Óleo de rosa mosqueta garante saúde e beleza

rose hips and essential oils

Símbolos da paixão, amizade ou inocência, as rosas são flores que exprimem os mais variados sentimentos. Mas não é só o encanto das suas cores e formas que estas plantas têm a oferecer. As sementes de algumas espécies também carregam propriedades fundamentais para a beleza do corpo e da pele.
 
É o caso da Rosa Rubiginosa (Rosa aff. rubiginosa), também conhecida como Rosa Mosqueta, cujo óleo extraído de suas sementes é rico em ácidos graxos essenciais insaturados, como o ácido linoleico (Ômega 6), ácido linolênico (Ômega 3), além de esteárico e palmítico – também chamados de Vitamina F.
 
A planta é natural do Mediterrâneo e da Europa Central e foi trazida pelos espanhóis durante a colonização da América do Sul, sendo que atualmente no Chile cresce como planta selvagem nas encostas dos Andes. A obtenção do óleo é feita através de um processo delicado de extração a frio e filtragem, para só depois ser disponibilizado para o consumo cosmético.  

Seus nutrientes atuam na regeneração dos tecidos e no crescimento celular, ajudando no rejuvenescimento, na beleza da pele, e no tratamento de estrias e cicatrizes. O Óleo de Rosa Mosqueta tem propriedades emolientes que conferem lubrificação à pele do corpo e rosto, deixando-a macia e mantendo sua hidratação natural. Por hidratar, lubrificar e nutrir a pele é um cosmético indicado para peles muito secas, ásperas e sem vida. Pode ser aplicado à noite com a pele limpa na região desejada com massagens circulares ou duas vezes ao dia nas áreas mais secas e descamativas como calcanhares, joelhos e cotovelos.

essential-oils-for-stretch-marks

Benefícios e usos do óleo de rosa mosqueta

  • Cicatrizes: A partir de um uso regular e contínuo do óleo de rosa mosqueta sobre a área afetada, estudos já comprovam sua eficácia na remoção das cicatrizes.
  • Manchas: Tratando-se de manchas, o óleo tem o poder de clareá-las parcialmente ou até mesmo totalmente, de forma que desapareçam. Sua propriedade de revitalização promove também a hidratação dermatológica, tornando a pele macia, saudável e com textura aveludada.
  • Estrias e varizes: É extremamente recomendado para mulheres durante o período de gestação. Utilizar o óleo previne a aparição das tão indesejadas estrias que são tão comuns durante a gravidez.
  • Rejuvenescimento: Ativa a renovação da pele, sendo grande aliado contra as rugas e marcas de envelhecimento, retardando as marcas de expressão e suavizando-as.
  • Feridas e úlceras: Por se tratar de um óleo regenerador, é ideal para o tratamento destas enfermidades.

 
Curiosidades

  • As rosas são as flores mais antigas a serem cultivadas. Já foram descobertos fósseis da planta que datam de 35 milhões de anos e o seu cultivo em jardins foi iniciado na Ásia há mais de 5.000 anos. 
  • Durante a Idade Média as rosas eram comumente usadas para disfarçar os maus odores corporais causados pela escassez de banho da população.
  • As rosas possuem feniletilamina, uma substância que estimula a produção de endorfina pelo corpo, o hormônio do prazer e do bem-estar. 
  • O maior jardim de rosas do mundo está na Alemanha. São 12,5 hectares com mais 75.000 plantas de 8.300 espécies.

Pitaco: À noite, antes de dormir, aplique na pele do rosto, pescoço e colo 10 gotas de óleo de rosa mosqueta misturadas a 3 gotas de óleo essencial de lavanda. No outro dia lave bem com água e sabonete líquido e aplique o seu hidratante e protetor solar. 

Anúncios

Sobre Pitacos e Achados

Aqui você encontra dicas e pitacos para o seu dia a dia. Muitas novidades sobre moda, beleza, atualidades, comportamento, utilidades, entre outras. Aproveite!
Esse post foi publicado em Moda e Beleza, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

24 respostas para Óleo de rosa mosqueta garante saúde e beleza

  1. Pingback: 9 erros na nossa rotina ao cuidar da pele | Blog Pitacos e Achados

  2. umpoucodeluzblog disse:

    Não conhecia, mas achei bem legal saber sobre seus benefícios, e em que pode nos ajudar.

  3. Zezinha disse:

    Que maravilha, vou comprar hoje mesmo, beijos

  4. Em bariloche é muito comum está rosa. Eles fazem de tudo com ela, não só o óleo, mas muitas coisas. ..

  5. Zezinha disse:

    Eu uso, é muito bom mesmo. Bjuss

  6. Sempre ouvi falar desse óleo mas nunca experimentei! Tão natural e com tantos poderes, e a gente optando por ácidos e mais ácidos… Adorei as dicas pitaquinha!

  7. * Nay * disse:

    Nooooossa, não conhecia esses benefícios todo. Ótimo artigo.

  8. Rosa Marfim disse:

    Nunca ouvi falar mas se já fizer esses “milagres”, muito bem.

  9. elaine reis disse:

    Tenho dificuldade para encontrar, o que só aumenta a minha curiosidade.
    Bj

  10. A Aleatória disse:

    Óleo de Rosa Mosqueta é tudo de bom. Meu pai sofreu um acidente feio uns anos atrás, e ficou com uma cicatriz enorme na perna. Minha mãe aplicava o óleo todos os dias nele… nem dá pra ver os pontos direito…

  11. palhao disse:

    Eu uso um creme pós-barba de rosa mosqueta e é uma maravilha!
    O melhor que já usei!

  12. sidilbradipo1 disse:

    I use Rosa Mosqueta oil regularly, it’s fantastic!
    Ciao
    Sid

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.