Conheça os benefícios do pinhão

foto-ampliada-842-7v

Nutricionistas de todo mundo são unânimes em indicar o consumo de alimentos sazonais: eles são mais frescos, nutritivos e baratos. Se forem cultivados na própria região territorial do consumidor, melhor ainda. Essa é razão por que você deve ficar atento às mudanças na oferta dos produtos disponíveis nas bancas das feiras e dos supermercados. Todos os meses vai-se dando lugar a novos ingredientes, como o pinhão, disponível somente uma vez ao ano.

Com o fim do verão e a queda das temperaturas, é tradicional o início do consumo do pinhão, principalmente no sul do país. É nessa época que as araucárias começam a amadurecer as pinhas para a reprodução da espécie. A colheita, o transporte, a comercialização e o consumo do pinhão são liberados no país, a partir do dia 1º de abril, conforme prevê a Lei estadual Nº 15.457 de 17 de janeiro de 2011.  O objetivo é garantir a reprodução da araucária, árvore ameaçada de extinção, que ocorre durante o primeiro semestre do ano. Além disso, a escassez de frutas nativas e outras fontes de alimento oriundas das florestas torna o pinhão, um recurso essencial para a fauna.

O que que o pinhão tem.

O pinhão é fonte de vitamina A, B1 e C, minerais como ferro, manganês, fósforo, cálcio e magnésio, além de proteína e óleo vegetal. Uma semente nutritiva que pode compor nossa alimentação saudável e variada!

Poucos sabem, mas esta semente é fonte de fibras, proteínas, carboidratos e de minerais importantes como o potássio, o cálcio, o ferro e o zinco. As fibras nele contidas são aliadas do funcionamento saudável do intestino. Essa característica nutricional contribui para o controle do colesterol, auxiliando na eliminação dos sais biliares (substâncias produzidas por meio do colesterol e utilizadas na digestão das gorduras).

O potássio, nutriente importante do alimento, é conhecido como um vasodilatador. Uma vez que ele contribui para o aumento do diâmetro das artérias, o sangue passa a circular com mais facilidade no organismo, reduzindo, dessa forma, a pressão arterial. Consequentemente, ambos os nutrientes ajudam a evitar doenças cardiovasculares. Destacam-se, ainda, os carboidratos. “O nele contido é do tipo complexo. Ou seja, garante maior saciedade e estimula o equilíbrio intestinal, recuperando a flora bacteriana e melhorando o sistema imunológico”, informa a nutricionista Alline Cristina Schüncke (SP).

Ele pode por exemplo, ser um importante aliado na perda de peso porque mesmo sendo rico em gorduras, a semente contem ácido pinoleic que segundo pesquisas trata-se de um inibidor de apetite eficiente. Ácido Pinoleic funciona, desencadeando a liberação de dois hormônios supressores de fome, colecistoquinina (CCK) e glucagon-like peptide-1 (GLP-1).

Outro benefício do pinhão é o fato de ser bom para o coração e para a circulação! Os pinhões são fonte de gorduras monoinsaturadas que estão associadas a baixos índices de colesterol. também têm vitamina E, vitamina K, cobre, ferro, e manganês, que são bons para o sistema cardiovascular.

pinhão

Os antioxidantes contidos no pinhões retarda o processo de envelhecimento, pois eles ajudam a remover os radicais livres do corpo. Comer alimentos ricos em antioxidantes, como pinhões, vai reduzir o risco de eventuais problemas de saúde. O cobre nos pinhões também contribui, tornando o pinhão um alimento anti-envelhecimento.

A luteína, presente no pinhão, é um antioxidante é crucial para a prevenção de doenças oculares, como a degeneração macular e catarata. Vitamina A sob a forma de beta-caroteno também contribui nesse quesito.

Quando você está se sentindo cansado ou desgastado, pinhões pode lhe dar o impulso que você precisa, pois eles contêm proteína e magnésio. Verificou-se que o magnésio contribui para melhorar os sintomas de fadiga e é também benéfico para a libertação da tensão muscular e cólicas.

Como todo alimento, é necessário consumir de forma equilibrada. O pinhão é uma semente bastante calórica e rica em carboidratos. Isso significa que ele garante energia para as atividades do dia a dia, mas é necessário ficar atento às porções. De acordo com a nutricionista Alline, ele deve ser consumido no almoço ou no jantar, acompanhado de salada ou algum tipo de carne.

