. Luciele disse:

    Posso armazenar? Se sim por quanto tempo?

  2. Pingback: Dia dos Pais – menu especial com pratos e receitas de drinks | Blog Pitacos e Achados

  3. Pingback: 10 dicas de petiscos saudáveis para torcer pelo Brasil | Blog Pitacos e Achados

  4. arrojadamix disse:

    Que delícia eu amei essa dica…
    Amo esses tipos de chips…
    Gostei bastante

  5. projetoforeverfitness disse:

    Muito bacana, gostei!

  6. Sempre faço com batata doce.
    Perdi a conta e agora as postagens estão em http://coisasdecancerianx.wordpress.com

  7. Olá!
    Por acaso você teve problemas com WordPress, alguns dias atras?
    Estou olhando meus posts do final de outubro e só ficaram os textos, sumiram todas as fotos. Estou chocada! Já te aconteceu isso?
    Aguardo e obrigada!
    Ana PAula

  8. Ester disse:

    Adoreeei ❤ o de batata-doce fica delicioso!

  9. Nice!!! Kisses ❤ ❤ ❤

  10. Caramba, a gente nem imagina uma coisa tão gostosa destas, gostosa e saudável! Muito legal a publicação!

  11. fulvialuna1 disse:

    Gustose e stuzzicanti 😉

  12. pabloheller disse:

    Adorei. Vou experimentar.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.