Os pensamentos positivos melhoram a saúde

Os pensamentos positivos são como vitaminas indispensáveis que deveríamos incluir em nossa rotina logo pela manhã.

Todos nós experimentamos alguma vez a sensação de nos levantarmos pela manhã com um estranho mal estar, sem saber muito bem o por que. Manhãs nas quais, ainda sentados na cama nos vem à mente uma muito comum: “Não posso, hoje não suportarei minha rotina”.

Certamente não é possível nos sentirmos em plena forma todos os dias, às vezes levantamos doentes, desanimados ou inclusive atados por imprevistos que podem tornar os dias difíceis, mas existe algo que devemos ter bem claro: a maneira como pensamos e falamos pode afetar diretamente a visão que temos da vida, portanto esta maneira determinará nosso estado emocional, e consequentemente, nossa saúde física.

Pensamentos negativos: grilhões para a saúde

Estudos indicam que um estilo de vida onde primem os pensamentos positivos resultará em uma vida mais saudável, onde o risco de sofrermos de depressões e apresentarmos determinadas doenças será menor, e a longevidade será incrementada em 20% em relação ás pessoas negativas…

Pode então a negatividade consumir nossa saúde de tal forma?

Parece que sim, os pensamentos negativos atuam como um círculo vicioso no qual podemos facilmente nos prender. A baixa autoestima pode brecar nossos perspectivas e projetos, nos mergulhar em incertezas que às vezes parecem sem saída, nos imobilizar, como grilhões.

Por isso, pronunciar um “não posso” ou “nada dá certo”, é basicamente tornar essas frases certezas absolutas em contextos de dificuldade.

Então vale a pena nos deixarmos levar pelos pensamentos negativos que por vezes batem à porta de nossa mente? Obviamente não!

Por exemplo, é comprovado que pessoas pessimistas apresentam períodos de recuperação de doenças mais longos, e inclusive são capazes de produzir infelicidade aos que as rodeiam, além de terem diminuídas as defesas do organismo, ou seja, o sistema imunológico.

Está claro que viver deste modo é como estar mergulhado em uma prisão de grades invisíveis, logo, é extremamente fundamental que comecemos a mudar a forma de encarar e refletir sobre os problemas para prezar nossa saúde.

Cravando âncoras: avançando com pensamentos positivos

Às vezes encontramos pessoas acostumadas a falarem com um sorriso no rosto, pessoas que inspiram confiança, e que nos parecem não considerarem nenhuma dificuldade grande demais, e se alguma lhes aparece encontram a maneira mais lúcida e tranquila de superá-las, ou seja, pessoas que veem nos obstáculos grandes oportunidades.

São pessoas cuja expressão parece esboçar não apenas uma sincera felicidade, como também saúde, nos parecem inspiradoras, energéticas… Isso ocorre porque, segundo pesquisadores, pensamentos positivos afetam a saúde da seguinte maneira:

– Aumentam a longevidade;

– Diminuem o risco de depressão;

– Diminuem os níveis de estresse;

– Fortalecem o sistema imunológico;

– Melhoram a saúde cardiovascular.

Como podemos desenvolver o pensamento positivo, de que maneira é possível manter e inclusive melhorar nossa saúde neste sentido?   Aqui vão algumas dicas simples, que podem nos conscientizar e por fim proporcionar mudanças significativas em nossa saúde, se aplicadas no dia a dia:

– Detectar os pensamentos negativos. Temos de estar alertas, no momento em que sintamos que estamos começando a pensar negativamente temos de nos perguntarmos por que, qual é a razão que nos leva a tais pensamentos e afirmações.  Em seguida, devemos tentar encontrar uma saída positiva para a ideia negativa. Quanto mais conscientes estivermos disto, mais natural será normalizar os pensamentos positivos.

– Sentido do humor. Aprender a rir de si mesmo e relativizar determinadas situações nos ajudará a sermos mais positivos, flexibilizarmos nosso pensamento.

– O sorriso. Prove-o alguma vez, o sorriso tem um efeito imediato em nosso estado de ânimo.

– Repita frases positivas. Não custará nada guardar um conjunto de autoafirmações que nos ajudem nos problemas quotidianos, palavras tais como “sou capaz de”, “posso fazer”, permitirão que pouco a pouco nos sintamos mais seguros de nós mesmos.

– Cerque-se de pessoas positivas. Sem dúvidas todos nós conhecemos amigos ou familiares que sempre apresentam pensamentos negativos e se queixam das situações. Infelizmente em muitas ocasiões essas pessoas não nos ajudarão e contribuirão de forma negativa para o desenvolvimento de nossa saúde.

