A importância do cálcio e da vitamina D para seu organismo

pn-vit-d-performance

Você provavelmente já sabe que o cálcio é bom para seu organismo, mas não sabe porquê e como acontece com muitas pessoas, você pode não estar ingerindo cálcio suficiente em sua dieta.

O cálcio é um mineral essencial necessário para a saúde de seus ossos e dentes, mas também afeta seus músculos, hormônios, função nervosa e capacidade de formação de coágulos sanguíneos, sendo que a quantidade de cálcio que uma pessoa precisa diariamente depende da idade e gênero.

calcio

Entre os 19 e os 50 anos homens e mulheres necessitam de 1000mg/dia. Dos 51 aos 70 anos as mulheres precisam um pouco mais de cálcio – cerca de 1200mg/dia – enquanto que os homens podem se manter nas 1000mg/dia. A partir dos 71 anos de idade, tanto os homens como as mulheres necessitam de 1200mg/dia.

Nosso organismo é incapaz de produzir esse nutriente por isso a única forma de obter o cálcio que você precisa é através de alimentos ricos em cálcio como o feijão, queijo, gergelim, chia, entre outros.

Consulte aqui a lista de alimentos que contem maior teor de cálcio

Além do cálcio, também a vitamina D é necessária para a saúde óssea. A vitamina D e o magnésio ajudam o organismo a absorver o cálcio e a fixá-lo de forma eficaz nos ossos. Mulheres e homens até 70 anos de idade precisam de cerca de 600 UI diariamente. Após os 70 anos, o valor aumenta para 800 UI por dia.

NOTA: IU (International Units); 1 mcg= 40IU

Há três maneiras de obter vitamina D: luz solar, alimentos e suplementos.

Veja aqui a lista de alimentos ricos em vitamina D

Não ingerir cálcio em quantidade suficiente pode levar a uma doença chamada osteoporose. Esta é uma condição de saúde onde seus ossos se tornam frágeis e quebram facilmente. Geralmente os ossos mais afetados incluem o quadril, espinha dorsal (coluna) e pulsos. Muitas pessoas apenas se apercebem que têm osteoporose depois de quebrar um osso, o que significa que os seus ossos foram perdendo densidade e firmeza com o passar dos anos.

Cerca de 99% do cálcio em seu corpo está em seus ossos e dentes, mas os restantes 1% são muito importantes nomeadamente para:

– Regular da pressão arterial

Estudos mostraram que a suplementação de cálcio ajudou a baixar a pressão arterial sistólica (que corresponde ao primeiro número em uma leitura de pressão arterial) em pessoas com e sem hipertensão.

– Controlar a TPM (Tensão Pré-Menstrual)

Consumir cálcio em quantidades adequadas pode diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual.

– Manter um peso saudável

O cálcio também pode desempenhar um papel importante na perda de peso. Em um estudo do British Journal of Nutrition, mulheres obesas que consumiam menos de 600 miligramas de cálcio diariamente iniciaram uma dieta e tomavam um placebo ou um suplemento de cálcio diário de 1200 miligramas. As mulheres que tomaram o suplemento de cálcio perderam 13 quilos durante o programa, enquanto que as mulheres que tomaram o placebo perderam somente 2 quilos.

Carlos Pereira –  blog “Dieta Alcalina”
Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para A importância do cálcio e da vitamina D para seu organismo

  1. Pingback: O que beber, além de água, para manter-se hidratado? – VEJA – Agro Mecanica Tatui

  2. Pingback: O que beber, além de água, para manter-se hidratado? | Blog Pitacos e Achados

  3. artminas23 disse:

    Olá. Amei o seu blog. Quero dizer que é muito agradável ler as suas postagens e estou aproveitando bastante para melhorar a minha qualidade de vida. Está adicionado em meus favoritos.

  4. mauroms disse:

    Muito bom teu blog com todas estas dicas.

  5. Pingback: A importância do cálcio e da vitamina D para seu organismo – escreversonhar

  6. zezaros disse:

    Post bem informativo.

  7. trilegalblog disse:

    Estava mesmo precisado ler isso. Foi indicação médica sobre minha falta de vitamina D. Valeu.

  8. TC Zanini disse:

    Parabéns pelo post, excelente conteúdo, muito bom e super informativo.
    Beijos, Tânia

  9. vavarosblog disse:

    Ótima informações.

  10. Zezinha disse:

    Muito bom post. Parabéns

  11. Lindo seu BLOG!!! Estou seguindo!!! Siga o meu também!!! Beijos!!!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.