Como organizar as festas de fim de ano

oraganizas as festas de fim de ano

Organizar uma festa de grande porte em casa pela primeira vez não é nada fácil. São muitos itens para lembrar, muitas preocupações, cuidados e responsabilidades. Afinal, tudo tem que estar perfeito!

Mas separando tudo em etapas e organizando uma a uma, dá certo! Se este é seu primeiro ano como anfitriã da festa de Natal e Ano-Novo, fique tranquila. É só seguir alguns passos básicos, que a comemoração será motivo para muitos brindes.

1 – Clima festivo – Todo fim de ano tem uma atmosfera festiva que é natural. E se tem uma pessoa que precisa estar com ela à flor da pele é a anfitriã. Ela deve estar sempre de bom humor e fazer tudo de uma forma muito tranquila. 

 2 – Convidados – Esse é o primeiro item a ser resolvido. Quantos? O primeiro critério é considerar o espaço que você tem disponível. Depois de fazer a lista, é hora de convidá-los oficialmente. Você pode fazer um convite impresso, por e-mail ou ainda por telefone, que é rapidinho. Provavelmente, nem todo mundo confirmará presença no ato que o convite for feito. Por isso, dê uma data limite para que você possa se programar. E cheque se alguém levará acompanhante.

 3 – Presentes – No Natal, rechear a árvore de presentes é tradição. Mas se a festa for para muitos convidados, é complicado – e caro – comprar presentes para todos. Para não ter problemas e todo mundo ser presenteado, uma ideia é organizar um amigo-secreto.

 4 – Programação – Principalmente quando há crianças – e um horário limite para elas dormirem –, é preciso deixar a programação bem definida, com horário para os convidados chegarem, a ceia ser servida e a troca de presentes acontecer. O ideal é marcar o encontro para às 20 horas. Se as crianças forem pequenas e dormirem cedo, abram os presentes antes das 23 horas e só depois sirvam o jantar. Caso cruzar a meia-noite com as crianças acordadas não seja um problema, é bacana fazer a ceia por volta das 22 horas e abrir os presentes só a partir da meia-noite – incluindo o momento em que o Papai Noel aparece!

 5 – Limpeza e manutenção – Claro que sua casa precisa estar impecável antes da festa, mas o diferencial está na manutenção dela durante a comemoração. Comece tirando tudo que não será usado na noite e que pode deixar os espaços mais amplos, como enfeites e mesas de centro. Confira se há cadeiras e louça para todos e, se não houver, não hesite em pedir emprestado para os convidados mais próximos. Com um grande número de pessoas, o banheiro será um dos cômodos mais usados. Por isso, vale deixar mini toalhas individuais para secar a mão, com um cesto ao lado para serem dispensadas – ou então certifique-se de trocar a toalha de mão sempre que ela estiver molhada. E tenha um pano de chão escondidinho em algum canto do banheiro, caso seja necessário.

 6 – Decoração – Ela é a grande responsável pelo clima da festa, principalmente no Natal. Não podem faltar árvore, velas, enfeites e flores. Apenas tome cuidado com o excesso de informações para não cair no exagero. Caso contrário, ao invés de festiva, a decoração pode ficar pesada. Uma dica é deixar os lugares em que os convidados vão se sentar, conversar e comer com uma decoração mais light, sem tantos elementos.

 7 – Cardápio de Natal – Esperado durante o ano todo pela maioria, ele é sempre recheado de delícias. Entre aquelas que são “obrigatórias” no menu, estão: peru, chester, bacalhau, arroz, farofa, rabanada, salpicão, maionese, frutas secas e panetone. O ideal é sempre servir mais salgados do que doces. Se for acrescentar algum item que nem todos gostem, como arroz com uva-passa, faça duas opções do prato ou deixe a uva em um recipiente separado. Assim, só a acrescenta quem a aprecia. Já a carta de bebidas pode ter suco e refrigerante para as crianças e, para os adultos, não podem faltar vinho tinto, pros seco, cerveja e whisky. Seja para a ceia ou para o almoço do dia seguinte, é interessante ter todas essas opções para agradar os convidados. Na hora de sobremesa, vale oferecer as especialidades da família e as preferidas dos convidados. Tortas, mousses, bolos e pavês são sempre bem-vindos.

