Utilidades da água oxigenada

sbiancamento1

No passado ela fazia parte do kit de primeiros socorros da maioria das mães ou avós. A criança sofria um corte ou arranhão e a primeira atitude delas era limpar cuidadosamente o machucado com água oxigenada. Só depois disso era possível fazer o curativo.

O que todos conhecemos como água oxigenada, é na verdade o peróxido de hidrogênio, o único agente antisséptico composto somente por água e oxigênio. Considerada uma substância segura, elimina micro-organismos prejudiciais por meio de oxidação.

Mas, além de ser eficiente na higienização de ferimentos e ter baixo custo, a água oxigenada é atóxica e pode ser usada com diferentes propósitos.

Em casa o uso de água oxigenada pode ser muito útil e variado, este tipo de produto também é utilizado industrialmente e para produtos de beleza relacionados com o cabelo.

Confira a seguir uma lista  para você ter essa substância sempre à mão:

Higienizar tábuas de madeira

A tábua de madeira usada para cortar os alimentos é o lugar perfeito para a proliferação de bactérias. Ao invés de usar substâncias químicas que possam prejudicar a saúde e os alimentos, você pode limpá-la com uma mistura de água oxigenada e vinagre branco.

Lavar frutas e vegetais

Como é um produto atóxico, o peróxido de hidrogênio pode ser usado para desinfetar frutas e vegetais, eliminando eventuais bactérias. Para higienizar alimentos de forma fácil e segura, prepare uma solução de água com 3% de água oxigenada, ou seja, a cada 1 litro (1000 ml) de água usada deve ser adicionado 30 ml de água oxigenada.

Higienizar esponjas

As esponjas são o local ideal para o acúmulo de bactérias, por isso é importante higienizá-las usando uma mistura que combine partes iguais de água oxigenada e água morna. Mergulhe a esponja na solução por 15 minutos, e depois enxágue abundantemente com água.

 Tirar manchas de roupas

O peróxido de hidrogênio funciona como um tira-manchas extremamente eficaz. Para tirar manchas de vinho, combine partes iguais de água oxigenada e detergente líquido e aplique diretamente sobre a mancha. Seque com uma toalha, lave com água quente e deixe secar.

Outra dica é usá-lo para tirar manchas amarelas que aparecem na parte da axila, principalmente nas camisas brancas. Prepare uma solução com 1 parte de detergente líquido e duas de água oxigenada e aplique na área desejada. Deixe agir por uma hora e enxágue com água fria.

Higienizar a escova de dentes

A escova de dente é outro lugar onde podem se acumular germes e bactérias que vivem em nos banheiros. Mergulhe-a em água oxigenada para higienizá-la e eliminar estes micro-organismos.

24

Tratar fungos nos pés

Use partes iguais de peróxido de hidrogênio e água para obter um remédio caseiro contra os fungos presentes nos pés. Borrife a solução na área desejada à noite, especialmente entre os dedos, e deixe secar. Esta mistura é capaz de impedir o desenvolvimento dos fungos.

Clarear os dentes

Misture água oxigenada e bicarbonato de sódio para obter uma pasta caseira capaz de clarear gradativamente os dentes. Essa mistura também atenua manchas se usada diariamente. Aplique nos dentes, deixe agir por alguns minutos e enxágue com água.

Limpar a geladeira e a lava-louças

Use um pano macio para aplicar água oxigenada na limpeza da geladeira e da lava-louças. Deixe secar e passe um pano bem limpo e úmido para retirar.

Remover a sujeira de panelas

Às vezes, retirar a sujeira de panelas e assadeiras é uma tarefa extremamente difícil. Para facilitar o trabalho, combine água oxigenada com bicarbonato de sódio até formar uma pasta. Aplique na panela e deixe agir por um tempo. Depois retire usando uma esponja com água morna, e verá que a sujeira sairá mais facilmente.

Manter os fungos longe das plantas

Da próxima vez que for borrifar água nas plantas da casa, adicione um pouco de água oxigenada ao spray para eliminar os fungos das folhas. A medida é meio copo de peróxido de hidrogênio para 3,8 litros de água.

Limpar as axilas com água oxigenada

O H2O2 é ideal para limpar as axilas e branqueá-las das manchas que vão provocando os desodorantes, além disso, também ajuda a combater o mau cheiro.

Clarear as unhas amareladas

O uso frequente de esmaltes, principalmente os escuros, pode acabar deixando as unhas com um aspecto amarelado. Para acabar com o problema, molhe um pedaço de algodão na água oxigenada e esfregue-o sobre as unhas manchadas. Com algumas aplicações o amarelado vai desaparecendo.

Descolorir pelos

Assim como clareia as unhas, a água oxigenada também pode ajudar a clarear os pelos do corpo. Para tanto, você vai precisar de óleo de amêndoas – para hidratar -, água oxigenada e pó descolorante – pode ser encontrado em farmácias e lojas de cosméticos. Prepare a pele com o óleo e, em seguida, misture 100 gramas de pó descolorante a 90ml de água oxigenada, besuntando a área desejada com a mistura. Aguarde dez minutos e retire com um esfoliante, lavando normalmente em seguida.

Pitaco: Certifique-se de utilizar a solução em 3% (10 volumes) para a maioria dos itens e não a use para nada interno. Não a beba. Soluções mais fortes, como as de 30% podem causar danos se ingeridas.

Conhece mais alguma utilidade para a água oxigenada? Sabia de todas estas utilizações?

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Utilidade e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

24 respostas para Utilidades da água oxigenada

  1. sufreireblog disse:

    Muito legal e interessante. Conhecia algumas utilizações. Muito bons seus Posts. Sucesso !

  2. vileite disse:

    Excelente post !

  3. millafvs disse:

    Amei as dicas! Parabéns pelo post completo!
    Beijos ♥

  4. A Aleatória disse:

    Amava ver os machucados borbulharem qdo colocava OX kkkkk
    Como tira manchas é ótimo mesmo… sabe aquelas manchinhas em sofá, ou colchão, que com o tempo impregna? Então, é ótimo mesmo! Amei o post, aprendi outros usos tb! bjuuu

  5. Nossa, que post legal! Muitas dicas que eu nem imaginava. Produtinho super útil! ❤
    http://www.pautafeminina.com

  6. Pingback: Utilidades da água oxigenada – jornalalternativanews

  7. TC Zanini disse:

    Super dicas!! Amei! Beijos, Tânia

  8. Nayara Rosolen disse:

    Que legaal!! Não sabia que era útil para tantas coisas! Amei o post ❤

  9. Mônica Torres disse:

    Adorei essa postagem. Já deixei como favorito.
    Será que podíamos usar H2O2 pra passar o Brasil a limpo?
    Ahhh que bom seria.. Hahhahhh
    Bjo grande, Pitaquinha!!

  10. fulvialuna1 disse:

    Da sempre in casa nostra non manca mai l’acqua ossigenata, io trovo sia un prodotto fenomenale per molti usi, come quelli che hai spiegato nel post. Non sapevo delle piante, proverò…
    Ciao.

  11. Blog da Pri disse:

    Muito interessante! Não conhecia todas essas funções…
    Beijinhos…

  12. sidilbradipo1 disse:

    Very interesting advices!
    Thank for sharing 🙂
    Ciao
    Sid

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.