A arte de criar listas para gerenciar seu tempo

organize-seu-tempo-com-lista

Cuidar da casa, do trabalho e de você e ser boa nessas três coisas é perfeitamente possível se você estiver munida de uma agenda e uma lista de tarefas. Para melhorar a organização, segundo Regiane Deppe, consultora da Organare, a frequência de uso destas ferramentas e a disciplina é que fazem a diferença. “É importante contar com um sistema de organização de tarefas que possa ser confiável, acessado e atualizado constantemente. Não adianta criar uma lista, mas não revisá-la periodicamente”, explica.

Para tornar o dia mais produtivo, é preciso focar nas tarefas que precisam ser cumpridas naquele dia, evitando ao máximo interrupções. “Por exemplo: resista à tentação de ficar checando e-mails e redes sociais a todo instante – reserve momentos específicos para isso. Silencie temporariamente os grupos de WhatsApp que geralmente trocam mensagens não relacionadas à atividade que você tem que cumprir no dia”, diz Regiane.

Outra dica importante é ser objetivo quando houver interrupções que fogem do seu controle, como uma pessoa que vai até sua estação de trabalho solicitar informações – ou o filho que pede ajuda com algo. E, principalmente, não tenha medo de dizer não quando esta for sua resposta. Muitas vezes nos dispersamos ao dizer sim quando, na verdade, queremos dizer não.

A especialista também lembra que é importante respeitar o seu ritmo biológico. Se você geralmente é mais ativo à tarde, se possível, deixe para resolver tarefas mais difíceis neste período. Tentar executar tarefas complexas quando seu nível de energia é menor só vai torná-la mais difícil do que realmente é, e você tenderá a deixá-las para depois.

criacao-de-sites-no-abc

Veja também: 4 hábitos que você deve desenvolver para ser mais organizado

A arte de criar listas

Criar listas é uma forma bastante simples de organizar tarefas. As ferramentas podem variar desde uma caderneta, passando por uma lousa na cozinha (ou estação de trabalho) e até aplicativos no celular.

A ferramenta ideal para gerenciar listas é aquela que melhor atende o nível de proficiência de cada pessoa. Quem já está bem familiarizada com o uso do celular, pode optar pelos aplicativos, tais como a Toodledo, Remember The Milk (RTM), Wunderlist, Astrid, Keep, entre outros. Para quem lida melhor com papel, o melhor é utilizar um caderno mesmo.

Para finalizar, saiba que um erro comum é fazer listas muito longas: o ideal é ter listas para cada área de responsabilidade – trabalho, carreira, filhos, casa, saúde.

E você? Como organiza o seu tempo? Escreva nos comentários abaixo como você gerencia sua vida!

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

28 respostas para A arte de criar listas para gerenciar seu tempo

  1. WebAnny disse:

    Eu tento várias maneiras me organizar, principalmente pq minha faculdade é em Jogos Digitais e tem projeto toda hora. De repente me vejo submersa em tarefas atrasadas
    Muito boa a publicação! Fiz uma parecida recentemente.
    Adorei o blog!

  2. Valéria Oliver disse:

    Republicou isso em Beleza dos Cachos e Lisose comentado:
    Adorei

  3. Por Adriana Duarte disse:

    Estou nessa fase de organizar minhas tarefas, e realmente é uma técnica tão útil e pouco utilizada. Se soubéssemos que fazer uma lista de prioridades no dia anterior pra logo cedo executar, o dia passa muito mais produtivo, do que se formos fazer as coisas aleatóriamente. Hoje em dia, com essa tecnologia, msg de whats e email, Facebook, Instagram, e outras distrações que tira totalmente nosso foco, mtas vezes nos casamos mais até sem ter realizado nem um terço do que deveríamos fazer de fato. Mtas vezes acabamos o dia com aquela sensação de frustração. É preciso ter foco, estabelecer uma meta e cumpri-las. Obrigado pelo Post, ameiii bjs 😘

  4. Aline Felix disse:

    Eu espalho post-it pela casa, mas não ajuda. Vou tentar as listas! Rsrs

    Beeijo!

  5. Ella Rodrigues disse:

    Pra mim, fazer listas é a melhor forma de me situar com meus afazeres e garantir que não vou esquecer nada rsrs não tem erro, até minha produtividade aumenta.

    Amei o post.
    https://umtoquedeframboesa.wordpress.com/

  6. fulvialuna1 disse:

    Di solito ho un’agenda con sopra scritto gli appuntamenti e qualche avvenimento importante, per il resto il tempo scorre secondo le esigenze di ogni membro della famiglia.
    Senza ansia però!

  7. andrezaduarte disse:

    Eu tenho esse hábito de tentar rs’ me organizar sempre em listas e tal, admito que nem sempre dá certo, mas ajuda muito !
    Beijos
    http://www.andrezaduarte.com.br

  8. Muito bom esse artigo, inclusive uso dois aplicativos para fazer minhas listas e anotações. O Evernote e o ColorNote, que ambos são muito bons.

  9. luanadeyse disse:

    Amei o post, e para fazer minhas listas uso o aplicativo EVERNOTE pois me ajuda bastante.

  10. Liz disse:

    Adorei o seu post simplesmente por ser adepta totalmente às listas! Desde nova sou muito bem organizada com os compromissos e listo um a um de acordo com a importância. Não sei se você já assistiu o filme: Não sei como ela consegue, a incrivel Sarah Jessica Parker, e no filme ela toda noite antes de dormir lista coisas mentalmente que precisam ser feitas, me encontrei muito nessa cena. Recomendo! Parabéns pelo blog e pelos ótimos conteúdos!
    Beijão

  11. Maicon Cardoso disse:

    Legal, preciso inserir esta dica no meu dia a dia

  12. keissykelly disse:

    Ótima dica! Eu também preciso muito das minhas listas se não a ansiedade impera. Rs

    Um aplicativo muito bom é o Soft Milk, pra quem não conhece, fica a dica!!

  13. Isabella Cas disse:

    Muito interessante!
    É necessário organizar as prioridades para o dia ser mais produtivo.
    Adorei o post
    Bjs

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.