Aliados da fluidez

retener_1

Uma dieta rica em carboidratos simples, gorduras, sal e produtos industrializados é grande vilã nessa história de retenção hídrica. Aliado à drenagem linfática, à atividade física regular e à ingestão diária de 2 litros de água, o bom comportamento à mesa pode contribuir para o corpo recuperar o equilíbrio. “Melancia, melão, abacaxi, chuchu, pêssego e cenoura ajudam o corpo a eliminar líquidos. O mesmo benefício advém dos alimentos ricos em potássio, como banana e batata, que contribuem para a regulação de sódio no organismo”, explica a nutricionista Paula Castilho.

A especialista recomenda ainda a ingestão de sucos com propriedades diuréticas, entre eles, o de cranberry. “Ele tem alto poder diurético e pode ser consumido em forma de chá ou suchá [combinação de suco e chá]”, avisa Paula. Certas misturas trazem benefícios semelhantes.

A profissional indica a receita:

  • 300 ml de água;
  • duas rodelas de abacaxi;
  • uma xícara de brócolis;
  • cinco rodelas finas de pepino;
  • um kiwi sem casca.

Junte todos os ingredientes no liquidificador e coe. Além de desintoxicante e diurético, esse suco é um laxativo suave, excelente no combate a infecções.

jugo-para-retencion-de-liquido

Bons hábitos

  • Diminua o sal da alimentação porque ele promove maior retenção de líquido, principalmente nas refeições do fim do dia, após as 18 horas.
  • Prefira o sal marinho (contem diversos minerais) em vez do sal refinado (puro sódio), o que ajuda a reduzir a ação do sódio. Uma boa dica é comprar o sal grosso (aquele usado nos churrascos) e moer no liquidificador junto com alguma erva desidratada, tipo salsa, alecrim, tomilho ou orégano.
  • Abuse de líquidos ao longo do dia, alternando entre água, suco de limão e melancia, água de coco e chás diversos.
  • Para reduzir o sal e conservar o sabor dos pratos, tempere com ervas frescas ou secas, tais como manjericão, orégano, alecrim, salsa, louro, alho, cebola, cebolinha, alho-poró, coentro, noz-moscada, açafrão, pimentas vermelhas e do reino, canela, gengibre, e o que mais a sua imaginação e paladar permitir.
  • Fuja dos alimentos industrializados, sempre ricos em sódio. Quanto mais natural a dieta, e quanto maior o consumo de frutas e hortaliças, melhor será a capacidade de drenagem do corpo. Além de tomar sucos e chás, procure comer sempre uma generosa porção de salada crua e legumes pouco cozidos. Sopas de legumes também são bem-vindas.

Nada deu certo, e agora?
Você faz tudo certinho e a retenção hídrica persiste, não vai embora. Você continua se sentindo inchada, gordinha e infeliz. Em alguns casos é necessária a intervenção médica, pois pode estar ocorrendo um desequilíbrio bioquímico que demanda o uso de suplementos específicos. Não hesite, procure o doutor. A medicina ortomolecular é a especialidade mais recomendada nestes casos.

Pesquisa: bonsfluidos /clubdofitness
Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

24 respostas para Aliados da fluidez

  1. Pingback: Frutas diuréticas: 7 opções para desinchar o organismo – Um canceriano sem lar

  2. Estante LZ disse:

    Adorei as dicas!

  3. Olá tudo bem ?! Vi que vc respondeu um comentário no seu blog como se eu estivesse te escrito em inglês! Mas não foi eu quem escreveu e também tenho recebido esses comentários em inglês como se fosse algumas pessoas … Acredito que deva ser hacker 😔 Será que tem uma maneira de denunciarmos ?! Pq pode nos prejudicar …

    Aguardo Bjo Mayara

    Enviado do meu iPhone

    >

  4. edsonjnovaes disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de deixar essa sugestão:

    https://edsonjnovaes.wordpress.com/2016/12/26/luminesce-cellular-rejuvenation-serum/

    Parabéns e sucesso.

    Até logo,

    Um grd. abraço.

  5. Pingback: Olha que legal, pessoal! – Viver o mar…

  6. aryane.viih disse:

    Amei seu blog, me ajudou muito
    Acabei de conhecer e já é o melhor blog que conheço ❤
    Você tem whatsapp? Podemos nos comunicar as vezes se puder é claro 😄❤👏
    Sucesso linda 😘

  7. vileite disse:

    Excelente post!

  8. Como atleta tento sempre equilibrar a minha vida de forma a comer tudo certo na hora certa !

    Nós somos o Sr. Ténis e a Sra. Saltos e, se gostares de bom humor, ou temas desde moda, música, passando por desporto e uma ou outra crítica à sociedade, vem dar uma espreitadela! Beijinho
    (p.s.: Eu so o sr.ténis)

  9. Adorei o post! 👏🏻👏🏻👏🏻😘

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.