Dicas para uma casa mais feliz

Sala de estar | A área espaçosa traz sofás adquiridos na Restoration Hardware, de Miami, revestidos de linho. Poltronas de couro Exo, assinadas pelo estúdio Fetiche Design, foram encontradas na Finish. Tapete da Avanti (Foto: Juliano Colodeti/MCA Estudio/Divulgação)(Foto: Juliano Colodeti/MCA Estudio/Divulgação)
 

Você sabia que aquela sensação de bem estar que você tem ao chegar a alguns ambientes tem tudo a ver com a decoração?

Preparar um arranjo de flores lindo, pintar uma parede e até fazer uma anotação podem tornar a sua rotina mais leve e feliz. Duvida? Pesquisas cientificas comprovam.

A ciência comprovou que é possível tornar o nosso ninho ainda melhor e mais feliz. São nove maneiras de tornar a rotina mais leve e divertida. E o melhor: nada de reforma, quebra-quebra e trabalho.

Confira as dicas  para tornar seu lar ainda aconchegante.

1. Deixe a luz entrar
A iluminação tem uma forte influência no nosso dia a dia. Por isso, abra as janelas e, se precisar de cortinas, aposte em tecidos leves, que deixam a luz e a ventilação fluir. Os tipos de iluminação também afetam o clima da casa e existe um diferente para cada situação e ambiente. 

2. Verde e amarelo
Pode ser que essas não estejam entre as suas cores preferidas, mas mesmo de uma forma indireta, o amarelo e o verde trazem uma sensação de alegria. Pelo menos é o que diz a pesquisa feita pela VU University, em Amsterdã. Os cientistas constataram que os adultos participantes se mostraram mais felizes cercados por essas cores. Que tal testar? Um pouco de cor não faz mal a ninguém!

Para ligar os ambientes desde a sala de estar, a estante de laca branca, desenhada pela SAO Arquitetura, envolve o volume onde fica o lavabo. Nela, o morador exibe as coleções de livros e revistas. Os módulos podem ser fechados por portas deslizantes (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim) (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
 

3. Organização
Casa bagunçada é quase um sinônimo de estresse e baixo astral, né? Na hora de levantar o clima, a organização é certeira. Desapegue do que não usa mais, arrume os itens novos e, claro, abuse da criatividade! 

4. Beleza para os olhos
Fotos, pinturas e todo tipo de arte que você se identifique e que reflita o estilo do seu lar é válido para trazer um novo visual para a casa. Você pode ainda apostar em um desenho que fizeram para você, obras criadas pelos filhos, fotos antigas de família, páginas de revista inspiradoras e cartões postais de viagens. Começar e terminar o dia com belas imagens é o que importa!

5. Personalidade
Fuja dos catálogos e dos showrooms na hora de buscar ideias! Usar peças que reflitam sua personalidade é o que vai deixar os seus dias mais felizes. Peças encontradas em mercados de pulgas, que só você tem, e lembranças de passeios e viagens fazem toda a diferença. Móveis herdados de família também são cheios de histórias e valem ser aproveitados.

Neste projeto do arquiteto Filipe Ramos, uma simples pilha de livros virou uma bela mesinha de canto de sofá. Com uma madeira na base e um vidro grosso por cima, o charme fica completo com um vaso de flor (Foto: Maíra Acayaba/Editora Globo)(Foto: Maíra Acayaba/Editora Globo)
 

6. Natureza
Um jeito simples de alegrar sua casa é trazer plantas para os ambientes. Aposte em flores cheirosas e folhagens de várias cores, que são responsáveis por transformar positivamente o humor das pessoas e pela melhora da saúde emocional, de acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de New Jersey.

7. Mude as peças de lugar
Cansado do jeito que a casa está? Calma, isso é normal! Se você quer mudar essa situação já, comece trocando os móveis de lugar. É isso mesmo, nada de gastar ou de fazer mudanças drásticas, uma pequena movimentação nos ambientes já trará uma sensação totalmente nova para a casa! Tente e depois conte-nos o que achou.

8. Tenha um amigo peludo
Não precisa de ciência para saber que ter um cão ou gato em casa torna o ambiente muito mais divertido e acolhedor. Mas uma pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia mostrou que animais de estimação evitam o isolamento social de seus donos e, consequentemente, os tornam muito mais felizes.

Fruteira e flores na bancada de mármore do bar (Foto: Rogério Voltan/Editora Globo)(Foto: Rogério Voltan/Editora Globo)
 

9.Faça um arranjo de flores
Um estudo conduzido pela Universidade de Rutgers, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos mostrou que ter um belo arranjo de flores em casa só faz bem. Segundo os pesquisadores, elas causam uma sensação imediata de bem-estar e também provocam felicidade a longo prazo. Os participantes do estudo reportaram menos sentimentos depressivos após receber flores. Por fim, eles disseram que ter flores em um ambiente reconecta as lembranças familiares e de amigos.

