Inverno: dicas de como usar chapéu

Clássicos, os chapéus conferem ao look uma aparência chique e sofisticada. Muitas mulheres deixam de usar o acessório porque não sabem como combinar ou com que tipo de look ou ocasião eles devem ser usados.

Pitacos e Achados desvenda mitos e verdades que cercam o uso do chapéu e dá dicas de como aproveitar a elegância da peça.

Onde pode e onde não pode usar

“Estilo e personalidade”, são as duas palavras que a consultora de imagem pessoal e corporativa, Lilian Riskalla, utiliza para definir o que o chapéu acrescenta ao visual de uma mulher.

No entanto, o chapéu é um acessório que não se pode usar em todos os lugares. Por isso, é sempre bom se atentar aos lugares que você pode ou não adotar o acessório. Abaixo segue uma lista com os lugares para você usar e para não usar, segundo Lilian:

Onde usar:

  • Eventos de dia e ao ar livre como casamentos, almoços, festas beneficentes, chás
  • Festivais e shows que aconteçam de dia;
  • Passeios durante o dia em dias de frio ou ensolarados;
  • Praia;
  • Campo.

Onde não usar:

  • Na mesa para comer;
  • Locais fechados como teatro, cinema, shows;
  • Locais de trabalho, a não ser que seja um chapéu de segurança ou faça parte do uniforme;
  • Jantares ou outros eventos em ambientes fechados;
  • Na igreja e outros templos religiosos.

Tipos de chapéu

Os principais tipos de chapéu:

  • Floppy: aba grande e caída
  • Cloche: clássico de feltro estilo anos 20.
  • Coco: modelo com copa redonda e aba curta.
  • Fedora: chapéu masculino que as mulheres estão usando muito nos dias de hoje.
  • Panamá:  é um tipo de chapéu que está na moda. Pode ser usado na praia ou na cidade, produzido com uma palha dobrável, é versátil e leve.

Só dicas

  • Quando for comprar seu primeiro chapéu, não esqueça que por ser uma peça cheia de estilo é importante escolher pensando no seu estilo pessoal para que ele não fique eternamente guardado.
  • Comece com chapéu de marca mais baratinha, para saber se você se acostumará com o look. Depois de aprovado pode valer a pena investir em um modelo mais caro.
  • Chapéu da cor próxima ao tom do cabelo fica mais discreto no visual e não chama tanta atenção. É uma ótima opção para quem está “começando”.
  • Para quem não quer ter muitos chapéus no armário, invista nas cores neutras, que facilitam na hora de combinar com o restante do visual. Tons como marrom, bege, preto, off white e até o marsala (vinho) são ótimas escolhas.
  • Na hora de usar o seu chapéu pense na sua produção como um todo, para que ele não acabe destoando do restante do look.
  • O chapéu pode ser uma alternativa muito fashion para resolver seus problemas em um dia de “bad hair day”.
  • Se você tiver o rosto miúdo, evite os chapéus de abas muito grandes para não ficar desproporcional.
  • Os modelos de aba longa ficam melhores em mulheres de ombros largos e pescoço comprido.
  • É recomendável que os cabelos estejam soltos ou presos em penteados baixos para que o chapéu possa ser colocado na posição correta.
  • É importante lembrar que quanto mais baixinha for a pessoa, menor tem que ser a aba. Chapéus de abas largas tendem a achatar a silhueta.
  • Se você estiver de chapéu e for entrar em um ambiente totalmente fechado lembre-se de tirá-lo.
  • Se estiver de chapéu tenha atenção redobrada com outros acessórios como óculos, lenços e brincos para que o visual não ficar “over”.
  • Uma boa dica é a inversão de cores, ou seja, se a roupa for colorida, escolha um chapéu em tons neutros. Se for usar um chapéu mais colorido, use roupas neutras.
  • Rostos ovais (com as bochechas mais proeminentes e o queixo estreito) ficam mais harmônicos com chapéus de copa e abas de tamanho médio, assim, o floppy ou o coco não são as melhores opções.
  • Se você tem rosto redondo aposte nos modelos com copa média ou alta, com as abas proporcionais para alongar. Evite o modelo Clochê.
  • Mulheres de rosto quadrado devem usar e abusar dos modelos de chapéus com abas mais largas e copas arredondadas de tamanho médio a alto. O modelo Floppy é muito indicado.
  • Quem tem rosto triangular, ou seja, queixo bem estreito e o restante do rosto mais largo deve preferir chapéus com copa e abas arredondadas e em tamanhos menores. O chapéu coco é uma boa escolha, já o Panamá e o Fedora devem ser evitados.
  • Se você está acima do peso, o chapéu mais indicado é aquele em que a copa é alta e as abas médias, assim dará a impressão de rosto e corpo mais finos.
  • Para um casamento ao ar livre, um chapéu com aba larga é perfeito. Mas se o evento for a tarde, o ideal é a aba mais estreita.
  • O chapéu não pode ultrapassar a linha dos ombros e deve estar sempre na altura das sobrancelhas.
  • Para descobrir qual a medida ideal para você, basta pegar uma fita métrica e dar uma volta na cabeça, na altura da testa, cerca de dois dedos acima da ponta da orelha.
  • Vai levar chapéu na viagem e não tem espaço para uma caixa (quem tem né ) ? Tente leva-lo na cabeça (ou na mão), ou guarde-o na mala com peças de roupa moldando-0 por dentro. Se o chapéu amassar demais, as vezes pode não ter mais como recuperar seu formato.

