Benefícios do óleo de cártamo

info_soguk-pres-aspir-yaginin-tarihi_1455697284

Os benefícios do óleo de cártamo estão ganhando destaque e ele tem sido usado cada vez mais pelas pessoas. O cártamo é uma planta nativa do Oriente Médio e hoje é cultivada por toda Europa e Estados Unidos. Uma raiz profunda permite sua sobrevivência em climas mais secos. É parente do girassol e apresenta flores amarelas ou alaranjadas, que originalmente eram utilizadas como corante para cosméticos e tecidos, e também são usadas como especiaria semelhante ao açafrão no tempero de pratos variados. Atualmente, o cultivo do cártamo é voltado para a extração do óleo a partir de suas sementes. Este óleo é rico em gorduras insaturadas, que comprovadamente fazem bem à saúde. O óleo de cártamo tem ganhado notoriedade e recentemente vem sendo muito utilizado como suplemento alimentar por apresentar diversos benefícios à saúde.

Existem dois tipos de óleo de cártamo, o monoinsaturado e o poli-insaturado.

Óleo monoinsaturado: O óleo monoinsaturado é rico em ácido oleico, também conhecido como ômega-9, um ácido graxo com apenas uma insaturação, sendo mais resistente a altas temperaturas. Por não perder seus valores nutricionais quando aquecido, é mais indicado na preparação de pratos quentes e frituras. É uma ótima alternativa na substituição de outros óleos culinários, como óleo de soja, de oliva, de girassol e outros óleos hidrogenados, que são menos saudáveis ou não são tão resistentes a altas temperaturas. Ele praticamente não possui sabor, cor ou odor, o que é uma vantagem na sua utilização na cozinha.

Óleo poli-insaturado: O óleo de cártamo poli-insaturado é rico em ácido linoleico, também conhecido como ômega-6, um ácido graxo poli-insaturado. Ele é mais sensível e não deve ser aquecido, pois é suscetível a oxidação e se torna rançoso. Deve ser armazenado em locais frios, de preferência sob refrigeração, e ao abrigo da luz. Este é o tipo de óleo de cártamo mais encontrado e comumente vendido como suplemento nutricional. O óleo de cártamo possui os maiores níveis de ácido linoleico dentre todos os óleos vegetais disponíveis no mercado.

O ômega-6 é um ácido graxo essencial, ou seja, é fundamental para o funcionamento do organismo humano porém deve ser obtido por fontes alimentares uma vez que o corpo não consegue produzi-lo.

benefits-of-safflower-oil_pevonia

Propriedades para saúde: Estudos têm mostrado que ingerir uma dose diária de óleo de cártamo como suplemento nutricional pode reduzir inflamação, diminuir o colesterol ruim e a gordura corporal, melhorar a saúde do coração, promover o ganho de massa magra, além de outros benefícios.

Por ser constituído apenas por gorduras, a quantidade de calorias fornecidas pelo óleo de cártamo é relativamente elevada, 12g do óleo (o equivalente a uma colher de sopa) fornece 108 Kcal. Este valor é igual a outros óleos e gorduras porém proporcionalmente muito elevado quando comparado a alimentos ricos em outros nutrientes como carboidratos e proteínas, desta forma, seu consumo deve ser moderado.

O óleo de cártamo ainda é extremamente rico em vitamina E, um potente antioxidante.

Apesar de muitas pesquisas ainda estarem em andamento e resultados científicos serem necessários para comprovar os benefícios do óleo de cártamo, ele já demonstra um grande potencial benéfico à saúde.

oleo_cartamo3

Veremos agora os principais benefícios do óleo de cártamo para a boa forma e saúde:

  • É rico em ácido oleico que é bom para cozinhar, o valor nutricional não é perdido devido à alta temperatura.

