Ter animal faz bem pra saúde

Você já percebeu que se sente melhor quando está com seu cachorro ou gato?

É verdade. Passar um tempo com seu cachorro, gato ou qualquer outro animal pode ter um impacto muito positivo no seu humor e na sua saúde. Animais de estimação são grandes aliviadores do nosso estresse.

O PhD Allen McConnell descobriu em uma pesquisa que os donos de animais de estimação são mais saudáveis do que as pessoas que não tem animais, principalmente os donos que passam muitos e bons momentos com seus cães, gatos ou qualquer outro bicho.

Bons momentos inclui passear no parque, brincar de bola, se aconchegar no sofá, fazer carinho e massagem no animal etc.

Os animais podem ajudar de outras formas também:

1. Um coração mais saudável

Seu cachorro pode fazer com que você tenha menos propensão a doenças do coração. Por quê? Donos de cães tendem a caminhar mais, e assim tem a pressão sanguínea mais baixa do que aqueles que não tem cães.

Cães também podem ser ótimos se você já tiver problemas cardíacos. Estudos mostram que pessoas que sobreviveram a ataques cardíacos e pessoas com sérios problemas no coração vivem mais tempo do que pessoas com os mesmos problemas que não tem animais de estimação.

2. Sugadores de estresse

É gostoso fazer carinho no seu animal de estimação (cachorro, gato, calopsita, qualquer animal). Por isso, abaixa a pressão, ajuda o corpo a liberar o hormônio do relaxamento e diminui a liberação do hormônio do estresse.

Isso também faz bem pro próprio animal, que fica mais calmo e relaxado.

3. Ímãs sociais

Cachorros ajudam você a se conectar com outras pessoas. Durante um passeio, uma pessoa começa a conversar com você sobre seu cachorro. Ou você resolve levar seu cão em uma praça pra brincar e acaba conhecendo outros donos de cães. É uma ótima maneira de fazer amizades!

Inclusive na internet, muitas pessoas acabam ficando amigas de verdade em grupos que falam de raças específicas ou de cães em geral. No Facebook existem grupos pra cada raça de cachorro e as pessoas marcam encontros e se conhecem de verdade.

Um exemplo é o Buldogue Francês – São Paulo, um grupo para todos os donos de buldogue francês, que conta com quase 3.000 membros e é o maior do Facebook sobre a raça.

4. Melhor humor,  melhor saúde

Pessoas com animais de estimação são em geral mais felizes, mais confiáveis e menos solitárias do que aquelas que não tem cães ou gatos. Elas também visitam menos o médico por problemas de saúde.

Uma razão pra isso é o fato de que ter um cão ou um gato e ser responsável pela vida de um animal dá à sua vida um significado maior e uma sensação de pertencimento ao mundo.

5. Benefícios para o sistema imunológico do bebê

Bebês criados em famílias com animais de estimação tendem a ter menos alergias e asma, mostram alguns estudos. Para que isso tenha efeito, o bebê precisa começar a conviver com o animal antes dos 6 meses de vida.

Bebês que moram com cães ou gatos tem menos resfriados e infecções de ouvido durante o primeiro ano do que bebês que vivem sem animais perto.

6. Suporte social para crianças autistas

As crianças tendem a se relacionar melhor com coleguinhas autistas se animais estiverem no mesmo ambiente. Os animais mudam o ambiente da sala de aula e ajuda as crianças sem autismo a se integrarem com as crianças autistas. Uma vez que as crianças sem autismo se envolvem com os animais, elas tendem a ver as outras crianças mais positivamente e trabalham melhor com elas.

Referência: WebMD 
Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

34 respostas para Ter animal faz bem pra saúde

  1. Pingback: Veja como a natureza pode fazer bem ao corpo e a mente | Blog Pitacos e Achados

  2. Mais um post excelente e muito importante passar essa mensagem eu sempre tive animais em casa a minha filha foi criada na convivência diária com os cachorros o que lhe trouxe a noção da responsabilidade, porque ela tb tinha de tratar dos animais entre outras coisas amei bjs linda
    Por ultimo vi que és de Curitiba eu sou Portuguesa mas já estive em Curitiba e adorei.

  3. Carlos Alberto disse:

    manda um abraço para mim. Por favor, pitaquinha!

  4. Carlos Alberto disse:

    Os bichos de estimação são uma boa companhia mesmo!

  5. Gabi disse:

    Que massa! Tenho uma gatinha e ela sempre foi minha inspiração! Agora entendi o porquê! ❤

  6. Beatriz Maria disse:

    Oi linda, Adorei o seu post, obrigada por ter passado lá no blog e deixar sua estrelinha lá tenha certeza que será sempre bem vinda, gostei muito do seu blog também e voltarei mais vezes, beijokas!!

  7. ndfutil disse:

    Olá, Pitaquinha! Te indiquei no Mystery Blogger Award ❤
    https://nadafutil.net/2017/07/11/premio-mystery-blogger-award/

  8. fulvialuna1 disse:

    Concordo in tutto.
    Ho avuto sempre cani, qualche gatto….
    Ora ho tre cani e vivo in campagna, sono circondata da uccelli ormai abitudinari e da questo inverno due scoiattoli..il solo vederli mi riempie di gioia.
    Con i miei cani ho sempre avuto un rapporto speciale.
    Bel post 😉

  9. Ahhh com certeza meus filhos serão bem saudáveis então hahahaha
    Vivo rodeada dessas lindezas de 4 patas. Hoje tenho três! Mas minha meta é ter um lugar só para cuidar de muitos deles 🙂

    http://www.ondecevailoko.com

  10. Lih Petit disse:

    Animais são ótimos mesmo. Pena que moro em apartamento e não tenho tempo para cuidar de um. Só me resta esperar as férias para poder visitar meus cachorros na casa dos meus pais. =)

    • Dá uma saudade né?! Eu o fim de semana para buscar a minha que fica na casa da vovó, rsrsrs. Também moro em apartamento e tenho muita dó de deixá-la sozinha. Obrigada, bjs

  11. Bichinho é tudo de bom!

  12. Mia disse:

    Amei o post! Parabéns!!

  13. prjosemartins disse:

    Olá! Legal a matéria. Qual a diferença do cachorro e o homem? O cão é animal irracional sempre. O ser humano? Racional às vezes. Bom dia!

  14. Mônica Torres disse:

    Tudo de bom!!!!
    Animal é a nossa parte boa. Amor incondicional e garantia de amor, sempre!
    Parabéns pela postagwm.

  15. Amooo meu cachorrinho😍

  16. a mais completa verdade!!!!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.