Pitaco: Vale a pena que busquemos interagir com pessoa de pensamentos positivos, que nos tragam mensagens positivas sobre as aflições diárias, que nos tiram sempre um sorriso e descomplicam a vida ao máximo, pessoas que nos ensinarão a pensar positivamente serão como âncoras que nos prenderão a uma boa saúde física e mental.

Fonte de pesquisa: melhorcomsaude
Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

58 respostas para Os pensamentos positivos melhoram a saúde

  1. Pingback: 10 sinais de que sua vida é melhor do que você pensa | Blog Pitacos e Achados

  2. Pingback: Saiba quais são as 5 emoções que podem prejudicar o nosso corpo | Blog Pitacos e Achados

  3. Adriana Moraes disse:
  4. Pingback: TugaLink | Os pensamentos positivos melhoram a saúde

  5. Gente,não lembro se foi aqui que falei em Bonanza,Chaparraw…Se não foi,desculpa,estou meio perdida.Mas esses filmes,assim como o Esquadrão Classe A também tinham tiros,mas tinham leveza,um humor,não eram sangrentos.Quando tinham um drama na história,não era um drama que deixa o telespectador deprimido,não.Era diferente.E agora quase sempre encontro filmes pra baixo,no canal TCM.Mesmo sendo antigos.Já falei,não sei se é a hora que coloco no canal.

  6. É aquele negócio,eu também não sou rica,não,também tenho uma vida muito difícil,como a maioria das pessoas,todos nós precisamos muito de uma força inexistente do governo,mas tem os mais necessitados do que nós.Sei que tudo o que falei é chover no molhado,todo mundo tem consciência disso,o que nós,pobres mortais podemo fazer,fazemos,mas os governos oodiam fazer muito mais do que fazem.Sou só uma pobre enchendo o saco.Desculpem mais uma vez,por tantos desabafos.Sei que vcs não merecem isso.Peço desculpas.

  7. Meu Deus,quantos erros,acabei com a escrita,a Língua Portuguesa…Perdão.Vou parar por aqui.Céus!

  8. Quando a gente fica sabendo dos milhõs,bilhõe que são desviados aqui e ali,temos a confirmação do que já sabíamos:dinheiro há,recurso há.Eles dizem que falta dinheiro,mas é o dinheiro todo do povo,e depois esse dinheiro do povo,que vai para eles,não tem para o povo!Claro que não,está com eles!Para o povo,nunca tem.E eles sempre arrumam um modo de pegar mais do povo,que não tem.Como pode quem não tem dar alguma coisa?Mas essa mágica terrível acontece entre o povo e as autoridadez.E isso não é de hoje,não.

  9. Muito bom!Estou precisando de mais pensamentos positivos.Tem horas que meus pensamentos têm caído no buraco dos pensamentos negativos.Desculpe o desabafo,mas o post e os comentários aqui foram muito úteis e animadores

  10. natuurfreak disse:

    Lauphing is the best medesin for living your life

  11. Pingback: Os pensamentos positivos melhoram a saúde — Blog Pitacos e Achados | OXITERAPIA

  12. Oliveirawa disse:

    Parabéns pelo conteúdo…. O tempo que gastamos sendo otimistas é o mesmo tempo que poderíamos gastar com o pessimismo, a grande diferença não está no tempo, o relógio marca sempre a mesma hora para ambos, A grande diferença com certeza está nos efeitos colaterais!! Abraço fraterno!!!

  13. Gabriella Macedo disse:

    Os pensamentos possuem papéis importantíssimos em nossas vidas, cultuar pensamentos positivos é o mesmo que plantar boas sementes! No site da Seicho-No-Ie todos os dias podemos acessar uma mensagem diferente que ajuda a nortear o pensamento positivo http://sni.org.br/m/mensagem-do-dia.asp, além de ter diversas palestras sobre essa temática que deixo aqui para conhecimento (caso não conheça recomendo) https://youtu.be/xKAeB62Xhv8 Abraço

    • Olá Gabriella! Obrigada pela indicação, vou conferir com certeza!! Bjs

    • O pouco que conheço do Seicho-No-Ie eu acho muito bom.

    • Não sabia que tinha site e canal no You Tube sobre o Seicho.

    • Durante um tempo,tinha um programa na tv,foi por esse programa que conheci um pouco do Seicho-No-Ie.É uma pena que vários programas bons como esse não aparecem hoje em dia na tv.

