Primavera: é preciso ficar atento à saúde

woman-spring-flowers

Começou a primavera!! Nessa estação o clima fica bastante agradável, propício para passeios ao ar livre e, como é a estação das flores, os parques e as ruas arborizadas ficam bem interessantes para quem gosta de paisagens bonitas, mas é preciso ficar atento à saúde, principalmente pessoas que já apresentam problemas respiratórios.

Na primavera acontece o reflorestamento, por isso a polinização é intensa e esse pólen que fica solto no ar acaba desencadeando ou piorando o quadro de vários tipos de alergia, que apresentam sinais como:

  • Coriza;
  • Rinite alérgica;
  • Coceira no nariz;
  • Sintomas de resfriado que, em muitos casos, são sinais de algum tipo de alergia.

Nessa época do ano é preciso ficar alerta também à conjuntivite, que é muito comum ocorrer vários casos.

Outros fatores, como a poluição, podem piorar a qualidade do ar, aumentando as chances de desenvolver quadros de alergias, além disso, o clima da primavera tem o aumento da temperatura e da umidade do ar, então por causa desses fatores a proliferação de fungos, ácaros e bactérias também aumenta.

A pele também precisa de cuidados na primavera, pois durante o inverno é comum que ela sofra um ressecamento, por isso hidratação é fundamental para se preparar para o verão, e chegar à estação mais quente com a pele bem cuidada.

Para ter cuidados com a pele na primavera, limpe, tonifique e hidrate pelo menos duas vezes o rosto durante o dia. Não se esqueça que os produtos usados devem ser condizentes com o tipo de pele. Para evitar a oleosidade, prefira sempre protetores solares e hidratantes em gel ou sem óleo e evite a aplicação em pontos nos quais a formação do óleo natural da pele é mais intensa.

Para as mulheres, em particular, além das dicas acima, acrescenta-se o utilizar maquiagem de boa procedência, tomando cuidado de manter sempre limpos os pincéis e escovas que entram em contato com os olhos, cílios e sobrancelhas e remover a maquiagem, lavar bem o rosto com sabonete e hidratar a região ao redor dos olhos antes de dormir.

Além das doenças respiratórias, pálpebras e cílios podem coçar a ponto de ferir a pele ao redor dos olhos e até mesmo desencadear uma infecção ocular. 

Pitaco: Por isso, aos primeiros sinais de irritação em torno dos olhos, é importante tomar medidas que contenham o avanço do problema e procurar um oftalmologista, caso a coceira persista

Veja quais são esses cuidados:

  • Procure lavar as roupas com sabão neutro;
  • Mantenha os ambientes arejados e limpos;
  • Tente manter os bichos de pelúcia guardados;
  • Tire os carpetes e tapetes dos ambientes;
  • Mantenha as mãos limpas evitando os contatos com os olhos.
  • Limpe a casa com pano úmido;
  • Deixe o sol entrar em casa para eliminar os ácaros.

Primavera É preciso ficar atento à saúde - blog pitacos e achados

Veja também: Dicas para receber a primavera de braços abertos

Cuidado com o sol!

Dica para o ano todo. Esteja o céu aberto ou nublado o uso de protetor solar, aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol, é recomendado para evitar queimaduras e o envelhecimento precoce da pele. Óculos escuros com proteção UVA e UVB também são muito importantes se recomendados pelo seu médico.

Pitaco: Parece clichê, mas não é: água, beba bastante! Esse recurso natural é maravilhoso para a pele e ajuda muito em sua hidratação, assim como a ingestão de frutas, verduras e vitaminas.

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Dicas, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

26 respostas para Primavera: é preciso ficar atento à saúde

  1. Pingback: Dicas para receber a primavera de braços abertos |

  2. Jorge Philipe disse:

    Amei os pitacos!

  3. Juju Bela disse:

    Muito, muito bom post. Parabéns! Seguirei a risca as dicas. Bjs *.*

  4. Amooo a primavera, mas sempre sofro com o rinite, pra conseguir aproveitar a estação tenho que andar sempre com o anti-alérgico na bolsa rs, adorei o post! 🙂 beijos :*

  5. Pretinha Básica Blog disse:

    Minha rinite adora a primavera também! rs
    Faço inalação com efusão de plantas naturais e adoro!’
    Beijos

  6. Petitluxo disse:

    Amo a primavera, é minha estação preferida, tudo é mais bonito e verde..Adorei as dicas, são essências para prevenir e cuidar da saúde..Bjuss
    http://petitluxo.com/

  7. Nete Lago disse:

    Amo a primavera!!!
    Dicas muito importantes, obrigada!!!
    Beijosss

  8. Nossa, vou tomar todos os cuidados para não pegar conjuntivite novamente. Abs

  9. Saltibum disse:

    Nesta época fico muito resfriada, tenho que tirar todos os tapetes, cortinas de tecido, almofadas…. Não é fácil para mim e para o meu filho. Mas é uma linda estação, sou apaixonada por flores, mas nem pensar em cheirá-las de pertinho. Bjs querida.

  10. Sempre Alerta disse:

    Primavera é minha estação preferida, mas sofro muito com a minha rinite. Belas dicas. Bjuuussss

  11. Paco disse:

    Ótimos pitacos. Abs

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.