Como decorar uma árvore de Natal – Parte I

Como decorar uma Árvore de Natal4

Qualquer um pode enfiar um monte de luzinhas em uma árvore, mas uma árvore de Natal lindamente decorada pode acender o espírito natalino de qualquer pessoa! Garanta que sua árvore tenha um visual requintado e clássico decorando-a com elegância. Você precisará de algum tempo para planejamento e de um orçamento para os enfeites; depois, bastará colocar todas as decorações em ordem.

Concepção da estética

1 – Escolha a árvore

Algumas pessoas preferem ver e sentir o aroma de um pinheiro ou um abeto de verdade, enquanto outros gostam da segurança de uma árvore artificial. Seja lá qual for a sua escolha, aqui estão algumas coisas a se pensar:

  • Arrume uma árvore com um formato bom. Se você vai pegar uma árvore real, dê uma olhada nela fora da rede. Procure por galhos com o espaçamento igual e uma forma que se afina no topo. Se você vai montar uma árvore artificial, tente dobrar os galhos de maneira que seja possível ter alguns centímetros de espaço entre eles.
  • Monte o suporte e coloque uma saia de árvore de Natal para cobrir a base. Para árvores reais, você vai precisar de um suporte com um reservatório de água fundo, que só deve ser enchido depois que você colocar a árvore no lugar. Monte a saia da árvore no chão para que as agulhas caiam sobre ela, assim a limpeza fica mais fácil.
  • Considere comprar uma árvore que venha com as luzes. Se você já optou por uma árvore artificial, pense em comprar uma que já tem as luzinhas de Natal nos galhos. Para a maioria das pessoas, colocar as luzes é a pior parte – se puder pular este passo, você vai conseguir dedicar mais tempo e energia a outros aspectos da decoração da árvore.

Como decorar uma Árvore de Natal14.jpg

2 – Escolha uma combinação de cores

Se você decidir um esquema de cores, isso vai deixar a sua árvore com um visual coeso e completo. Lembre-se de escolher algo que não dispute com o cômodo onde está a árvore e que é possível que você tenha que abrir um espaço para enfeites especiais de família ou de infância que podem não combinar com o resto da decoração. Dito isto, aqui estão algumas combinações de cores populares que você pode tentar:

  • Cores clássicas de Natal, verde e vermelho. Destaque a árvore verde com enfeites vermelhos, guirlandas, fitas. Se você quer adicionar alguma extravagância com uma cor metálica, tente dourado ou prateado. Luzes vermelhas, verdes ou brancas frias funcionam melhor com este estilo.
  • Cores de inverno, como azul, prateado e roxo. Use a sua árvore para imitar as cores brilhantes e geladas de um Natal com neve. Se você escolher este esquema, tente evitar misturar qualquer coisa vermelha, amarela ou dourada. Escolha luzes brancas frias ou azuis. Para um visual de inverno realmente minimalista, use apenas decorações brancas e prateadas.
  • Cores metálicas, como dourado, prateado e bronze. A boa notícia é que cores metálicas são fáceis de misturar e você pode brincar com uma, duas ou três delas. Elas ficam melhor se forem acentuadas por luzes brancas frias.
  • Cores frias ou quentes. Se você quer uma árvore que é um pouco mais diversificada, tente usar cores que são frias (com nuances azuis) ou quentes (com nuances vermelhas). por exemplo, uma árvore quente pode exibir decorações vermelhas, laranjas e douradas; uma fria pode ter verde, roxo, azul e prateado.

Como decorar uma Árvore de Natal16

3 – Escolha um tema (opcional) 

Algumas pessoas selecionam um tema específico para as árvores de Natal, como anjos, quebra-nozes ou flocos de neve. Um tema pode ajudar a manter a árvore coesa e também a se destacar se comparada a outras árvores.

  • Se você normalmente tende a colecionar enfeites que têm um mesmo tema, esse pode ser um jeito divertido de decorar a sua árvore e aumentar a sua coleção.
  • Se você não é um colecionador temático, não se preocupe muito com isso – “Natal” já é um bom tema para a maioria das árvores!

C8omo decorar uma Árvore de Natal

4 – Compre bolas de Natal (opcional) 

Pode ser que você já venha colecionando enfeites há anos e está planejando usar esses. Se não, agora é a hora de comprar um novo conjunto que vai fazer a sua árvore parecer elegante e clássica por muitos anos. Considere este fatores:

  • Procure pacotes com enfeites variados. A maioria das lojas vende caixas com 6 a 12 enfeites por um preço bem em conta. Você pode acrescentar mais enfeites interessantes e caros à mistura, mas esses pacotes variados de enfeites são uma ótima base para a decoração natalina da maioria das pessoas.
  • Escolha fosco ou brilhante. Se você só está usando uma cor de bolas de Natal, você pode tentar misturar enfeites que refletem muita luz com outros que têm um brilho mais fosco. Ou, outra maneira segura é escolher um ou outro: bolas brilhantes ou foscas.
  • Seja sensato na mistura dos tamanhos. Se você não quer ser ousado, mantenha todas as bolas mais ou menos do mesmo tamanho. Mas se você está confiante nas suas habilidades em decoração de árvores, você pode comprar alguns tamanhos diferentes para acrescentar interesse visual. Apenas certifique-se de misturar bem para que não fiquem uns aglomerados esquisitos de enfeites grandes ou pequenos.

