Comidinhas e drinks para festa de Carnaval

donut-1194565_960_720

As comemorações de fim de ano mal acabaram e logo mais uma se aproxima, aquela que para muitos é a última festa antes do ano finalmente engrenar: o Carnaval. E ele não é feito apenas de samba, folia e curtição. Para aguentar a agitação com energia de sobra – seja para desfilar na avenida, seguir um bloco de trio elétrico pelas ruas da cidade ou dançar o dia todo em um baile com os amigos – é essencial pensar na alimentação, com um cardápio balanceado, leve e refrescante.

Por isso, separamos algumas receitinhas para se inspirar quando for planejar sua festa de Carnaval. As ideias servem tanto para uma reunião com os amigos ou um “esquenta” antes da folia, como para uma festa em família ou para a criançada.

Alimentação para a curtição

O ideal em uma festa assim é prezar pela praticidade, com aquelas comidinhas que se comem com as mãos. Não é necessário selecionar receitas muito elaboradas ou pesadas senão também é arriscado passar mal, já que vai dançar e pular depois. Mesmo que se fique o dia todo na piscina, é uma época muito quente e não devemos exagerar na alimentação, para evitarmos aquela sensação de fadiga e peso.

chunks-1517504_960_720

Espetinhos variados

Nada mais simples e leve que petisquinhos como os “sticks” – palitinhos em que se espeta uma mistura de ingredientes à gosto, como frios e conservas. Algumas ideias de combinações são: tomate seco e mussarela de búfala; peito de peru, queijo branco e azeitona; cubinhos de frango, cenoura e mini milho; queijo brie e uma pimentinha; pickles, mussarela e salsicha; queijo minas e tomate cereja; presunto cru e damasco, etc. Outra dica é cortar cenoura e pepino em palitinhos, temperar com sal e limão e deixar um tempo na geladeira para pegar gosto.

4385161119_ac47e1bbec_z-1

Rolinhos de salmão e cream cheese

Nada mais leve que um peixinho, que além de agradável ao paladar, é saudável e rico em ômega 3. Uma ideia fácil e rápida é utilizar aqueles discos de massa (pão-folha ou wrap) prontos e rechear com uma pasta de cream cheese e amêndoas, salmão defumado e alguma erva para dar frescor. Depois é só enrolar e cortar em fatias de aproximadamente 2 cm.

cake-pops-684163_960_720

Cake pop e cupcakes

Além dos salgados, os doces também devem ser práticos, por isso as opções de cake pop e cupcakes são uma ótima ideia. São individuais e servidas em porções menores, e ainda podem ser decoradas de acordo com a temática da festa e de forma criativa, deixando sua mesa ainda mais bonita e divertida!

Os cake pops são pirulitos de bolo, com formato redondinho. Faça a receita de sua preferência, como a de um bolo de cenoura fofinho, depois esfarele e coloque o recheio ou algum creme para dar liga – como brigadeiro ou doce de leite – faça as bolinhas com a ajuda de um pegador de sorvete e mergulhe em chocolate derretido. Daí basta espetar um palito e confeitar à vontade.

Gelatina

Nada mais refrescante e leve para a sobremesa que gelatina. Faça potinhos pequenos e coloridos com sabores variados, assim ainda conseguirá combinar com a decoração! Outra ideia é fazer como se fosse um pudim de gelatina em camadas, ou a famosa receita de gelatina colorida, feita com cubinhos de pelo menos 4 sabores diferentes envoltos por um creme branco à base de leite condensado, creme de leite, leite de coco e gelatina sem sabor.

Já uma versão para os adultos seria o jelly shot – como o nome já dá a entender a gelatina é feita com vodka ou outra bebida alcoólica ao invés de água, e colocada em copinhos pequenos, como os de café.

alcohol-1853327_960_720

Coquetel de frutas

Falando em álcool, os bons drinks não podem faltar! Para facilitar e não dar trabalho para ninguém durante a festa, deixe um balde de coquetel já pronto. Uma ideia refrescante e tudo a ver com Carnaval, com ingredientes brasileiros e fáceis de encontrar, é um ponche de frutas. Você vai precisar de uma garrafa do destilado de sua preferência, duas de espumante ou vinho frisante, meio litro de xarope de chá preto, suco de 10 limões, frutas variadas (abacaxi, maçã, laranja) e gelo. Misture tudo e sirva em canecas com o auxílio de uma concha.

Drink não alcoólico

Para os pequenos ou simplesmente para aqueles que não são muito fãs de álcool, há diversas opções tão saborosas e refrescantes quanto. Prepare um mix de frutas e sucos, uma ideia é colocar morangos, laranja, limão siciliano, abacaxi e maracujá e bater com água gaseificada. Nem precisa de açúcar, beneficie-se da própria doçura das frutas!

Outra opção bem doce e com toque cítrico é a limonada suíça com leite condensado. Faça em grandes quantidades, cortando os limões em quatro pedaços e batendo com água no liquidificador. Depois passe na peneira e volte a bater com o leite condensado, daí é só colocar em uma jarra com bastante gelo antes de servir. Enfeite os copos com canudos diferentes e coloridos, e decore com guarda-chuvinhas ou pedaços de abacaxi e cereja.

appetizer-1238615_960_720

Outras ideias

As opções são infindáveis! Além dessas que citamos, você pode apostar em sanduíches naturais, bolo ou muffin salgado, castanhas, pão árabe com húmus, patês variados com bolachinhas salgadas, picolés, geladinho, raspadinha, etc.

Agora é só preparar uma mesa customizada e decorada para a comemoração. Se tiver crianças envolva-as na preparação, tanto dos alimentos –bolo de cenoura fofinho, cookies e docinhos – como dos enfeites – máscaras de Carnaval, serpentina e guirlandas coloridas. Assim, com certeza terá uma festa divertida e gostosa para aproveitar seu Carnaval em grande estilo e sem muitos gastos!

Imagens: pixabay / flickr
Colaboração: Recepedia
Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Culinária, Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

22 respostas para Comidinhas e drinks para festa de Carnaval

  1. Pingback: Confira as dicas e caia na folia sem perder a energia no Carnaval | Blog Pitacos e Achados

  2. Luma Vieira disse:

    Gostei das dicas por que são leves e assim não ter problemas alimentares, a que quero experimentar é a de Rolinhos de salmão e cream cheese parece saborosa. Beijos

  3. Zezinha disse:

    Quanta dicas legais, adorei.

  4. Esse post me deixou de água na boca. Amei!!!
    Te seguindo linda! Faz uma visitinha ao meu blog!
    Bjs!!!

  5. daycastro disse:

    Só coisinhas deliciosas…

  6. Leandro disse:

    Esse post deu água na boca =D!

  7. Itanamara Santarem disse:

    Que tentação!amo essas coisas 😀

  8. andrezaduarte disse:

    Quanta dica rápida e fácil! Amei o post, deu fome kkk’ beijos
    http://www.andrezaduarte.com.br

  9. pabloheller disse:

    Adorei o rolinho de salmão. Grande ideia. Vou experimentar neste final de semana.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.