A recomendação é ingerir 100 g por dia (10 unidades), o equivalente a 174 kcal. O pinhão pode fazer parte da alimentação de qualquer pessoa, sem restrição de idade, desde que seja seguida a recomendação diária de consumo. 

Pitacos: Esta semente não pode ser consumida crua. A dica é cozinhá-la em uma panela de pressão com um pouco de água e sal, se quiser, entre 30 e 40 minutos. Depois, retire a casca. A semente pode ser consumida como lanche, picada ou processada e colocada em preparos, como sopas e saladas. A farinha do pinhão também pode ser uma opção para preparo de massas. A semente não possui glúten.

Hum, uma delícia além de benéfica!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

53 respostas para Conheça os benefícios do pinhão

  1. Pingback: Festas Juninas: 11 dicas fantásticas para organizar com todos os detalhes | Blog Pitacos e Achados

  2. Pingback: Confira 5 receitas com pinhão deliciosas para você fazer | Blog Pitacos e Achados

  3. ERIKA LOPES EMRICH PORTILHO disse:

    Pinhão tem sabor único e inconfundível!😋
    Hoje eu cozinhei pra fazer leite vegetal. E frente, ficou DI-VI-NOO!

  4. Que delícia! Pinhão me lembra a infância. Adoro!

  5. Schá disse:

    Pinhão na chapa de fogão fica uma delícia tbm 😉

  6. Adoro pinhão! Até bolo já fiz😅😅😅

  7. Agora, o problema será encontrá-lo em Fortaleza!

  8. Muito saber disso, fiquei bastante curioso!

  9. Nete Lago disse:

    Hummm que interessante, muito bom saber!! Pena que aqui é difícil encontrar pinhão… snif
    Bjsss
    https://web.facebook.com/ateliebordadosemagia/

  10. Pingback: Dicas que você precisa saber para ter um inverno mais feliz! – Emporiotambo

  11. Vanessa Lima disse:

    Que bom saber que faz tão bem! Adoro pinhão com arroz!

  12. Paco disse:

    Fantástico, não sabia que tinha tantos benefícios assim. Abs

  13. palhao disse:

    Nossa, não sabia que pinhão fazia tão bem!
    E, agora, fiquei curioso: por que não pode ser comido cru?

    Pitaquinha, se tiver um tempinho, dê uma passadinha para votar na melhor capa para a antologia Microcontos:

    Microcontos Volume 2 – Votação das Capas

    Grande abraço!

    • Olá Lucas!! Fui correndo votar na capa. Na verdade foi difícil, pois gostei de todas. Sucesso!!
      Até onde eu sei, não dá para comer pinhão cru, a não ser para a gralha azul, que é um pássaro tradicional.
      Abraços

  14. Mercilo disse:

    Pinhão é muito gostoso, e faz bem!

  15. Nunca poderia imaginar que pinhão tem tantos benefícios assim! Estou me sentindo meio cansada ultimamente, quem sabe recorrer ao pinhão não seria uma boa saída?!
    Abraços!

  16. Zezinha disse:

    Que delícia. O pinhão é tudo de bom, até mesmo cru…

  17. Pingback: Benefícios do pinhão | Tempestade

  18. fulvialuna1 disse:

    Da bambina ho mangiato grandi quantità di pinoli.

  19. Ôxi! Maria disse:

    Adoro o pinhão! Bom saber das suas propriedades. Eu aprendi uma receita de pinhão no arroz que fica muito bom! Beijins Claudia

  20. Uma amiga de Orkut que morava no Sul enviou para mim pinhão… Comentando depois sobre o que eu achei… Ninguém concordou comigo quando eu falei que o gosto era igual a aipim 😀 Mas que eu achei o sabor parecido, isso eu achei!

  21. Fabi Brito disse:

    Adoro pinhão! Pena que aqui em Salvador não encontramos. Snif. Snif

  22. Thais Ferrari disse:

    Como meu marido é gaúcho, nós sempre temos pinhão até aqui na Itália. Importado do Brasil né!

    Uma delícia!
    🙂

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.