Dicas para realizar seus sonhos

realizar-sonhos

Segundo o dicionário Michaelis, sonho é um “ideal ou ideia dominante que se persegue com interesse e paixão”. Almejar algo é gratuito e, acima de tudo, nos mantém vivas – então, por que não se preparar para colocar suas metas no plano da realidade? Com uma estratégia afiada, é possível, sim, chegar lá. A seguir, confira alguns passos que lhe ajudarão a realizar seus sonhos!

1. Descubra qual é seu sonho (se ainda não souber)
Parece meio óbvio, mas ter um objetivo claro é o primeiro passo da caminhada. Às vezes, você sabe que deseja voltar a estudar, mas ainda não sabe em qual curso ingressar, ou em qual instituição. Separe um tempo e coloque no papel tudo que você almeja. Permita-se pensar grande!

2. Visualize-o
Para tirar o sonho do plano das ideias, comece a imaginar cada detalhe do objetivo. É um carro? Então, pense na cor, no modelo, nos opcionais e o que mais sua criatividade permitir. Se for trocar de carreira, visualize-se exercendo a nova profissão e superando cada desafio. O importante é soltar a imaginação para deixar sua meta mais próxima e tangível.

3. Trace um plano
Se você só for deixando a vida te levar, seu objetivo jamais sairá do papel. Então, estipule para si mesma uma data realista para sua concretização. Com essa definição, analise tudo que você precisa para chegar lá.

4. Elabore um planejamento financeiro
No geral, você precisará juntar uma quantia de dinheiro para tirar o sonho do papel. Tudo isso faz parte do planejamento financeiro, que nada mais é do que o conjunto das ações que você precisará tomar para guardar o dinheiro necessário, incluindo os cortes e investimentos. Ter outra fonte de renda também ajudará muito nessa fase.

5. Considere os riscos
Conhece a Lei de Murphy? Pois bem. Todas nós estamos expostas a intempéries financeiras – como uma despesa inesperada, desemprego, problemas de saúde ou divórcio – e ter uma reserva de emergência é fundamental para evitar que elas nos atrapalhem de conquistar nossos sonhos. Depois de mapear tudo que pode acontecer, considere possíveis saídas. Então, pense em como você poderá guardar estes recursos extras para lidar com emergências.

6. Saiba abrir mão
Ninguém deve trabalhar só para pagar as contas, afinal, a vida está aí para ser vivida. Porém, é preciso deixar de lado algumas coisas em prol do bem maior. Experimente escapar de alguns happy hours, diminuir a ida a restaurantes, trocar de plano de celular e cancelar a TV à cabo – existem muitos serviços de streaming de alta qualidade que cobram bem menos.

7. Não tome empréstimos caros
Alguns sonhos são mais caros do que os outros e pode ser que você tenha que recorrer a um empréstimo. Porém, todo cuidado é pouco ao escolher o crédito mais vantajoso. Considere aqueles com juros baixos, como o consignado, e fuja das dívidas com taxas astronômicas, como cartão de crédito. Cuidado, pois uma má escolha pode transformar o sonho em pesadelo.

Pitaco: Foque – Na medida do possível, escreva, organize e agende as etapas até a realização dos seus objetivos – mas fique atenta às oportunidades ao longo do caminho, que podem encurtar ou dar outro rumo às suas ações. E, claro, coloque em prática os passos que vão levá-la aonde quer chegar sem deixar nada para depois. E não esqueça, a sinceridade e o respeito consigo mesma são fortes aliados para planejar e caminhar na direção dos seus sonhos.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

22 respostas para Dicas para realizar seus sonhos

  1. Pingback: Amimais e nossa personalidade! – Um canceriano sem lar.

  2. Estante LZ disse:

    Nossa esse método ajuda muito! Eu escrevi um texto com o mesmo tema no blog ❤

  3. Pingback: Dicas para realizar seus sonhos | Cosmopolitan Girl

  4. vileite disse:

    Ótimas dicas !

  5. Ótimas dicas!
    Em novembro meu blog completa um ano. Como passa rápido,rs…
    Com muito trabalho e foco estou realizando os meus sonhos.
    Deixo um recado aqui para todos:acredite sempre nos seus sonhos!
    Um abraço.

  6. fulvialuna1 disse:

    Se ti va di passare da me ti ho taggata. Ciao.

  7. A Aleatória disse:

    Curti as dicas!!!

  8. Superduque777 disse:

    Why u dont vote us?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.