  • O óleo de cártamo tem um alto nível de conteúdo de gordura e vitamina E monoinsaturada, tornando-se nutricionalmente semelhante ao azeite de oliva. Outras variedades de óleo de cártamo são ricos em ácido linoléico e são mais adequadas para o uso frio em saladas, como um suplemento nutricional.
  • É pobre em gorduras saturadas e muito ricos em gorduras insaturadas que fazem dele uma escolha saudável para o coração e o sistema cardiovascular.
  • O óleo de cártamo É uma boa fonte de ômega-6 ácidos graxos, que também ajudam ao corpo a queimar gordura em vez de armazená-lo. Estes ácidos gordos são blocos de construção essenciais para as prostaglandinas no corpo. As prostaglandinas são substâncias semelhantes a hormonas que ajudam a equilibrar a pressão arterial, controlar as contrações musculares e orientar a resposta inflamatória do sistema imune.
  • O elevado teor de vitamina E em óleo de cártamo torna um alimento rico, que limpa o corpo de radicais livres. Os radicais livres causam danos e envelhecimento das células e aumentar o risco de doenças cardíacas e câncer.
  • Quando aplicada topicamente na pele, as propriedades calmantes e antioxidantes de ajuda de óleo de cártamo para tratar danos e inflamação. Ele é utilizado como um óleo de massagem e é um ingrediente de sabões, os filtros solares, loções, hidratantes e cosméticos.
  • Óleo de cártamo reduz o aparecimento de rugas, atenuando, alisando e hidratando a pele. Em condições coceira na pele seca, como o eczema, que ajuda a reduzir a inflamação e acelera a cicatrização.
  • Experimente também o óleo de cártamo como um tratamento natural condicionamento profundo para cabelos, massageando-a no cabelo e couro cabeludo antes de lavar. O óleo dilata os vasos sanguíneos no couro cabeludo, o que estimula a circulação de nutrientes para as raízes e hidrata os cabelos.
  • Os métodos usados para extrair óleo de cártamo a partir das sementes de cártamo, pode afetar o seu valor nutricional. No processo químico de extração, o óleo é refinado com produtos químicos e por aquecimento; esta técnica, na verdade, elimina alguns dos nutrientes essenciais que ocorrem naturalmente no petróleo.
  • Óleo de cártamo extraído por processo mecânico é considerado matéria-porque não é calor ou quimicamente tratados. Isto é o melhor método para o valor nutricional do óleo de cártamo é retida. Verifique no rótulo do produto para o método de extração antes de comprar óleo de cártamo.

oleo-de-cartamo-emagrece

Precauções

Apesar de todos os benefícios do óleo de cártamo, alguns cuidados devem ser observados antes de iniciar o seu consumo, veja quais são:

  • Pessoas com problemas de coagulação sanguínea, doenças hemorrágicas ou úlceras gastrointestinais, ou que irão se submeter a cirurgias devem evitar o consumo de óleo de cártamo, uma vez que este apresenta propriedades anticoagulantes, “afinando” o sangue.
  • Algumas pessoas tem alergia às plantas da família do cártamo, que inclui ambrósia, margarida, cravo, crisântemo, entre outros, também devem evitar seu consumo, pois há o risco de desenvolver reações severas.
  • Mulheres grávidas também devem evitar o consumo de óleo de cártamo pois há relatos de indução de contrações uterinas e parto.
  • Para conferir um efeito protetor e nutricionalmente equilibrado ao organismo em relação aos ácidos graxos, existem recomendações de especialistas de que a proporção entre a ingestão de ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 seja de 5:1 até 10:1. O óleo de cártamo é rico em ômega-6, por isso o ideal é incluir na alimentação também alimentos ricos em ômega-3, como peixes gordurosos (salmão, atum, truta, arenque e cavala), nozes, óleo de canola, linhaça e vegetais verdes.
  • O óleo de cártamo deve ser mantido em local escuro, em recipiente vedado e sob refrigeração, quanto menor contato com o ar melhor para garantir que não irá sofrer oxidação.
  • A dose diária geralmente recomendada é de 8 até 20g por dia, porém o ideal é ajustar a quantidade à sua dieta e necessidades energéticas, de acordo com a idade, sexo, peso e objetivo.

Pitaco: É claro que não adianta comer frituras, exagerar no refrigerante e, depois, reclamar que o óleo de cártamo não está funcionando. A má alimentação ainda é a principal causa da obesidade e você precisa se reeducar para ter resultados satisfatórios. O consumo regular deste produto juntamente com hábitos minimamente saudáveis certamente irá potencializar a queima de gordura e redução do peso.

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Pitacos e Achados possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para Benefícios do óleo de cártamo

  1. Andreia Francisco disse:

    Oii, Super Adoreii .. tenho um blog também começei agora é novinho mais aos poucos chego la neh? rs
    De uma passadinha la tambem ..
    https://deia122010.wordpress.com/

    Beijinhos!

  2. Pingback: Óleo de Cártamo e seus Benefícios – Profissão Cabeleireiros.

  3. Fadabela disse:

    Ele realmente é muito bom, vou voltar a tomar.

  4. Saltibum disse:

    Tenho uma consulta esta semana e vou pedir orientação para a minha médica. Muito boa a matéria. Parabéns.

  5. Sempre Alerta disse:

    Não sabia que ele é tão benéfico assim. Parabéns pelo post. 🙂

  6. Juju Bela disse:

    Sensacional, muito bom e esclarecedor.

  7. Beatriz disse:

    Que bom descobrir por aqui que o oleo de cartamo tem ação anticoagulante. Acabei de entender o porquê do meu sangue ter afinado tanto quando estava tomando para diminuir o colesterol. Meu INR ficava sempre alto e eu estava tomando. Meus médicos nunca souberam explicar. Agora está devidamente anotado. Obrigada pela postagem 🙂

  8. fulvialuna1 disse:

    Non conoscevo questo olio.

  9. MariaLDário disse:

    Que bom saber!! Obrigada.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.