 8 – Cardápio de Ano-Novo – Por ser um dia de muitas superstições, cada grupo tem as suas tradições. Há quem diga que a lentilha traz sorte e que não se deve comer animais que ciscam ou andam para trás, como aves e caranguejo. Por isso, os pratos mais comuns para a data são lentilha, porco, bacalhau e uva. Já as sobremesas são totalmente livres. Você pode fazer tortas, mousses, ou até um festival de picolés, por exemplo, para refrescar os convidados. Todos os estilos de bebidas também caem bem, como vinho, cerveja e whisky. Só não pode faltar champanhe, ok?

 9 – Cálculo de comida – Geralmente, para a organização de uma festa ou até mesmo um churrasco, costuma-se fazer uma média de gramas que cada pessoa vai comer. Mas, para essas duas ocasiões em especial, o ideal é não fazer nenhum cálculo. Isso porque,  o cardápio é muito extenso e o ideal é focar em variedade de pratos e não na quantidade deles. Afinal, nem todos os convidados vão comer de tudo – sem contar que, por serem várias delícias, é comum as pessoas comerem um pouco a mais do que estão acostumadas.

 10 – Aperitivos – Tanto antes como depois das ceias, é interessante ter alguns petiscos para os convidados se entreterem. Para antes, queijos, pães e patês vão sempre muito bem. Já para depois da ceia, a sugestão é deixar disponíveis frutas frescas e secas (no Natal) e minis sanduíches (no Ano-Novo). Ah, e as bebidas, claro.

 11 – Divisão de tarefas – Sim, são muitos detalhes para se tomar conta. Por isso, você pode pedir uma ajudinha aos convidados. Não tenha receio de dividir o cardápio com eles e pedir que tragam um prato cada – como aquela tia que é conhecida pela mousse incrível, o amigo que faz uma farofa divina e assim por diante. E se você for anfitriã novamente no almoço do dia seguinte, é importante ter a ajuda de todos, inclusive para dar uma arrumada rápida no final da festa para que, na segunda rodada, esteja tudo em ordem.

 Fonte: disneybabble

Pitaco: Faça um check-list de tudo que irá precisar por ordem de prioridade e verifiquem item por item. Estas dicas nos auxiliam muito. Falo por experiência própria. Boas Festas!

Quero agora ouvir você! Você tem alguma dica para as festas?

Anúncios

 

 

 

 

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Achado, Dicas, Diy e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

36 respostas para Como organizar as festas de fim de ano

  1. Renata Ayub disse:

    As dicas são ótimas! Tão gostosin comemorar essas datas em casa, com quem a gente ama e fazendo coisas que a gente gosta!

  2. Pingback: Como organizar as festas de fim de ano — | parabelumblog

  3. Vanessa Antunes disse:

    Muito legal. Amei as dicas
    http://garotadeinterior.com.br/

  4. Sempre Alerta disse:

    Agora não terei mais problemas. Ótima dicas. Vou usar ainda este ano. Bom post.

  5. Juju Bela disse:

    Adorei as dicas. Parabéns pelo post.

  6. bolinhasdegucci disse:

    Ótimo post, adorei as dicas! Bjs :*

  7. fulvialuna1 disse:

    Consigli validi 😉

  8. Saltibum disse:

    Pitaquinha, você é uma lindaaa. Salvou meu Natal. Vou organizar uma ceia para 22 pessoas e estava me descabelando. Seu post está completo e com tudo o que preciso. Valeuuuuu Bjinhos

  9. Fadabela disse:

    Eu me acabo nas organizações, fico tão cansada que nem aproveito. Obrigada pelas dicas. São ótimas. Bjão

  10. isauchoas disse:

    Eu fiz um post respondendo uma TAG de Natal e eu gostaria muito que você respondesse https://isaworldblog.wordpress.com/2015/12/16/tag-natal/

  11. Eu sou um total desastre pra organização de qualquer coisa, imagina de festa!
    Adorei as dicas!
    | Sorteio do livro Banksy |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

  12. Final do ano é sempre uma correria, mas no fim vale todo o esforço.

  13. Priscila disse:

    Adorei o Post e o blog no gera! Ótimas Dicas vou tentar fazer.
    Meu Blog olameninasblog.blogspot.com.br

  14. Paco disse:

    É, dá trabalho. Repassando

  15. Zezinha disse:

    Este ano será a primeira vez que vou organizar uma festa na minha casa. Estou super ansiosa. Suas dicas vão ser valiosas para mim. Obrigada. Bjuuuussss

  16. Vogue Addiction disse:

    Adorei as dicas, Pitaquinha! Todas essenciais! Beijinhossss ❤

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.