Como a música pode ser uma poderosa aliada

Olá pessoal!!

A música, sem dúvida, está presente na vida de qualquer pessoa, não é mesmo? Independente de você gostar ou não, sempre vai ter alguém por perto escutando alguma coisa e, às vezes, nós aprendemos certas letras e melodias só de andar na rua. Mas você sabia que podemos fazer da música nossa grande aliada? Mais do que simplesmente ser uma forma de entretenimento, as canções podem nos ajudar no processo de aprendizagem, na concentração e na produtividade, além de ser capaz de melhorar nosso humor nos dias ruins e nos fazer relaxar em momentos de tensão.

Quando a música é estudada desde muito cedo, ela colabora com o desenvolvimento da inteligência espacial, necessária nos processos de  marcação de tempo e divisão de ritmos, contribuindo, dessa forma, com o estímulo de habilidades matemáticas. Além disso, o estudo da música estimula qualidades como a paciência, sensibilidade, coordenação, autodisciplina, capacidade de memorização e concentração.

Já de acordo com algumas pesquisas, patrocinadas pela Spotify e pela Universidade de Caen, na França, escutar música instrumental – aquelas que não possuem voz humana ou letra – durante os períodos de estudos possibilitaram que os alunos obtivessem um desempenho 12% melhor em suas provas de matemática.

Canções com letra, por sua vez, podem ser um pouco perigosas e, às vezes, até prejudiciais, pois as informações recebidas por nosso cérebro, entre o que estamos estudando e o que estamos ouvindo, são distintas, o que, muitas vezes, atrapalha o processo de aprendizagem.

Outro fator importante é o volume em que escutamos as composições. O ideal, durante os estudos, é que a música toque ao fundo, ajudando a sua mente a se acalmar e a se manter em um estado de alerta, sendo um fator agregador e não dominando toda a sua atenção.

No trabalho, a música pode desempenhar diversos papéis. Ela pode ser um instrumento utilizado para estimular os funcionários e aumentar a concentração e o foco, melhorar o estado mental e emocional da equipe, atém de ser uma forma de atenuar outros ruídos do ambiente.

A maioria dos locais de trabalho possuem constantes distrações como telefones tocando, portas batendo, impressoras funcionando e conversas paralelas. Desse modo, a música pode ser usada como um recurso para mascarar esses barulhos, ajudando a diminuir a perda de atenção e, consequentemente, aumentar a produtividade dos trabalhadores.

O ato de ouvir música também é capaz de ativar uma parte do cérebro chamada de núcleo accumbens, região encarregada de controlar a liberação da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Sendo assim, escutar músicas poderá fazê-lo se sentir mais feliz e bem-humorado, contribuindo com o aumento da criatividade, facilitando a concentração, impulsionando a produtividade e tornando-o mais positivo em relação ao trabalho.

No caso de atividades repetitivas e entediantes, experimente escutar canções alegres e animadas, isso aumentará o seu nível de atenção e energia; já se a tarefa demandar muito pensamento cognitivo, opte por músicas sem letras.

Música é algo muito poderoso e possui a habilidade de ajudá-lo a relaxar, concentrar, acalmar-se, reduzir a ansiedade e o estresse e até manter os níveis de energia e auxiliá-lo a superar um dia ruim e o mau humor. Atualmente, já é possível encontrar playlists especiais que ajudam a manter a concentração, aumentar a produtividade, melhorar o humor e até auxiliar no desempenho mental durante a prática de atividades como o poker – vários profissionais têm playlists próprias para quando estão em campeonatos, aliás.

Além disso, segundo um estudo feito pela Universidade de Nova York, nossas ondas cerebrais tendem a sincronizar a sua frequência com o ritmo das músicas que escutamos, ou seja, ouvir melodias com batidas mais rápidas, tendem a nos deixar mais agitados, enquanto músicas mais lentas, podem nos acalmar e relaxar.

Entretanto, é preciso ter cuidado: alguns gêneros musicais podem competir por sua atenção, prejudicando, assim, a sua produtividade, da mesma forma que acontece nos estudos. Desse modo, a dica é ouvir suas músicas favoritas durante 10 ou 15 minutos antes de iniciar os afazeres do dia.

Encontre as músicas que melhor se adequam as suas necessidades e aproveite!

Pitaquinha

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

23 respostas para Como a música pode ser uma poderosa aliada

  1. Pingback: Multitarefa: não é um bom hábito para o nosso cérebro | Blog Pitacos e Achados

  2. Pingback: A pintura como terapia | Blog Pitacos e Achados

  3. Pingback: Como a música pode ser uma poderosa aliada — | Cortes de cabelo

  4. Olá Pitaquinha, tudo bem? Hoje encontrei um tempinho para visitar seu lindo blog e me deparei com essa matéria que aborda justamente uma das minhas maiores paixões: a música. É incrível como ela nos faz bem, não é mesmo? Como uma boa apreciadora e intérprete dessa arte, eu te digo que foi através dela que eu conheci o meu melhor amigo, o Senhor Jesus.
    Parabéns novamente pelos posts de qualidade.
    Bjs,..

  5. Sempre Alerta disse:

    Sensacional, amei a indicação da playlist.

  6. Gustavo S. Nazário disse:

    Música é amor

  7. fulvialuna1 disse:

    La musica è veramente una grande alleata nella vita, ma va scelta e ponderata .Ogni momento ha la sua musica.

  8. A Arte Liberta! disse:

    Olá! Adorei seu post.
    Lembrei de um período d vida em que eu tava bem pra baixo, por questões de amor. E foi quando me abri pra conhecer as músicas de ‘Confessions on a DanceFloor” da Madonna. Este disco mudou a minha vida e possibilitou um mergulho profundo dentro do meu eu, passei a me admirar inclusive pelas falhas e me reconstruí ao som deste disco dela. A música, a arte salva a gente e liberta pra sempre.

    Diego.

    • Obrigada Diego, pelo seu depoimento. A música faz bem para a alma em todos os sentidos. Para qualquer momento ou situações que passamos tem uma música certa. É fabuloso!! Abraços

  9. blogdasilblog disse:

    Oi amiga, eu mesmo amo música, mais em alguns momentos incomoda, pois nós sempre queremos um minutinho de silêncio de calma. beijos da sil

  10. Paco disse:

    SENSACIONAL. Os playlists que foram indicados no artigo são excelentes e eu indico todos. Parabéns

  11. Filipe Martinez disse:

    Gostei!

  12. prjosemartins disse:

    Olá amo o que você faz. Por certo você está certa. Amei o artigo! A música é a linguagem Universal, quando bem concatenada, só faz bem e não mal. Ela apela à mente e ao coração sendo qual linguagem dos anjos. Mesmo que nada saibamos a respeito devemos tê-la qual melodia dos céus em nossos corações. A música é o melhor refrigério para corações desconsolados. Abraço!

  13. K wade disse:

    Muito legal, a música é realmente algo mágico, acho impressionante o poder que ela possui em nós, em muitas situações me ajudou a passar por momentos difíceis, me trazendo calma e energias boas.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.