Como usar chapéu no inverno

Quer deixar seu look mais estiloso em menos de um segundo? É só finalizar com um chapéu maravilhoso e pronto! Fedora, floppy, panamá… Esse acessório nunca falha na hora de deixar a produção mais interessante – e se você achava que ele era um item exclusivo de verão, estava muito enganada.

O chapéu tem o poder deixar seus looks de inverno ainda mais elegantes, e ele pode não ser tão funcional como na estação do sol, mas tem seus méritos quando o assunto é produções para o frio – e o maior dele é que eles levantam QUALQUER look. Então pode tirar essa ideia de que chapéu é um item praiano da cabeça, porque as inspirações que selecionamos vão te provar que você pode arrasar de chapéu até no inverno!

Mais de 50 ideias de looks de inverno com chapéu para nos inspirar…

Pitaco: “Estilo e personalidade”. Não existem regras sobre qual modelo fica bem (ou não) em cada biotipo. O que vale é você se sentir bem e com muita auto-estima. Aqui não vale ficar pensando que está todo mundo reparando porque o chapéu está estranho! É mais provável que eles estejam te achando congelantemente estilosa (mas o que importa é você se sentir bem SEMPRE).

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Moda e Beleza e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

38 respostas para Inverno: dicas de como usar chapéu

  1. Anônimo disse:

    Seguindo as dicas do tipo de chapéu para cada tipo de rosto eu deveria ficar longe do Fedora e Panamá e são eles justamente os meus favoritos. Chegando ao final do post encontro a recomendação para usarmos o que faz sentir-nos bem. Um sinal claro de total respeito ás escolhas pessoais independente de quaisquer regras de uso que queiram impor. Nota 1000 para vocês!

  2. Adriano disse:

    Gostei muito do post, concordo com o que “Ideias em Blog” falou, podia ter uma versão masculina desse post, 🙂

  3. Achoooo lindooo ❤️

  4. Luma Vieira disse:

    Que post top!!! Eu amo usar chapéu acho muito elegante, atualmente tenho usado mais boinas. Beijos

  5. reikiquantico disse:

    Amei as dicas, material super completo para saber combinar sem dar bola fora! Adoro chapéus e estou encantada em ver as possibilidades! obrigada

  6. Tenho três chapéus na minha pequena coleção, sou doida por um floppy! Adorei o post

  7. Sempre Alerta disse:

    Ótimas dicas. Vou usar o chapéu da minha mãe emprestado este final de semana. Criei coragem também. 🙂

  8. Juju Bela disse:

    Nossa, amei o post e as dicas. Tenho um chapéu lindo mas nunca tive coragem de usá-lo. Desde final de semana ele não escapa. Depois te conto. Beijão

  9. Tati disse:

    Adoro, acho lindo chapéus!
    Tenho alguns, mas uso menos do que gostaria. :/
    Às vezes por bobeira mesmo, às vezes por falta de oportunidade (saio muito pra jantar ou em locais fechados).

  10. Tudo em Casa disse:

    Adoro chapeu, mas tenho vergonha de usar( acredita), com essas dicas da ate coragem de sair nesse frio com um dos meus… 😉

  11. prjosemartins disse:

    Legal, amei as informações, as quais vêm adornar as mulheres que já são lindas.
    Dê-nos dicas também, para que nessa linha caminhemos juntos quais pessoas de bem, não ficando tão distante enquanto que elas estão de carro de luxo, nós de trem.
    Deus abençoe você! Esteja certa de que a vida é uma sombra que passa rápido e nós voamos. Abraço!

  12. Sobre tudo, com tudo! disse:

    Republicou isso em Sobre tudo, com Tudo!.

  13. Excelente matéria para vocês mulheres! Seria também uma boa ideia você criar uma em que possa incluir o público masculino. Muitos homens adoram chapéus.

  14. Tô doida por um chapéu, mas com medo de não ter a coragem necessária pra usar! Hahaha Vou me inspirar no teu post e mandar ver, que Deus me ajude

  15. Cássia disse:

    Adorei as dicas, acho lindo o acessório mas nunca tive muita coragem para usar, e agora eles estão voltando com tudo!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.