Como decorar uma Árvore de Natal5

5 – Escolha luzes pequenas

Luzes cintilantes em miniatura, ao invés de grandes lâmpadas, vão ajudar a deixar a sua árvore com um visual mais extravagante e requintado. Lembre-se, as luzes estão lá para acentuar a árvore, não para roubar a cena.

  • Tente escolher luzes que não toquem música ou pisquem e escolha uma cor que funciona com a combinação de cores.
  • Se você quer fazer uma escolha segura, use luzes brancas ou claras neutras.

Pitaco: 

  • Escolha uma árvore adequada ao tamanho da sua sala. Em cômodos pequenos, não exagere! Árvores pequenas como centro da mesa de jantar são um charme. 
  • Para evitar que sua árvore antecipe o Carnaval, defina antes de começar a montagem as cores que irá usar e separe os enfeites adequados.
  • São apenas sugestões. O que vale é decorar seu cantinho com o seu gosto e a família reunida.
Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Diy e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

42 respostas para Como decorar uma árvore de Natal – Parte I

  1. Pingback: Cuscuz de sardinha para o Natal |

  2. Jovem mãe disse:

    Olá,convidei você para participar de uma targe aqui estar o link https://jovemme.wordpress.com/2015/12/21/respondendo-tag-liebster-award-discover-news-blogs/

  3. Pingback: Já montou sua árvore de natal? |

  4. Joana disse:

    Montar a árvore e toda a decoração de Natal é uma delícia né!! Adorooo 😉

  5. vileite disse:

    Ótimas dicas !

  6. Pingback: Como decorar uma árvore de Natal – Parte II | Pitacos e Achados

  7. Líley Carla disse:

    Poxaaaa, nem posso montar árvore de natal, tenho 6 gatos! Dá pra imaginar a bagunça e a destruição que eles iriam causar, né? hahaha

    Beijos!

    • Esses gatinhos fofinhos.. tudo safadinhos!! rsrsrs Uma vez eu vi um vídeo onde dois gatos estavam pendurados no topo da árvore. Estavam se achando a estrela do topo. haha A saída é decorar a casa toda. Eu já não tenho esses problema com as minhas três poodles. Bjs linda

  8. ahh o Natal ! Amo ! 😀

  9. patytorrao disse:

    Amo árvore de natal, eu sonho é ter uma de dois metros com decoração bem tradicional com bolas e a estrela no topo. Só que aqui na casa dos meus pais tem cinco gatos, impossível ter uma árvore assim kk
    Aqui só das pequenininhas mas quando tiver a minha casa vou ter com certeza!!
    Bjoos Pitaquinha

  10. Atraídos pela leitura disse:

    Boa noite!

    Que decoração linda, tá tudo perfeito. Assim o Natal ainda fica melhor do que já é.
    Te indiquei para responder essa tag. Sinta se à vontade para responder ou não.
    Beijos!
    https://atraidospelaleitura.wordpress.com/2015/11/22/843/

  11. Eu adoro tudo de natal, e to aqui a cada dia inventando mai um enfeite!:)) Bjãoo

  12. Meu sonho é uma árvore geek, vi enfeites do star wars, game of thrones e do daft punk, mas vai ficar pró natal de 2016 pq com o dólar no preço que está fica dureza ahahah mas vou seguir as dicas pra montar minha árvore modesta!

  13. Saltibum disse:

    Me deu muita vontade de montar minha árvore agora.
    Partiu montar! kkkk
    Bjão

  14. Fadabela disse:

    Que maravilha, amei as dicas. Estou louca para montar uma árvore nova este ano. Vou seguir as dicas agora e estou ansiosa pra o próximo. Bjinhoosss

  15. Paco disse:

    Não imaginava que dava tanto trabalho. Repassando Abs

  16. Zezinha disse:

    Adorei as dicas Pitaquinha. Estou ansiosa pela parte 2
    Bjocas

  17. Dexaketo disse:

    Republicou isso em DEXAKETO.

  18. Que delícia esta parte de montar a árvore né…
    Cada bolinha lindaa..
    Ameii flor..
    Beijos!

    http://www.roseamazingfashion.com

  19. Adorei, amo montar árvore. Na casa da minha mãe arrumava mó briga porque eu tinha uma técnica para colocar as luzinhas mais subjetiva sabe? E minha mãe tinha mania de colocar as luzinhas no final bem descarado. Agora tenho uma árvore minha e monto do meu jeito. kkkk

  20. MorgauseDs disse:

    Jesus!!! É muita informação! rsrs Gosto de Natal, mas confesso que, ao contrário de todos os que conheço, só de pensar no trabalho… Na verdade, sofro por antecipação. O trabalho em ter uma bela árvore e um Natal perfeito, esse, eu nem noto, muito. Faço com gosto, mas desmontar tudo… As vezes passo do dia de Reis, aliás, frequentemente passo do dia de Reis antes de desmontar tudo. Minha árvore é artificial, gigante e ancestral. rsrs Porém, assim como a Taci aqui em cima, esse ano acho que não poderei montar nada, se fizer vai ter que ser no improviso. Mas vou tentar, no caso de conseguir fazer um Natal aqui em casa, pegar algumas das suas dicas. Se tiver alguma dica de uma árvore estilizada, eu ficaria super feliz também. 😀
    Beijos querida, ótimas dicas! 🙂

  21. Taci Klein disse:

    Sempre adorei montar árvore de natal, mas este ano não vai dar 😦 ano que vem com certeza!!! Adorei o post! Beijos!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.