      • Nossa, nem fale. Muitas vezes não dá vontade nenhuma de ver tv aberta. Só tem lixo. 😦

        • E na tv a cabo?Tem vezes que é difícil,também.Mas só poder contar com os canais abertos é pior ainda.Ainda bem que voltei com a tv a cabo,depois de muitos anos padecendo só com a tv aberta.Mas uma decepção para mim estão sendo os filmes que a TCM está passando.Eu gosto de filmes e músicas antigos,não sei se são as horas que eu coloco no canal para ver o que está passando,ou eles só estão colocando tipos de filmes que não gosto.Raro encontrar alguma coisa que está me agradando na TCM.TCM só passa coisas antigas.Na primeira vez que tive tv a cabo,na época,passava Bonanza,Chaparraw(acho que é assim,não lembro),Esquadrão Classe A,algumas vezes passava um show do Elvis no Havaí em 1973.Hoje,quase sempre que ponho para saber o que está passando no TCM,são filmes de terror,de sangue,de morte,de horror,filmes sombrios,antigos,mas desse jeito,e eu não gosto deste tipo de filme,nem antigo nem novo.Deve ser quando eu coloco,só pode.Será que quase o temoo todo o TCM está passando filme assim?Desculpe meu desabafo por uma coisa pequena,mas para mim acaba juntando a várias coisas que aborrecem durante o dia.A gente vai pegar um canal para se distrair e o canal irrita mais ainda,isso sem falar nos noticiários.As programações andam tão ruins que muitas vezes só sobram os jornais para assistir.A nova onda agora são os bombardeios internacionais.Os países já estavam querendo querendo bonbardear uns aos outros faz tempo.A paz no mundo é uma linha finíssima.A tensão mais ou menos controlada entre os paises no mundo é todo dia.A paz mundial é todo dia ameaçada,pois,a qualquer momento um conflito maior pode explodir.Os países não têm interesse em dar uma vida digna a tantos miseráveis no mundo.Dizem que que não há comida para todos,mas o que falta é interesse.Falam do Brasil,mas os outros países são iguais.Melhorar a vida dos mais pobres não é interessante para os governos.Vão muitas pessoas aos lugares pobres para ajudar,mas os governos dos países têm condições para dar vida digna a todas as pessoas do mundo.Desculpem o desabafo.

          • Desculpem os erros.Sei que existem países que dão vida boa a seus habitantes,mas acho que todos os países deviam se unir não para ficar jogando bomba e sim para fazer alguma coisa efetiva por todas as pessoas que têm fome,sede,frio,não têm onde morar,o que vestir,têm sempre que pagar impostos mais caros,que sofrem com a violência,que não têm estudo,não tem lugares nem médicos para cuidar da saúde.Sei que muitos procuram ajudar como podem essas pessoas mas os poderosos dos países todos podiam se interessar para efetivamente acabar co esta tragédia social mundial.Mais uma vez desculpem os erros e o desabafo.

          • Nossa Bia, você tem razão. O desabafo é o meu também. Ultimamente prefiro ler e pesquisar para o blog, isso está me fazendo muito bem. A tv aberta é triste demais e em alguns momentos dá é raiva mesmo.
            Adoroooo filmes antigos. A tv a cabo parece que em certos momentos só passam as mesmas coisas. Um repeteco sem fim. Abraços querida, boa semana!

      • Gabriella Macedo disse:

        Na verdade, ainda tem, mas mudou o canal e o horário. Agora passa na Rede TV aos sábados às 9:30 da manhã e na rede Brasil de sexta para sábado as 2 da madrugada http://sni.org.br/snitv/programacao.php

    • Me inscrevi no canal do You Tube,do Seicho.Obrigada pelas indicações.Vou ver o site,também.

  14. vida vivida disse:

    Vivi recentemente uma situação que precisou de grande esforço e pensamento positivo da minha parte, foi a melhor coisa que fiz, me reergui rapidamente…super concordo com seu post!

  15. cabeloseunhassite disse:

    Estou super de acordo! Quando atraímos coisas boas para a nossa mente, trazemos tudo de bom para nós ♥

  16. fafasalvo disse:

    Pensamento positivo é a mola propulsora da evolução humana. Quanto mais o divulgarmos e aplicarmos em nossas vidas, melhor. Parabéns!

  17. A lei da atração realmente funciona! 🙆‍♂️🙆‍♀️😉

  18. Pingback: Os pensamentos positivos melhoram a saúde — – escreversonhar

  19. Eu sempre costumo dizer que, o pensamento positivo é o exercício da fé.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.