10. Arrume a cama
Em uma pesquisa com 68 mil pessoas, o site Hunch.com descobriu que 71% das pessoas que arrumam as camas pela manhã se declararam felizes. Já 62% do grupo que não mantém esse hábito se consideram pessoas infelizes.

Pitaco: Lembre-se: menos é mais!
De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, há uma ligação entre altos níveis de cortisol, hormônio do estresse, em pessoas que vivem em casas com grande quantidade de objetos de decoração. Ou seja, quanto mais enfeites e acessórios você tem, maior a chance de se sentir estressado. Segundo o estudo, isso acontece porque a quantidade exagerada de adornos está relacionada a uma casa bagunçada e isso remete ao fracasso. Segundo a pesquisa, a solução para uma vida calma e feliz é uma boa limpeza e uma casa minimalista. Que tal tentar? 

 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

29 respostas para Dicas para uma casa mais feliz

  1. Pingback: 9 coisas para serem eliminadas da sua casa conforme o Feng Shui | Blog Pitacos e Achados

  2. natuurfreak disse:

    Thanks for the photo’s and tips

  3. Pingback: Dicas para receber a primavera de braços abertos |

  4. Pingback: Dicas para uma casa mais feliz | "Brogui" das Creide, das Creuza e das Crotirdes

  5. Tina Chaves disse:

    Te indiquei para uma TAG:

    TAG: 7 COISAS PARA 2017


    Dá uma olhadinha!

    Abraços Alados

  6. O Descaminhante disse:

    Gostei do post! Algumas coisas eu posso confirmar pela minha experiência: tenho cães e gatos em casa e definitivamente eles deixam tudo mais vivo, alegre e bonito! As coisas que você disse me lembram um pouco as ideias da Marie Kondo. Você já ouviu falar?

    Abraço!

  7. Tatiane Lima disse:

    Amei as dicas!
    Algumas já aplico em casa, mas outras foram um luz… Vão servir super nas mudanças que ocorrerão aqui em casa!
    Beijo

  8. Zezinha disse:

    Dicas ótimas. Estou sempre redecorando minha casa, faz muito bem mesmo.

  9. Mar Falco disse:

    Estou começando pela dica de mudar as coisas de lugar. As vezes a gente cansa um pouquinho de olhar pra mesma coisa na mesma posição por muito tem, né haha
    Já deu uma cara nova na minha casa, agora estou pensando em trocar alguns quadros e dar uma carinha nova pro ambiente. Nada melhor que a gente chegar em casa e se deparar com um cantinho a nossa cara!

    Em breve queri muito passar para o passo 8 a adotar um peludinho hahah

    Obrigada pelas dicas! Veio na hora certa 🙂

    • Fico feliz que tenha gostado. Redecorar nosso cantinho é muito prazeroso mesmo. Faço sempre. Em relação ao peludinho não existe nada melhor. É muita alegria em todos os sentidos. Bjs linda e boa semana.

  10. Pro seu dia ficar melhor disse:

    A dica 3 foi na veia. Abs

  11. fulvialuna1 disse:

    Amo il colore azurro e arancio e verde, nella mia casa ci son.
    Poi amo le candele, l’ordine e rifare il letto.
    Non mancano mai fiori da me!
    Buona serata.

  12. andrezaduarte disse:

    AMEI d+ todas as dicas, sempre busco deixar minha casa e principalmente meu quarto do modo como gosto, pelo menos 1 vez ao ano gosto de mudar a cor, a disposição dos móveis e isso me trás uma sensação de recomeço.
    A dica 8 sem dúvida é a melhor ♥
    Beijos
    https://andrezaduarte.com.br/

  13. A Aleatória disse:

    Menina AMOOOO encontrar itens em brechós, ferros velho, quintal abandonado da sogra kkkk
    Já achei maquina de escrever, um vaso lindo e antigo, pé de máquina de costura antiga.

    • Olá. Minha mãe tem um pé de máquina de costura antigo que sou apaixonada. Já dei várias cantadas mas ainda não deu certo. 😉 Estamos sempre de olho em tudo, não é mesmo?! Bjs linda, obrigada!!

  14. Adorei seu post. Muito inspirador. Estava precisando muito ler um artigo como esse.

  15. pabloheller disse:

    Gostei das dicas. Seguirei tuas recomendações. Abs

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.