Receitas rápidas de verão

pexels-photo-65131
Pixabay

O verão chegou e com ele a necessidade de se alimentar de forma mais leve e balanceada. Não apenas por questões de manutenção e perda de peso, mas para não correr o risco de ter complicações na saúde, como indisposição, sensação de peso ou até congestão.

Já que o clima mais quente pede refeições menos pesadas, dispense a tradicional carne de panela com batata e passe longe daquela feijoada. A aposta agora deve ser em pratos mais refrescantes e leves, como saladas e peixes grelhados. Por isso, separamos algumas receitinhas práticas e fáceis de fazer.

Salada de macarrão

Nada mais fácil e prático que um macarrãozinho, ainda mais se não tiver que fazer molho. São milhares de opções que você pode tentar, dependendo do seu gosto e do que tiver disponível na geladeira! Você pode cozinhar o macarrão e misturar milho, tomate, azeitona, presunto e queijo picadinhos, temperar com maionese e pronto – sirva frio e a qualquer hora!Você ainda pode usar frango, atum,outros legumes e tipos de macarrão – os que mais combinam são o penne e o parafuso, inclusive na versão integral. 

Javier Lastras | Flickr

Tabule

Outra receita para ser consumida fria é essa salada de origem libanesa, feita com trigo para quibe ao invés das tradicionais folhas verdes. O preparo é bem fácil e os ingredientes, simples: tomates e pepinos picadinhos, hortelã, salsinha e cebola. A parte mais demorada é deixar o trigo de molho, mas depois basta misturar todos os ingredientes e temperar com limão, azeite, noz moscada, sal e pimenta. Daí é só se deliciar!

chickpeas-1794152_960_720
Pixabay
 

Salada de grãos

Se estiver um pouco cansado da rotineira alface de cada dia, que tal investir em outra salada um pouquinho diferente, feita com grão de bico? Para a receita ficar mais rápida ainda de fazer você pode comprar a versão enlatada ao invés de deixar de molho e cozinhar o grão de bico na pressão. Depois misture com tomates, pimentão verde e cenoura picados, presunto cortado em cubinhos e tempere com páprica doce, azeite, sal e um pouquinho de molho de soja.

Ratatouille
Dedra Wolff | Flickr

Ratatouille

Quem ouve o nome desse prato francês já pensa em algo fino e elaborado, mas de complicado o ratatouille só tem o nome. Além de nutritivo e leve, não precisa ser nenhum mestre cuca para fazer este prato cuja base é de legumes. Você vai precisar de berinjela, abobrinha, tomate, pimentão verde, cebola e alho. Prepare os legumes cortando-os em cubos ou rodelas/tiras e depois deixe a abobrinha e a berinjela de molho em água com sal. Refogue o alho, a cebola, os tomates e tempere com alecrim, manjericão, tomilho e pimenta do reino. Depois você pode prosseguir de duas formas, se estiver com muita pressa,coloque tudo na panela para cozinhar, se não, pegue um refratário e monte camadas intercaladas de legumes, começando com o refogado de tomates, depois a abobrinha, a berinjela e os pimentões, repetindo a ordem e levando ao forno para assar. Essa receita ainda tem a vantagem de poder ser servida tanto quente como fria.

Pudim de gelatina

E para a sobremesa não podia faltar um docinho! Uma opção leve, deliciosa e com cara de verão é o pudim de gelatina. E você não pode pensar em uma receita mais prática: são só 2 ingredientes! Para dar uma incrementada na tradicional gelatina, escolha o sabor de sua preferência e hidrate o pó em ½ xícara de chá de água quente, depois é só misturar com uma lata de creme de leite, dividir em potinhos, decorar com frutas e levar para gelar! Se quiser uma versão mais light, utilize iogurte desnatado no lugar do creme de leite e bata no liquidificador.

Agora você já tem algumas opções práticas para preparar na correria do dia a dia e substituir a boa e velha carne de panela com batata nos dias mais quentes!

Parceria: Recepedia  

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Culinária e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Receitas rápidas de verão

  1. macalder02 disse:

    As suas receitas são formidáveis. Sem escolha, mas para me preparar, porque só as fotos, e estamos saboreando. Obrigado por compartilhar essas delícias.

  2. Pingback: Receitas rápidas de verão – Um canceriano sem lar.

  3. edsonjnovaes disse:

    Para apreciação, disponível 14 fev, 2017 em:

    https://edsonjnovaes.wordpress.com/

    Sucesso.

    Um forte abraço.

    Até mais.

  4. Silvania disse:

    Eu amo receitinhas mais light

  5. luisaflorim disse:

    Adoro Tabule e Ratatouille! Outra que eu amo é salada de couscous marroquino, mega fácil e rápida de fazer! Com tomate cereja, milho, cebola roxa e salsinha fica muito delícia e refrescante!!

    Beijos!
    http://www.lacotovie.com

  6. cidagonzaga disse:

    Amei as dicas! 👏🏾

  7. Jorge Philipe disse:

    De dar água na boca ❤

  8. fulvialuna1 disse:

    Che bella l’estate! Da noi sotto lo 0°

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.